Joana Sá (IST-UL, LIP), Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) serão os oradores.
Inscrições - os inscritos receberão posteriormente o link Zoom da sessão.
Nesta sessão, os oradores convidados trazem à conversa fatores essenciais à compreensão da comunicação de ciência em tempos de pandemia, como a psicologia de comunicação, a propagação da desinformação e como pode um cientista passar a sua mensagem.
“O que hoje não sabemos, amanhã saberemos”, Garcia de Orta
É o lema de Ciências ULisboa e um princípio pelo qual se rege a Ciência. Podemos também dizer que o que hoje sabemos, amanhã saberemos melhor: o conhecimento científico está sob constante escrutínio e em constante atualização. Cada novo estudo científico dá contexto aos anteriores e melhora a nossa compreensão do mundo.
Como comunicar a incerteza associada à Ciência num momento desafiante como a pandemia que atravessamos, que nos coloca muitas perguntas e desafios para os quais as respostas são urgentes? A Ciência avança a um ritmo sem precedentes, dando-nos a cada momento as melhores respostas possíveis face ao momento decisivo que atravessamos. Que desafios são colocados a cientistas e comunicadores?
Devemos também colocar-nos como recetores da mensagem: como reagimos nós à incerteza neste contexto? O que nos faz mudar comportamentos? Como reagimos face aos factos científicos?