60 Minutos de Ciência

Será a ética determinante na sustentabilidade de uma sociedade de consumo?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

O consumo caracteriza e define as sociedades ocidentais no último século: somos a sociedade de consumo. Nesta configuração o sistema económico assenta na produção e no consumo e no pressuposto que estes têm que crescer continuamente. Este crescimento económico tem possibilitado o acesso a melhores condições de vida, incluindo uma melhor nutrição, uma vida mais segura e mais saudável, uma maior longevidade, um maior acesso à educação e cultura, uma menor mortalidade infantil, a possibilidade de utilizarmos equipamentos que nos poupam trabalho, melhores condições para recreio e lazer, entre outros muitos benefícios. No entanto, este sistema também promove injustiças, iniquidades, desequilíbrios vários e a maior parte dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta advém do sistema de produção e consumo e do estilo de vida que os países desenvolvidos têm e a que os países em via de desenvolvimento aspiram. 

A ética ajuda-nos a refletir, argumentar e fundamentar as nossas decisões, escolhas e ações. A ética é um guia que garante que as sociedades floresçam com respeito e justiça. Mas a ética não tem apenas um papel na estruturação da sociedade, contribui também a um nível individual na construção da identidade, em quem somos e em quem queremos ser. As discussões do tema do consumo podem ser enriquecidas com esta perspetiva ética. Como poderá a ética ajudar nas decisões rotineiras mas estruturais das vidas atuais de como, o quê, quando e porquê consumir?


Nota biográfica

Sofia Guedes Vaz tem trabalhado em diversos organismos, públicos e privados, nacionais e internacionais na área do ambiente. A sua formação académica, que começou em engenharia e acabou em filosofia do ambiente, deu-lhe uma perspetiva interdisciplinar e uma compreensão abrangente do tema. Como comunicar melhor sobre temas ambientais é uma das suas paixões e fez parte dos Cientistas de Pé, um grupo que comunica ciência através de stand up comedy. Consumo sustentável é o seu tema de eleição.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas quartas quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30
Data e logótipo do evento

Uma iniciativa dirigida a escolas, estudantes, professores e encarregados de educação, com várias atividades que prometem divertir, ensinar e desmistificar a ciência

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Laly Gallego-Cano (Instituto de Astrofísica de Andalucía, Spain).

Evento no âmbito do Dia Internacional das Ataxias.

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Makson Santos (CEMS.UL / CMAFcIO).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades envolvidas e representação de face humana

With the motto “Being Human in the Age of Artificial Intelligence”, the aim is to explore the impact of some aspects of AI on our society and what it means to be human in the age of Artificial Intelligence. Being human is to act, think and feel in certain ways. The omnipresence of AI in contemporary society will insurmountably and irreversibly change the way we are.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores

A grande festa da Ciência está de volta ao MUHNAC!

Título/data/local do evento e representação de material agrícola

A HortaFCUL, em conjunto com o permacultor e agroecólogo Manuel Botelho, propõe-te uma oficina para ficares a saber as técnicas e os cuidados essenciais para gerir um ecossistema agroflorestal.

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

Um dia para aprender sobre produção caseira de cogumelos, da teoria à prática! Cada participante leva consigo um kit de cogumelos produzido nesta tarde e ainda todo o conhecimento para o fazer novamente, de forma autónoma!

Pormenor de mão a apontar para o ecrã de um computador portátil

As inscrições para a edição de 2024 (workshops 4, 5 e 6) encontram-se abertas até às 17h do dia 22 de setembro.

O outono aproxima-se a passos largos e não tarda está aí o inverno... que alimentos se cultivam nesta altura do ano? Não sabes quais e como? Tens um terreno ao qual gostarias de dar algum uso?

Data e logótipo do evento

Atenção! Este evento vai aumentar a tua pressão arterial. O WBME é um evento de entrada livre que certamente não vais querer perder!

Logótipo de Ciências ULisboa, título/data do evento, título "Time for Science, Science of Time" e representação gráfica de ampulheta

Join us on October 22 (Tuesday) for the 6th edition of Ciências Research & Innovation Day: an opportunity for faculty, researchers and innovators to share their work with both the internal and external community, fostering collaboration and networking.

Logótipo e data do evento

O primeiro Tropical Summit visa reunir líderes de todo o mundo para abordar os desafios tropicais mais prementes.

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.