Colóquio de Matemática

A Variational Approach to some Phase Transition Problems

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa (com transmissão através de videoconferência)

Por Ana Cristina Barroso (Departamento de Matemática | Ciências ULisboa).

In many situations, stable configurations of a physical system correspond to minima of its total energy, usually expressed as an integral of a certain energy density. Thus, the central problem of the Calculus of Variations is to minimise integral functionals, often under some constraints and/or boundary conditions.

In this talk, I will explain the main ideas of the direct methods of the Calculus of Variations and show how some notion of convexity is related to the existence of solutions of the minimisation problem.

I will then discuss some applications to the case of phase transitions. In this setting, the mathematical formulation of the problem leads to infinitely many solutions. In order to select the one that is physically relevant, we consider models that penalise the formation of interfaces between the phases.

Transmissão em direto via Zoom.

Departamento de Matemática | Ciências ULisboa
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.