Conferência

Como um Laboratório de História sobre mobilidade urbana ajuda a desmistificar as narrativas tecnológicas

O caso do planeamento urbano lisboeta no século XX e a experiência do projeto Hi-BicLab

Ciências ULisboa

Por M. Luísa Sousa (CIUHCT, DCSA FCT NOVA).

No início do século XX, os urbanistas e outros especialistas propuseram abordar o que consideravam uma crise urbana com medidas de expansão urbana que contribuíram para futuras crises de mobilidade e ordenamento do território baseadas na previsão e promoção do aumento da utilização de automóveis particulares (Sousa, 2022, Schipper e outros 2020, Norton 2020, Oldenziel et al. 2020). Esta apresentação irá discutir o planeamento urbano de Lisboa após o impulso dado pelo ministro das Obras Públicas e Comunicações Duarte Pacheco no início da década de 1930 e o trabalho desenvolvido para Lisboa pelos arquitetos-urbanistas Alfred Agache e Étienne de Gröer. Apresentará também os resultados desta reflexão no projeto de investigação “Hi-BicLab - Laboratório de História das Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa”.

Em 1933, o ministro Duarte Pacheco encarregou Agache de elaborar um plano de urbanização da zona que se designaria como “Costa do Sol”. Seguindo a sugestão de Agache de estudar o problema de um “ângulo mais amplo”, a Costa do Sol tornou-se uma das extensões do novo plano de urbanização de Lisboa, estudado a partir de 1938 por um dos colaboradores de Agache, Etienne de Gröer. Tanto Agache como De Gröer, membros da Sociedade Francesa de Urbanistas e proponentes do conceito de cidade-jardim (com adaptações), partilharam ideias presentes na retórica anti urbana da ditadura de direita do Estado Novo português (1933-74), para a qual trabalharam, nomeadamente a necessidade de combater as densidades populacionais elevadas através da expansão urbana baseada na mobilidade rodoviária motorizada. As prescrições de Agache e De Gröer foram normativas e carregavam consigo os futuros usos sociais traduzidos no traçado da cidade, contribuindo para outras formas de injustiça na mobilidade quanto à cidade acessível e limpa (sem poluição atmosférica ou sonora) e quanto ao direito ao espaço público (Sousa, 2022).

O projeto de investigação Hi-BicLab trouxe novos insights sobre o que tem sido tornado invisível neste processo de se “vender” a mobilidade automóvel na capital portuguesa, não apenas em termos de opções sobre que dados considerar no planeamento urbano, estatísticas e nos discursos de outras fontes, mas também em termos do que foi preservado nos arquivos e do que foi construído na historiografia e nas perceções e imaginários sobre o passado de outras pessoas.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Foto do logótipo da FCiências.ID

1 de julho, 14h00: CIÊNCIAS e a FCiências.ID convidam a sua comunidade científica a assistir à sessão de apresentação dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizados no âmbito dos Concursos Internos de Projetos de Investigação e Inovação de CIÊNCIAS.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminário Doutoral III (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Evolutiva), por João Miguel Moreno.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Alejandra Andrea Tapia Silva (Pontificia Universidad Católica de Chile).

Logótipo, data e local do evento

Com o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, o encontro será um palco de promoção e discussão do impacto científico, social, cultural e económico da investigação em Portugal.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Título/data do evento e vários objetos museológicos

Este curso visa fornecer uma visão atualizada do potencial das coleções museológicas para a investigação da biodiversidade. Mais especificamente, pretende apresentar estudos de caso sobre o valor dos museus e a utilização de coleções e espécimes no século XXI, utilizando novas tecnologias e métodos analíticos.

Título e local do evento

O evento visa promover o diálogo interdisciplinar sobre estruturas de proteínas, doenças conformacionais e tecnologias baseadas em proteínas.

Computabilidade na Europa (CiE) - uma série interdisciplinar de conferências internacionais organizada pela Associação Computabilidade na Europa (ACiE).

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

Orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa,

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Logótipo do evento

Physics Day é um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

2.ª edição do curso, com candidaturas até 18 de outubro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.