Andamentos da Ciência

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Banner do evento

Ciclo de conferências "Andamentos da Ciência"

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à astronomia

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 23 de novembro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Koraljka Muzic (Investigadora do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação, Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas.

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e da oradora
  • 17h05 - Intervenção de Koraljka Muzic
  • 17h30 - Perguntas do público

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb em dezembro de 2021 e a sua chegada à posição final marca o início de uma nova época na exploração espacial. A quantidade de detalhes vistos em cada nova imagem que é tornada pública transmite a beleza complexa do Universo e capta a imaginação de pessoas de todo o mundo.

Mas, por detrás destas paisagens etéreas, existe também um enorme potencial científico: o telescópio James Webb está a espreitar profundamente o cosmos para revelar a sua história desde a Big Bang até à formação dos exoplanetas e mais além.

Um dos tópicos que irá certamente beneficiar das observações do telescópio James Webb e atrair alguma atenção nos próximos anos são as anãs castanhas – objetos complexos cuja massa se encontra entre a dos planetas e das estrelas – e, em particular, as que por vezes são referidas como planetas flutuantes.

Estes objetos, com massas comparáveis a exoplanetas gigantes, são encontrados deambulando entre as estrelas em jovens enxames estelares. Mas será que se formam de forma semelhante a estas estrelas? Ou são talvez planetas ejetados dos seus sistemas de nascimento? Esta questão representa um dos grandes mistérios da astronomia moderna, e muito em breve será abordada utilizando o telescópio James Webb. Nesta palestra, a astrónoma Koraljka Muzic apresentará os detalhes da procura de anãs castanhas mais leves da nossa galáxia e os planos para resolver o mistério da sua formação.

Breve Biografia de Koraljka Muzic

Kora Muzik

Koraljka Muzic é investigadora do Centro para Astrofísica e Gravitação (CENTRA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nascida na Croácia, é doutorada em astrofísica pela Universidade de Colónia (Alemanha), tendo trabalhado como investigadora e astrónoma na Alemanha, Canadá, Chile, e desde 2017 em Portugal.

A sua investigação está centrada na área das estrelas de baixa massa e anãs castanhas, e principalmente nos processos relacionados com o seu nascimento. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nas suas áreas científicas de interesse, incluindo o desenvolvimento do instrumento METIS para o Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul, que está a ser construído no Chile. Participa em três projetos aprovados no observatório James Webb Space Telescope, que proporcionarão novas perspetivas sobre as propriedades das anãs castanhas em vários ambientes galácticos, e das estrelas jovens, ainda em processo de formação, no centro da Via Láctea.

17h00