Conferências CIUHCT

Um museu dos plásticos? Para quem?

FCT-UNL, Caparica
Conferências CIUHCT "Um museu dos plásticos? Para quem?"

No âmbito do projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT / FCUL), estamos a desenvolver uma Exposição sobre a História dos Plásticos em parceria com o Museu de Leiria.

O plástico, motor e facilitador de grandes realizações científicas do intelecto humano, mas também imagem das mais prementes preocupações da humanidade. Envolve-nos, molda-nos, veste-nos, transporta-nos, cura-nos… aflige-nos. Que material é este? O que fizemos dele? O que é que ele fez de nós? Pretendemos evidenciar a importância dos Historic Polymeric Materials (HIPOMs) na sua relação com a história da indústria, do design, do consumo, das mentalidades e da ciência em Portugal, através de um processo de musealização, em curso. Tais processos levantam sempre dúvidas relacionadas com a pertinência dos mesmos. A quem pode interessar um aglomerado de peças estáticas em vitrinas?

No caso dos HIPOMs, devido à novidade da consideração destes como “objetos de museu” em Portugal, acrescentam-se as dificuldades da constituição de um acervo - inexistente - e da resolução de problemas de conservação e restauro, cujas técnicas aplicadas ao plástico são ainda incipientes. A Exposição ganha validade se for participativa, se potenciar o cruzamento entre o mundo interior do visitante e os artefactos e conteúdos do museu. Participe connosco nesta construção.


Sobre a oradora: Sara Marques da Cruz é licenciada em História (2007), ramo científico, com avaliação final de Muito Bom, pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa (Portugal).

No âmbito do programa Erasmus (2006) frequentou o ano lectivo na Universidade de Salamanca - Faculdade de Geografia e História, Salamanca (Espanha). Durante os anos de 2009-2012 participou do programa de doutoramento "Sociedade, poder e cultura na era medieval hispânica e europeia" na Universidade Complutense de Madrid - Faculdade de Geografia e História, Madrid (Espanha); neste período trabalhou como voluntária no Museo del Romanticismo, Madrid (Espanha).

Desde 2015 trabalha como voluntária no Museu de Leiria (Portugal), nas áreas de pesquisa e produção de conteúdos para exposições e inventário da coleção do museu, entre outras, e consultora para elaboração de conteúdos para projetos museográficos, como o CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

Desde 2017 trabalha como bolseira de investigação no projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), financiado pela FCT), e desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT / FCUL).

13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Ricardo Jorge Correia Costa defende a dissertação "Virtual Tutor: Information Retrieval in Moodle and Parametrization Via a Backoffice Application".

Filipa Esgalhado Gouveia Cardoso defende a dissertação "Uterine contractions clustering based on surface electromyography: an input for pregnancy monitoring".

Ciclo de Palestras do GAPsi "Como comunicar de forma mais eficaz?"

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

Aperfeiçoar a Relatividade de Einstein para explicar fenómenos extremos e mistérios do Universo, e conhecer o passado e as pessoas do museu de história natural da Escola Politécnica, serão os dois temas em conversa na sessão de novembro do PubhD de Lisboa.

Por Patricia Faísca (DF-FCUL).

Por Marco Aurélio Sanfins (DE-IME, Universidade Federal Fluminense).

Candidaturas abertas para Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL

A FCT abriu os concursos para a atribuição de 20 bolsas destinadas à realização de estágios tecnológicos em quatro organizações científicas internacionais das quais Portugal é membro, nomeadamente a Organização

Por Tatsuya Miura (Max Planck Institute for Mathematics in the Sciences, Leipzig).

The ICGI’2018 - International Conference on Graphics and Interaction will take place between 15 and 16 November 2018 at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, in Portugal, a joint organization between the Large-Scale Informatics Systems

60 Minutos de Ciência "Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez"

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ci

Por Jagoba Malumbres-Olarte (Post-Doc Researcher, cE3c group Island Biodiversity, Biogeography & Conservation).

Por Carlos Oliveira (Grupo de Física Matemática, Universidade de Lisboa).

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente tem o prazer de convidar professores e educadores a conhecerem o seu programa educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019, com atividades disponíveis para todos os graus de escolaridade.

Projeto Empresarial 2019

Está aberto o período de pré-inscrições para a UC Projeto Empresarial, a ter lugar no 2.º semestre (Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados).

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Rui Agostinho (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Pedro Fevereiro (DBV/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ITQB-NOVA).

Estágios Internacionais da IAESTE em 2019

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

A IAESTE oferece esta possibilidade - realizar um estágio remunerado numa empresa / centro de investigação, em ambiente de trabalho.

1.º Encontro "A Universidade de Lisboa e o Património"

Sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural, a Universidade de Lisboa não pode deixar de se associar às comemorações que se desenrolam por toda a Europa.

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa em abril passado, irá realizar-se em breve a primeira sessão de divulgação sobre

Jorge Miguel Campilho Fragoso defende a dissertação "Estudo de equações e sistemas de equações elípticos não lineares com expoente crítico em IR2".

Constantino Pereira Caetano defende a dissertação "An application of extreme value theory in medical sciences".

Tandem

Queres desenvolver as tuas competências linguísticas? Gostarias de conhecer pessoas de várias nacionalidades? Estás à procura de um parceiro tandem para aprender uma nova língua?

Ciências vai organizar o 2.º Encontro Tandem!

Dia Internacional em Ciências

Vem saber mais sobre Programas de mobilidade e participar em atividades de carácter intercultural.

Páginas