Conferências CIUHCT

Um museu dos plásticos? Para quem?

FCT-UNL, Caparica
Conferências CIUHCT "Um museu dos plásticos? Para quem?"

No âmbito do projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT / FCUL), estamos a desenvolver uma Exposição sobre a História dos Plásticos em parceria com o Museu de Leiria.

O plástico, motor e facilitador de grandes realizações científicas do intelecto humano, mas também imagem das mais prementes preocupações da humanidade. Envolve-nos, molda-nos, veste-nos, transporta-nos, cura-nos… aflige-nos. Que material é este? O que fizemos dele? O que é que ele fez de nós? Pretendemos evidenciar a importância dos Historic Polymeric Materials (HIPOMs) na sua relação com a história da indústria, do design, do consumo, das mentalidades e da ciência em Portugal, através de um processo de musealização, em curso. Tais processos levantam sempre dúvidas relacionadas com a pertinência dos mesmos. A quem pode interessar um aglomerado de peças estáticas em vitrinas?

No caso dos HIPOMs, devido à novidade da consideração destes como “objetos de museu” em Portugal, acrescentam-se as dificuldades da constituição de um acervo - inexistente - e da resolução de problemas de conservação e restauro, cujas técnicas aplicadas ao plástico são ainda incipientes. A Exposição ganha validade se for participativa, se potenciar o cruzamento entre o mundo interior do visitante e os artefactos e conteúdos do museu. Participe connosco nesta construção.


Sobre a oradora: Sara Marques da Cruz é licenciada em História (2007), ramo científico, com avaliação final de Muito Bom, pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa (Portugal).

No âmbito do programa Erasmus (2006) frequentou o ano lectivo na Universidade de Salamanca - Faculdade de Geografia e História, Salamanca (Espanha). Durante os anos de 2009-2012 participou do programa de doutoramento "Sociedade, poder e cultura na era medieval hispânica e europeia" na Universidade Complutense de Madrid - Faculdade de Geografia e História, Madrid (Espanha); neste período trabalhou como voluntária no Museo del Romanticismo, Madrid (Espanha).

Desde 2015 trabalha como voluntária no Museu de Leiria (Portugal), nas áreas de pesquisa e produção de conteúdos para exposições e inventário da coleção do museu, entre outras, e consultora para elaboração de conteúdos para projetos museográficos, como o CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

Desde 2017 trabalha como bolseira de investigação no projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), financiado pela FCT), e desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT / FCUL).

13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Por Giuseppe Buttazzo (Università di Pisa).

Por Pedro Miguel Duarte (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Ciências na feira Unlimited Future

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Por Lucas Lamelas López (cE3c /GBA, Universidade dos Açores, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).

Por Carlos da Camara (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia / Instituto Dom Luiz ULisboa).

Por Catarina Quintans (LIP).

AMBER is a newly proposed fixed-target experiment at CERN devoted to various fundamental QCD measurements, with a Letter of Intent recently made public.

60 Minutos de Ciência "Biologia e Cancro: mais próximos da cura?"

A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro.

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético

Nesta edição das Jornadas APG, pretende-se abordar o mix energético sob diferentes perspetivas, por especialistas com formação diferenciada, e discutir o papel de cada interveniente na procura de soluções de qualidade para as gerações futuras.

Noites no Observatório "Estranhas Formas de Vida"

Que vida poderá existir noutros planetas? Será que a “nossa” Terra, tão acolhedora, poderá albergar organismos capazes de sobreviver nas condições de outros lugares do Sistema Solar?

Por Roberto Giuntini (Università di Cagliari).

Cada dia um workshop diferente, dedicado a uma das soft skills atualmente mais valorizadas nos novos talentos.

4 Ways 4 The Future

Alexandra Symeonides defende a tese "Statistical solutions and invariant measures in Hydrodynamics".

Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável.

The course starts with a revision of multiple linear regression, followed by a basic introduction to generalised additive models (GAM) to analyse continuous data, count data and binary/proportional data.

Concurso FCT de projetos para a Investigação em Fogos Florestais

Estão abertas, até 26 de fevereiro de 2019, as candidaturas para a segunda edição do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais.

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Machina mundi: engrenagens do séc. XVI que reproduzem os modelos Ptolemaicos"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Hugo Beirão da Veiga (CMAFcIO e Università di Pisa).

Páginas