2.º Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências

Mechanisms and dispositions in evolution: lessons from evo-devo

Anfiteatro da FCiências.ID (com transmissão via Zoom)

Por Cristina Villegas (CFCUL/GI2).

Evolutionary-developmental biology (evo-devo) studies the evolution of developmental systems as well as the impact of developmental biases in evolutionary change. It is often vindicated as a crucial component of an undergoing “extension” of evolutionary biology. Two aspects of evo-devo have been especially pointed out as a departure from classical approaches to evolution. On the one hand, evo-devo brings a mechanistic view to evolution through the study of specific mechanisms of development and the way they vary. On the other hand, evo-devo is seen as a vindication of development as a causal factor in evolutionary change as it generates biases in variation. In this talk, I explore some philosophical consequences of combining these two aspects of evo-devo. Particularly, I argue that a mechanistic approach to evo-devo fails to accommodate the view that developmental biases are evolutionary causes. First, the standard mechanistic view that there is either intra-level causation or inter-level constitution in mechanisms forces us to regard development as composing, rather than causing, evolutionary changes. Second, in revised versions of mechanisms where the causation/constitution distinction is blurred, developmental mechanisms can be considered constitutive causes of phenotypes, but they still cannot be seen as causes of phenotypic changes. Contrary to the view that evo-devo concerns the evolutionary effects of mechanistic developmental causes, I defend that evo-devo explanations need to include the dispositions of developmental systems—such as their modularity or their evolvability—in order to make sense out of the view that development is an evolutionary cause. Importantly, the causal profile of these dispositional properties is realized by a myriad of different developmental mechanisms. I thus argue that a complete understanding of the evolutionary significance of development needs to incorporate both mechanistic and dispositional explanations, which shall be seen as complementary aspects of the evo-devo explanatory agenda.

Transmissão via Zoom (pw: 887527).

Cartaz do evento

16h00-18h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.