Andamentos da Ciência

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Banner do evento

Ciclo de conferências "Andamentos da Ciência"

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à astronomia

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 23 de novembro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Koraljka Muzic (Investigadora do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação, Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas.

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e da oradora
  • 17h05 - Intervenção de Koraljka Muzic
  • 17h30 - Perguntas do público

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb em dezembro de 2021 e a sua chegada à posição final marca o início de uma nova época na exploração espacial. A quantidade de detalhes vistos em cada nova imagem que é tornada pública transmite a beleza complexa do Universo e capta a imaginação de pessoas de todo o mundo.

Mas, por detrás destas paisagens etéreas, existe também um enorme potencial científico: o telescópio James Webb está a espreitar profundamente o cosmos para revelar a sua história desde a Big Bang até à formação dos exoplanetas e mais além.

Um dos tópicos que irá certamente beneficiar das observações do telescópio James Webb e atrair alguma atenção nos próximos anos são as anãs castanhas – objetos complexos cuja massa se encontra entre a dos planetas e das estrelas – e, em particular, as que por vezes são referidas como planetas flutuantes.

Estes objetos, com massas comparáveis a exoplanetas gigantes, são encontrados deambulando entre as estrelas em jovens enxames estelares. Mas será que se formam de forma semelhante a estas estrelas? Ou são talvez planetas ejetados dos seus sistemas de nascimento? Esta questão representa um dos grandes mistérios da astronomia moderna, e muito em breve será abordada utilizando o telescópio James Webb. Nesta palestra, a astrónoma Koraljka Muzic apresentará os detalhes da procura de anãs castanhas mais leves da nossa galáxia e os planos para resolver o mistério da sua formação.

Breve Biografia de Koraljka Muzic

Kora Muzik

Koraljka Muzic é investigadora do Centro para Astrofísica e Gravitação (CENTRA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nascida na Croácia, é doutorada em astrofísica pela Universidade de Colónia (Alemanha), tendo trabalhado como investigadora e astrónoma na Alemanha, Canadá, Chile, e desde 2017 em Portugal.

A sua investigação está centrada na área das estrelas de baixa massa e anãs castanhas, e principalmente nos processos relacionados com o seu nascimento. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nas suas áreas científicas de interesse, incluindo o desenvolvimento do instrumento METIS para o Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul, que está a ser construído no Chile. Participa em três projetos aprovados no observatório James Webb Space Telescope, que proporcionarão novas perspetivas sobre as propriedades das anãs castanhas em vários ambientes galácticos, e das estrelas jovens, ainda em processo de formação, no centro da Via Láctea.

17h00
Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário de Geometria e Física, por Alejandro Calleja (Univ. Complutense, Madrid).

Seminário de Tese (Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais), por Friederike Peiffer.

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Ângelo (Universidade de Lisboa - LASIGE).

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Logótipo do evento

An annual event aimed to promote the research done by CIÊNCIAS Researchers in the field of Biotechnology, with a special emphasis on Blue and Green biotechnological solutions for a sustainable tomorrow.

NCPInTheHouse 2025

Registration on the workshop is free but mandatory - deadline: 24 February.

Se queres saber mais informações sobre os cursos de CIÊNCIAS, não deixes de participar!

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Título "Bolsas Alumni Solidárias" e fotografia de grupo de alunos

As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro.

Pormenor de membro de orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 05 de fevereiro

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

O curso forma profissionais para atividade na área das Análises Clínicas ou Patologia Clínica - candidaturas a decorrer.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Páginas