Quintas do MARE

Biotecnologia Azul: novos adesivos biomiméticos inspirados nos ouriços do mar para aplicações biomédicas

Anfiteatro da Fundação da FCUL

Romana Santos
MARE - ULisboa

E se ao investigar a forma como os ouriços do mar se agarram às rochas se inventasse um novo adesivo cirúrgico?
Durante muitos anos pensou-se que estes animais utilizavam os seus órgãos adesivos como ventosas para se moverem e agarrarem às rochas. No entanto, agora sabemos que produzem secreções adesivas e “desadesivas”, que lhes permitem colar-se e descolar-se repetidamente do substrato, através de um adesivo reversível.
Ao contrário das colas sintéticas, este bioadesivo é resistentes e eficaz na presença de água, aderindo a diversos substratos naturais e sintéticos, podendo vir a ter aplicações biomédicas como adesivo cirúrgico ou agente imobilizador de tecidos e células em cultura.
As moléculas “desadesivas” também podem ter também aplicações relevantes na prevenção da adsorção indesejada de proteínas ou fixação de células a materiais biomédicos, tais como válvulas ou cateteres.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.