Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations

Existence of weak solutions the equations of a non-Newtonian fluid with non standard growth

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Jörg Wolf (Department of Mathematics, Chung-Ang University, Seoul).

We consider the equations of a non-Newtonian incompressible fluid in a general time space cylinder $Q_{T}= \Omega \times (0,T) \subset \mathbb{R}^{n} \times \mathbb{R}, n \geq 2$. We assume that the rheology of the fluid is changing with respect to time and space and satisfies for each $(x,t) \in Q_{T}$ the associated power law $ |D|^{p(x,t) } D $. Under the assumption that $ \frac{2n}{n+2} < p_{0} \le p(x,t) \leq p_{1} < +\infty$ and the set of discontinuity of $p$ is closed and of measure zero we show the existence of a weak solution to the corresponding equations of PDEs for any given initial velocity in $L^{2}_{\sigma } (\Omega) $. Joint work with Prof. H-O. Bae (Ajou University, Suwon).

Transmissão via Zoom (pw: lisbonwade)

The Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations is a joint iniciative of CAMGSD, CMAFcIO and GFM, three research centers of the University of Lisbon. It is aimed at filling the absence of face-to-face seminars and wishes to be a meeting point of mathematicians working in the field.

14h00-15h00

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Banner do evento

Reasoning Seminar, por Norbert Gratzl (Munich Center for Mathematical Philosophy, Ludwig-Maximilian University Munich).

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Research at the Faculty of Sciences

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.