Ciclo de conferências

Andamentos da Ciência

Sala 8.2.39, Ciências ULisboa
Logótipo da iniciativa, sobre uma fotografia da Ilha de S. Jorge, Açores

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste novo ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 22 de junho (quarta-feira), às 17h00, fazemos uma viagem ao tempo profundo, pela mão de José Madeira (Professor Associado no Departamento de Geologia de Ciências ULisboa), que nos propõe olhar para o passado para compreender o presente: o que sabemos sobre a crise sismo-vulcânica em São Jorge, Açores?

A conferência tem lugar na sala 8.2.39 (Edifício C8, piso 2). A participação na conferência é livre, sujeita à capacidade da sala, e aberta a todos os interessados.

No final da sessão, os interessados poderão participar numa visita guiada à sala de atividades hands-on de sismologia do Instituto Dom Luiz - a participação na visita guiada requer inscrição prévia (vagas limitadas).

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e do orador
  • 17h05 - Intervenção de José Madeira
  • 17h30 - Perguntas do público
  • 17h50 - Visita guiada à sala de sismologia do Instituto Dom Luiz (sujeita a inscrição prévia, com vagas limitadas)

Olhar para o passado para compreender o presente: o que sabemos sobre a crise sismo-vulcânica em São Jorge, Açores?

Por José Madeira (Professor Associado no Departamento de Geologia de Ciências ULisboa).

Vivendo numa região tectónica e vulcanicamente ativa, os açorianos estão habituados aos sismos de baixa intensidade que se sentem regularmente nas várias ilhas. Na verdade, o arquipélago é a parte visível à superfície do oceano de um alinhamento de vulcões oceânicos ativos que se foram modificando ao longo de milhões de anos.

Mas, a 19 de março de 2022, os habitantes de São Jorge ficaram sobressaltados. Um número elevado de sismos de baixa e média magnitude, bastante acima dos valores de referência, começaram a ser sentidos. A sua frequência deixava no ar a dúvida: estaria iminente um cenário de erupção vulcânica? Este cenário tornava-se mais presente dada a recente crise sísmica que antecedeu a erupção vulcânica em La Palma, Canárias, com severas consequências económicas e sociais.

As semanas que se seguiram, com detalhado acompanhamento científico e trabalho de sensibilização junto da população, mostraram que a frequência dos sismos foi baixando e, consequentemente diminuindo o alarme.

O que sabemos sobre o passado geológico de São Jorge? Desde a chegada dos portugueses à ilha, no século XV, existem registos de sismos de magnitude elevada, crises sísmicas e três erupções. Venha conhecer o passado geológico desta ilha, para melhor compreender o seu futuro.

 

Biografia de José Madeira

José Madeira

José Madeira é Professor Associado no Departamento de Geologia de Ciências ULisboa desde 1983, e investigador do Instituto Dom Luiz - Laboratório Associado.

Doutorado em Geologia pela ULisboa, é autor de mais de 60 artigos científicos internacionais e uma dúzia de artigos em revistas nacionais, bem como de mapas geológicos e notícias explicativas, e de vários relatórios científicos sobre perigosidade geológica.

Tem desenvolvido trabalho de campo nas ilhas do Atlântico Central – arquipélagos dos Açores, Madeira, Cabo Verde, Canárias e São Tomé e Príncipe – e também em Portugal continental, Marrocos e Brasil. O seu trabalho de investigação levou-o a acompanhar as erupções de 1995 e 2014-2015 da ilha do Fogo (Cabo Verde), e as erupções submarinas da Serreta na ilha Terceira em 1999 e de El Hierro (Canárias) em 2011.

17h00

Carla Rego (investigadora do cE3c) participa no debate que decorre após a apresentação de imagens captadas em Portugal.

Logótipo do projeto

A 19.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2023/2024 - inscrições até 30 de setembro.

Seminário no âmbito da unidade curricular "Desafios e Perspetivas Emergentes em Geologia", por Ricardo Trigo (DEGGE - FCUL / Instituto Dom Luiz).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Cristóvão Dias (CFTC - Faculdade de Ciências, ULisboa).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Rosina Savisaar (Mondego Science).

Mathematical Logic Seminar, por Pedro Pinto (Technische Universität Darmstadt).

CELab PhD Seminar, por Megan Peters (Center for the Neurobiology of Learning and Memory, University of California Irvine).

Seminário por Charles Lenay (Research Unit COSTECH - Knowledge, Organisation and Technical Systems, Human Sciences and Technology Department, Compiègne University of Technology).

Título/data do evento e representação do planeta Terra e de um satelite

Estudantes do secundário juntam-se no Pavilhão do Conhecimento para responder a cenário de catástrofe.

Título do evento e representação de dois peixes

Este curso intensivo, com duração de uma semana (36 horas) e inscrições até 04 de outubro, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses.

Título/data do evento e logótipos das entidades organizadoras

HiTech/S3E Start team is on a Portuguese roadshow to explain what the program is. If you are a researcher or a technology transfer officer, join us.

Título/prazo da iniciativa e logótipo do Ciências Research and Innovation Day

Participe até 10 de outubro / Submit you application until 10 October.

Logótipo do prémio, sobre um fundo branco

As candidaturas à 20.ª edição decorrem até 10 de outubro.

Título/data do evento/orador e fotografias de alguns parques nacionais norte-americanos

Conferência no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Ryan Kerrigan (Ph.D., P.G., Associate Professor, Department of Energy & Earth Resources, University of Pittsburgh at Johnstown).

Título/data do evento e fotografia do orador

O evento pretende aproximar as empresas e os investidores nacionais/internacionais.

Ilustração de peixe, por Pedro Salgado

Por Pedro Salgado (Biólogo, Ilustrador Científico. Professor Especialista - ilustração).

A edição de 2023 do congresso da Physis - Associação Portuguesa de Estudantes de Física é dedicada ao tema da Exploração Espacial.

Workshop no âmbito do projeto EVORISE, por Susana Monsó (UNED, Madrid) e Paco Calvo (Universidad de Murcia).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do evento e composição de fotografias representativas de várias áreas científicas

Join us on 24 October for the 5th edition of Ciências Research & Innovation Day!

Título/data do evento e fotografia de parque eólico

Um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

EAP-II tem como objetivo fomentar um espaço de partilha de conhecimento entre a comunidade científica e não-científica, de uma forma simples e acessível para todos.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Título, local e data do evento, acompanhados da representação de um cavalo-marinho e das típicas chaminés algarvias

A conservação da biodiversidade em Portugal deve sair do papel e rumar a ações que promovam, no território, o normal funcionamento dos ecossistemas, para garantir o desenvolvimento sustentável, do ponto de vista ecológico e ser aceite do ponto de vista social. Urge integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos de forma a que estes possam responder oportuna e corretamente, quando chamados a intervir.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.