Andamentos da Ciência

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Banner do evento

Ciclo de conferências "Andamentos da Ciência"

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à astronomia

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 23 de novembro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Koraljka Muzic (Investigadora do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação, Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas.

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e da oradora
  • 17h05 - Intervenção de Koraljka Muzic
  • 17h30 - Perguntas do público

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb em dezembro de 2021 e a sua chegada à posição final marca o início de uma nova época na exploração espacial. A quantidade de detalhes vistos em cada nova imagem que é tornada pública transmite a beleza complexa do Universo e capta a imaginação de pessoas de todo o mundo.

Mas, por detrás destas paisagens etéreas, existe também um enorme potencial científico: o telescópio James Webb está a espreitar profundamente o cosmos para revelar a sua história desde a Big Bang até à formação dos exoplanetas e mais além.

Um dos tópicos que irá certamente beneficiar das observações do telescópio James Webb e atrair alguma atenção nos próximos anos são as anãs castanhas – objetos complexos cuja massa se encontra entre a dos planetas e das estrelas – e, em particular, as que por vezes são referidas como planetas flutuantes.

Estes objetos, com massas comparáveis a exoplanetas gigantes, são encontrados deambulando entre as estrelas em jovens enxames estelares. Mas será que se formam de forma semelhante a estas estrelas? Ou são talvez planetas ejetados dos seus sistemas de nascimento? Esta questão representa um dos grandes mistérios da astronomia moderna, e muito em breve será abordada utilizando o telescópio James Webb. Nesta palestra, a astrónoma Koraljka Muzic apresentará os detalhes da procura de anãs castanhas mais leves da nossa galáxia e os planos para resolver o mistério da sua formação.

Breve Biografia de Koraljka Muzic

Kora Muzik

Koraljka Muzic é investigadora do Centro para Astrofísica e Gravitação (CENTRA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nascida na Croácia, é doutorada em astrofísica pela Universidade de Colónia (Alemanha), tendo trabalhado como investigadora e astrónoma na Alemanha, Canadá, Chile, e desde 2017 em Portugal.

A sua investigação está centrada na área das estrelas de baixa massa e anãs castanhas, e principalmente nos processos relacionados com o seu nascimento. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nas suas áreas científicas de interesse, incluindo o desenvolvimento do instrumento METIS para o Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul, que está a ser construído no Chile. Participa em três projetos aprovados no observatório James Webb Space Telescope, que proporcionarão novas perspetivas sobre as propriedades das anãs castanhas em vários ambientes galácticos, e das estrelas jovens, ainda em processo de formação, no centro da Via Láctea.

17h00
Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Páginas