Big Data Analytics nos Cuidados de Saúde - onde estamos e para onde vamos?

Evento online
Imagem ilustrativa do evento (saúde)

O evento será moderado por Maria Helena Monteiro, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas  da Universidade de Lisboa, membro da Comissão Coordenadora da Rede Saúde e coordenadora do eixo Sistema de Saúde e Transição Digital da Rede.

Por Big Data Analytics entendem-se soluções digitais baseadas em tecnologias que permitem capturar, validar, transformar e armazenar dados de várias origens e de elevados volumes, por diferentes meios, bem como tirar partido de processadores de algoritmos de elevada complexidade, no tratamento dos dados, gerando informação e resultados em tempo real, algo impensável há uns anos.

Nos últimos tempos, a Europa e a OCDE têm vindo a dar visibilidade ao poder das tecnologias digitais na transformação da economia e da sociedade, estando os dados na origem e no centro destas mudanças. A medicina personalizada, a mobilidade e a governance dos sistemas de saúde têm perspetivadas inovações orientadas a dados.

Para responder à questão de como agir para acelerar a adoção e a implementação destas soluções, procurará ser dada resposta às seguintes questões:

1. Qual a importância reconhecida ao Big Data para a Gestão da Saúde e dos Sistemas de Saúde?
  2. A adoção das soluções de Big Data na Saúde depende principalmente de Políticas Públicas, desenhadas para um melhor desempenho do setor, ou apenas das estratégias de cada entidade (pública ou privada)?
  3. Quais os principais fatores que influenciam a adoção das soluções de Big Data no setor da Saúde?

O webinar contará com os seguintes participantes:

• Luis Góis Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde;
  • Luís Antunes, Data Protection Officer na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e Professor no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;
  • Francisco Rocha Gonçalves, Economista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
  • Paulo Sousa, CEO da Maxdata, PhD em Ciência da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Presidente do INESC, Researcher of INESC-ID e Member of the Board of CGD.

inscrição é gratuita, mas obrigatória e sujeita a validação em função dos limites de participação.

Imagem ilustrativa do evento

Um congresso científico com o objetivo de mostrar o trabalho realizado por investigadores portugueses nas áreas da Neurociência, Ciência Forense, Genética Molecular, Virologia e Bioengenharia.

Imagem ilustrativa do evento

Um inovador evento de recrutamento e networking!

Mapa de Portugal e informações sobre os Censos 2021

Os Censos 2021 estão aí! Esteja atento à sua caixa de correio.

Mathematical Logic Webinar, por Benedict Eastaugh (Munich Center for Mathematical Philosophy-LMU).

Imagem ilustrativa do evento

Sessão comemorativa do 110.º aniversário de Ciências ULisboa.

PhD in Informatics Seminar, por Fernando Alves.

Imagem ilustrativa do evento

A Jobshop Ciências está de volta!

Logótipo do ciclo de webinars, sobre um fundo branco

At AppEEL, we aim to advance the study of evolution from an inter- and transdisciplinary approach and to identify how biological evolutionary theories can be applied to the epistemological, sociocultural and linguistic domains.

Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

Ponte Vasco da Gama, Lisboa

A conference directed for Postdocs, PhD and Master students of Lisbon Universities. PhD and Master students will present short communications about their current research work.

Logótipo do projeto SOILdarity e dados do evento

The workshop aims to promote the discussion about the state of the art of women’s role in distinct realities and environments, how their visibility is increasing, as well as the main obstacles for the assumption of high-level responsibilities in modern and in traditional organizations and contexts.

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa, com inscrições a decorrer até 15 de maio de 2021.