Semana da Ciência e da Tecnologia

From the ocean to the digital text

Ciências ULisboa

We will welcome visitors to the inner sanctum of the project, where we combine centuries-old manu_study with cutting edge literature and digital technology, to bring to life the science and technology of early pilots. From the Iberian shores through the Atlantic, Pacific and Indian Oceans, we will show how our understanding of the globe was changed by the knowledge and the skill of early navigators.

Participação mediante inscrição prévia.

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

This course aims to walk through the grounds of modern botany studies, covering subjects that have been excluded from most academic curricula.

Banner do evento (título do evento e fotografias de jovens trabalhadores)

O evento visa fomentar o acesso a oportunidades de investimento, com um conjunto de investidores nacionais e internacionais, bem como apresentar oportunidades de internacionalização e crescimento à disposição das nossas empresas.

Título e data do evento, sobre uma fotografia do mar

A Conferência vai promover uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos.

Banner do evento (título, data e representação do cérebro humano)

An event showing the potential of data science in modern society and stimulating synergies between fundamental research and industry.

Palestra do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, por Matteo De Benedetto (Ruhr University Bochum) e Michele Luchetti (Max-Planck Institute for the History of Science, Berlin).

Banner do evento

The purpose of this Workshop-School to bring together researchers working on different mirror symmetry phenomena occuring in moduli spaces.

Representação de bolhas

O simpósio reúne representantes de 33 países, nos quais a investigação em hidratos de carbono tem prestígio nacional e internacional.

Talk @LASIGE, por Philipp Fleck (Heuristic and Evolutionary Algorithms Laboratory, University of Applied Sciences Upper Austria).

Imagem representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários doutorais no âmbito do Doutoramento em Biologia de Ciências ULisboa.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Daniel Marroquin (UFRJ, Rio de Janeiro).

O evento conta com apresentações orais e pósteres dos docentes, investigadores e alunos de Ciências que participam nos desafios de análise de dados urbanos do LxDataLab nas áreas de Mobilidade, Ambiente e Energia e Governação, Cidadão e Economia.

Logótipo do evento

A primeira edição das jornadas será dedicada ao tema “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

Logótipo dos prémios

Muitos parabéns aos docentes e investigadores de Ciências premiados!

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Hermano Frid (IMPA, Rio de Janeiro).

Colóquio de Matemática, por Ilda Perez da Silva (FCUL - DM).

Mathematical Cultures Seminar, por Brendan Larvor (University of Hertfordshire, UK).

In this webinar, recent research on pine wilt disease will be presented by speakers from several Institutions in Portugal and Spain. The results from the project PINASTER-PWN will be discussed.

Fotografia de banca de vegetais

Submissão de iniciativas até 30 de junho de 2022.

Silhueta de ser humano em plena harmonia com a natureza

Submissão de iniciativas até 30 de junho de 2022.

Logótipo da Rede Campus Sustentável

A iniciativa tem como objetivo promover uma reflexão coletiva alargada sobre o futuro que queremos para a Rede Campus Sustentável (RCS).

Inscrições até 24 de junho de 2022.

Logótipo da iniciativa e respetivas datas

Candidaturas a Monitores até 21 de junho.

Título, data e local do evento, acompanhados de logótipos das entidades organizadoras

Novas datas: 04 a 08 julho 2022.

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.