Big Data Analytics nos Cuidados de Saúde - onde estamos e para onde vamos?

Evento online
Imagem ilustrativa do evento (saúde)

O evento será moderado por Maria Helena Monteiro, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas  da Universidade de Lisboa, membro da Comissão Coordenadora da Rede Saúde e coordenadora do eixo Sistema de Saúde e Transição Digital da Rede.

Por Big Data Analytics entendem-se soluções digitais baseadas em tecnologias que permitem capturar, validar, transformar e armazenar dados de várias origens e de elevados volumes, por diferentes meios, bem como tirar partido de processadores de algoritmos de elevada complexidade, no tratamento dos dados, gerando informação e resultados em tempo real, algo impensável há uns anos.

Nos últimos tempos, a Europa e a OCDE têm vindo a dar visibilidade ao poder das tecnologias digitais na transformação da economia e da sociedade, estando os dados na origem e no centro destas mudanças. A medicina personalizada, a mobilidade e a governance dos sistemas de saúde têm perspetivadas inovações orientadas a dados.

Para responder à questão de como agir para acelerar a adoção e a implementação destas soluções, procurará ser dada resposta às seguintes questões:

1. Qual a importância reconhecida ao Big Data para a Gestão da Saúde e dos Sistemas de Saúde?
  2. A adoção das soluções de Big Data na Saúde depende principalmente de Políticas Públicas, desenhadas para um melhor desempenho do setor, ou apenas das estratégias de cada entidade (pública ou privada)?
  3. Quais os principais fatores que influenciam a adoção das soluções de Big Data no setor da Saúde?

O webinar contará com os seguintes participantes:

• Luis Góis Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde;
  • Luís Antunes, Data Protection Officer na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e Professor no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;
  • Francisco Rocha Gonçalves, Economista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
  • Paulo Sousa, CEO da Maxdata, PhD em Ciência da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Presidente do INESC, Researcher of INESC-ID e Member of the Board of CGD.

inscrição é gratuita, mas obrigatória e sujeita a validação em função dos limites de participação.

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.