Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

Abraão Zacuto & o Tratado Breue en las Ynfluencias del Cielo

Sala 8.2.38, Ciências ULisboa

Por Eunice Santos (Universidade de Lisboa).

Abraão Zacuto, de Salamanca, foi uma figura intelectual de destaque na comunidade judaica espanhola do século XV. O seu legado científico tem sido objeto de vários estudos, no entanto, a sua vertente de astrólogo tem sido descurada. A sua principal obra astrológica: o Tratado Breue en las Ynfluencias del Cielo, e seu complemento De los eclipses del sol y la luna, é um manual de instrução para médicos com, base na doutrina astrológica, que revela a proficiência de Zacuto como astrólogo.

Nesta apresentação irão ser abordados os conceitos, as técnicas e as práticas astrológicas utilizadas por Zacuto e que ele considera serem necessárias para uma boa prática médica, dado que "o sucesso do médico vai depender do seu conhecimento sobre a forma como as influências celestes se manifestam nos Homens”.

Sobre a oradora: Eunice Santos é doutoranda em História e Filosofia das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a investigação “A Astrometeorologia e a sua Prática no Portugal Moderno - Séculos XVI e XVII”. Membro do The Astra Project e do CIUHCT.

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.