Encontros Scientia

Assessing the effects of oil pollution using a multiple ecosystem functions approach

Sala 2.2.14, FCUL, Lisboa

Por Marco Ferrante (Postdoctoral scholar, Mitrani Department of Desert Ecology, Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Midreshet Ben-Gurion, Israel).

Videoconferência.

The effects of anthropogenic disturbance on ecosystems are traditionally investigated by monitoring changes in the densities of one or few species, which are supposed to sensitively react to the disturbance and signal its effects on the entire ecosystem (i.e. bioindicators). However, the ecological functions (EFs) taking place within ecosystems, which are crucial for their persistence, are not always well described by bioindicators. Therefore, developing monitoring methodologies to directly quantify EFs is necessary to provide quantitative data that are essential for our understanding of ecosystems, and to track their health.

Evrona Nature Reserve (ENR), southern Israel, is a hyper-arid desert ecosystem that has been affected by two large oil spills in 1975 and 2014. Most of the animal community in ENR depends on Acacia trees, which is a keystone genus in this ecosystem. The aim of my current project is to assess the short and long-term effects of oil pollution in ENR by evaluating predation, parasitism, seed predation and herbivory, four crucial EFs in desert ecosystems, on oil-polluted and non-polluted Acacia trees. In this lecture, I will present preliminary results from this ongoing project.

Understanding and quantifying how oil pollution affects both biodiversity and EFs is pivotal to improve monitoring programs and to develop effective strategies to mitigate negative effects. Results from this project will help to evaluate the long- and short-term effects of oil spills, providing complementary and quantitative data that will enhance our understanding of how desert ecosystems respond to anthropogenic disturbance.

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Título "19 Escolas / Ajudas" e conjunto de luzes de Natal

Entre 09 e 19 de dezembro, a Universidade de Lisboa promove a Campanha de Natal Solidária em apoio à Associação SOL, que presta cuidados a crianças e jovens que vivem com VIH/SIDA.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.