Conferência

Como um Laboratório de História sobre mobilidade urbana ajuda a desmistificar as narrativas tecnológicas

O caso do planeamento urbano lisboeta no século XX e a experiência do projeto Hi-BicLab

Ciências ULisboa

Por M. Luísa Sousa (CIUHCT, DCSA FCT NOVA).

No início do século XX, os urbanistas e outros especialistas propuseram abordar o que consideravam uma crise urbana com medidas de expansão urbana que contribuíram para futuras crises de mobilidade e ordenamento do território baseadas na previsão e promoção do aumento da utilização de automóveis particulares (Sousa, 2022, Schipper e outros 2020, Norton 2020, Oldenziel et al. 2020). Esta apresentação irá discutir o planeamento urbano de Lisboa após o impulso dado pelo ministro das Obras Públicas e Comunicações Duarte Pacheco no início da década de 1930 e o trabalho desenvolvido para Lisboa pelos arquitetos-urbanistas Alfred Agache e Étienne de Gröer. Apresentará também os resultados desta reflexão no projeto de investigação “Hi-BicLab - Laboratório de História das Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa”.

Em 1933, o ministro Duarte Pacheco encarregou Agache de elaborar um plano de urbanização da zona que se designaria como “Costa do Sol”. Seguindo a sugestão de Agache de estudar o problema de um “ângulo mais amplo”, a Costa do Sol tornou-se uma das extensões do novo plano de urbanização de Lisboa, estudado a partir de 1938 por um dos colaboradores de Agache, Etienne de Gröer. Tanto Agache como De Gröer, membros da Sociedade Francesa de Urbanistas e proponentes do conceito de cidade-jardim (com adaptações), partilharam ideias presentes na retórica anti urbana da ditadura de direita do Estado Novo português (1933-74), para a qual trabalharam, nomeadamente a necessidade de combater as densidades populacionais elevadas através da expansão urbana baseada na mobilidade rodoviária motorizada. As prescrições de Agache e De Gröer foram normativas e carregavam consigo os futuros usos sociais traduzidos no traçado da cidade, contribuindo para outras formas de injustiça na mobilidade quanto à cidade acessível e limpa (sem poluição atmosférica ou sonora) e quanto ao direito ao espaço público (Sousa, 2022).

O projeto de investigação Hi-BicLab trouxe novos insights sobre o que tem sido tornado invisível neste processo de se “vender” a mobilidade automóvel na capital portuguesa, não apenas em termos de opções sobre que dados considerar no planeamento urbano, estatísticas e nos discursos de outras fontes, mas também em termos do que foi preservado nos arquivos e do que foi construído na historiografia e nas perceções e imaginários sobre o passado de outras pessoas.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Páginas