Solid Earth Seminars

Key challenges on coupling onshore and offshore sedimentological record of extreme inundations

Transmissão através de Videoconferência

Por Pedro J. M. Costa (Instituto Dom Luiz & Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, Portugal).

The sedimentological record is crucial to accurately assess past intensities and return periods of extreme inundations (tsunami, storms and floods). Over recent years the shallow offshore record has proved to be a surprisingly rich and diverse archive. Nevertheless, coupling this record with the onshore extensive database is pivotal to reconstruct past extreme events rigorously. Departing from several case studies along the Atlantic coasts (Portugal, Scotland, United States and Brazil) this presentation will focus on critically analysing results obtained so far but it essentially aims to raise debate on the key challenges ahead. Greater detail will be devoted to present preliminary geochemical, sedimentological, geophysical and micropalaeontological results from SW Iberia where return period for these hazards is being tentatively revised. Finally, we will also discuss how the geological data can be passed to end-users in a comprehensive and useful manner to ultimately improve hazard assessments.

Transmissão em direto via Zoom (password: RG234_2021).

IDL - Instituto Dom Luiz

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.