Encontros de Comunicação em Ciência(s)

Desafios de comunicar ciência: incerteza e desinformação em tempos de pandemia

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data/hora e indicação dos oradores

Joana Sá (IST-UL, LIP), Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) serão os oradores.

Inscrições -  os inscritos receberão posteriormente o link Zoom da sessão.

Nesta sessão, os oradores convidados trazem à conversa fatores essenciais à compreensão da comunicação de ciência em tempos de pandemia, como a psicologia de comunicação, a propagação da desinformação e como pode um cientista passar a sua mensagem.


“O que hoje não sabemos, amanhã saberemos”, Garcia de Orta

É o lema de Ciências ULisboa e um princípio pelo qual se rege a Ciência. Podemos também dizer que o que hoje sabemos, amanhã saberemos melhor: o conhecimento científico está sob constante escrutínio e em constante atualização. Cada novo estudo científico dá contexto aos anteriores e melhora a nossa compreensão do mundo.

Como comunicar a incerteza associada à Ciência num momento desafiante como a pandemia que atravessamos, que nos coloca muitas perguntas e desafios para os quais as respostas são urgentes? A Ciência avança a um ritmo sem precedentes, dando-nos a cada momento as melhores respostas possíveis face ao momento decisivo que atravessamos. Que desafios são colocados a cientistas e comunicadores?

Devemos também colocar-nos como recetores da mensagem: como reagimos nós à incerteza neste contexto? O que nos faz mudar comportamentos? Como reagimos face aos factos científicos?

15h00
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Workshop sobre Arqueologia Histórica, Ciências Ambientais e Trabalho em Comunidade.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.