Soberania, segurança e sustentabilidade alimentar das cidades. Foi da reflexão sobre estas três ideias que nasceu a exposição Hortas de Lisboa - Da Idade Média ao Século XXI, que contou com a colaboração do cE3c e da HortaFCUL.
Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.
Uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu de Lisboa traz-nos a diversidade de hortelãos da cidade revelando sentidos de pertença, práticas, narrativas e redes de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos migratórios.
A forma como a prática hortícola se foi apropriando de espaços públicos e os desafios que se colocam ao abastecimento alimentar das grandes cidades são também temas abordados nesta mostra, produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
Uma «biblioteca» de sementes partilhada por alguns dos guardiões da biodiversidade existente nos parques hortícolas municipais de Lisboa encerra a exposição.
A exposição estará patente ao público até ao dia 19 de setembro de 2021.