Conferência

Como um Laboratório de História sobre mobilidade urbana ajuda a desmistificar as narrativas tecnológicas

O caso do planeamento urbano lisboeta no século XX e a experiência do projeto Hi-BicLab

Ciências ULisboa

Por M. Luísa Sousa (CIUHCT, DCSA FCT NOVA).

No início do século XX, os urbanistas e outros especialistas propuseram abordar o que consideravam uma crise urbana com medidas de expansão urbana que contribuíram para futuras crises de mobilidade e ordenamento do território baseadas na previsão e promoção do aumento da utilização de automóveis particulares (Sousa, 2022, Schipper e outros 2020, Norton 2020, Oldenziel et al. 2020). Esta apresentação irá discutir o planeamento urbano de Lisboa após o impulso dado pelo ministro das Obras Públicas e Comunicações Duarte Pacheco no início da década de 1930 e o trabalho desenvolvido para Lisboa pelos arquitetos-urbanistas Alfred Agache e Étienne de Gröer. Apresentará também os resultados desta reflexão no projeto de investigação “Hi-BicLab - Laboratório de História das Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa”.

Em 1933, o ministro Duarte Pacheco encarregou Agache de elaborar um plano de urbanização da zona que se designaria como “Costa do Sol”. Seguindo a sugestão de Agache de estudar o problema de um “ângulo mais amplo”, a Costa do Sol tornou-se uma das extensões do novo plano de urbanização de Lisboa, estudado a partir de 1938 por um dos colaboradores de Agache, Etienne de Gröer. Tanto Agache como De Gröer, membros da Sociedade Francesa de Urbanistas e proponentes do conceito de cidade-jardim (com adaptações), partilharam ideias presentes na retórica anti urbana da ditadura de direita do Estado Novo português (1933-74), para a qual trabalharam, nomeadamente a necessidade de combater as densidades populacionais elevadas através da expansão urbana baseada na mobilidade rodoviária motorizada. As prescrições de Agache e De Gröer foram normativas e carregavam consigo os futuros usos sociais traduzidos no traçado da cidade, contribuindo para outras formas de injustiça na mobilidade quanto à cidade acessível e limpa (sem poluição atmosférica ou sonora) e quanto ao direito ao espaço público (Sousa, 2022).

O projeto de investigação Hi-BicLab trouxe novos insights sobre o que tem sido tornado invisível neste processo de se “vender” a mobilidade automóvel na capital portuguesa, não apenas em termos de opções sobre que dados considerar no planeamento urbano, estatísticas e nos discursos de outras fontes, mas também em termos do que foi preservado nos arquivos e do que foi construído na historiografia e nas perceções e imaginários sobre o passado de outras pessoas.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Mini-simpósio por Mathieu Chardon (Northwestern University, Feinberg School of Medicine, Chicago) e Yasin Dhaher (UT Southwestern Medical Center)

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Por Omiros Papaspiliopoulos, (Department of Decision Sciences, Bocconi University). 

Lisbon AI Seminar, por Klaus Gärtner (CFCUL/RG2).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Adán Corcho (Universidad de Córdoba).

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Reasoning Seminar, por Joseph Berkovitz (Institute for the History and Philosophy of Science and Technology and Philosophy Department University of Toronto).

Celebração prospetiva das Ciências Matemáticas em Portugal 50 anos após o 25 de abril

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Workshop no âmbito do projeto EVORISE, por Kevin Mitchell (Smurfit Institute of Genetics and Institute of Neuroscience, Trinity College Dublin) e Luís Pessoa (Department of Psychology, University of Maryland).

Candidaturas até 19 de junho.

The topics of the conference include (but are not limited to) classical and quantum integrable systems, complex geometry of moduli spaces, automorphic forms and their applications to number theory.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Inscrição (taxa reduzida) até 20 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Escola de verão com um programa muito diversificado, com especialistas em vários tópicos, que vão falar sobre formas de olhar para o nosso planeta de uma forma integrada, juntando conhecimentos de várias disciplinas.

Are you a BSc or MSc student interested in Soft Matter, Non-linear Dynamics and Waves or Particle Physics?

Páginas