O evento será moderado por Maria Helena Monteiro, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, membro da Comissão Coordenadora da Rede Saúde e coordenadora do eixo Sistema de Saúde e Transição Digital da Rede.
Por Big Data Analytics entendem-se soluções digitais baseadas em tecnologias que permitem capturar, validar, transformar e armazenar dados de várias origens e de elevados volumes, por diferentes meios, bem como tirar partido de processadores de algoritmos de elevada complexidade, no tratamento dos dados, gerando informação e resultados em tempo real, algo impensável há uns anos.
Nos últimos tempos, a Europa e a OCDE têm vindo a dar visibilidade ao poder das tecnologias digitais na transformação da economia e da sociedade, estando os dados na origem e no centro destas mudanças. A medicina personalizada, a mobilidade e a governance dos sistemas de saúde têm perspetivadas inovações orientadas a dados.
Para responder à questão de como agir para acelerar a adoção e a implementação destas soluções, procurará ser dada resposta às seguintes questões:
- Qual a importância reconhecida ao Big Data para a Gestão da Saúde e dos Sistemas de Saúde?
- A adoção das soluções de Big Data na Saúde depende principalmente de Políticas Públicas, desenhadas para um melhor desempenho do setor, ou apenas das estratégias de cada entidade (pública ou privada)?
- Quais os principais fatores que influenciam a adoção das soluções de Big Data no setor da Saúde?
O webinar contará com os seguintes participantes:
- Luis Góis Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde;
- Luís Antunes, Data Protection Officer na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e Professor no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;
- Francisco Rocha Gonçalves, Economista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
- Paulo Sousa, CEO da Maxdata, PhD em Ciência da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
- Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Presidente do INESC, Researcher of INESC-ID e Member of the Board of CGD.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória e sujeita a validação em função dos limites de participação.