Quintas do MARE

Microplásticos nos oceanos: a ameaça invisível

Sala 6.2.43, FCUL, Lisboa

Paula Sobral
MARE-FCT UNL

Os microplásticos representam uma ameaça para o ambiente marinho e são hoje reconhecidos como um problema global. Nesta palestra serão apresentados resultados do trabalho recente desenvolvido em Portugal sobre microplásticos e contaminantes associados, bem como iniciativas que visam reduzir o lixo marinho e os seus impactos nos meios aquáticos, envolvendo diferentes setores da sociedade. Os microplásticos estão presentes na coluna de água, à superfície e nos fundos marinhos em todo o mundo, e provém principalmente de atividades terrestres relacionadas com os hábitos de consumo, deficiente gestão de resíduos e comportamentos desadequados. Invisíveis ao olho humano, estas partículas são confundidas com alimentos e ingeridas por muitos grupos de organismos marinhos. Os plásticos adsorvem compostos orgânicos persistentes presentes na água e libertam aditivos tóxicos incorporados na produção. Estes compostos são bioacumuláveis e podem potencialmente ser transferidos ao longo da cadeia trófica, e atingir as populações humanas que consomem produtos do mar, um risco que necessita ser avaliado.

Assista em direto!

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

João Paulo Marques dos Santos apresenta a dissertação "Deteção de malware de nova geração e sua mitigação".

Este programa é dirigido a alunos que frequentem, no presente ano letivo, o 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade.

Applications until May 26, to Simão Luz - please find more information here.

The aim of this meeting is to stimulate interaction between people, who are working in higher structures interpreted in the broad sense (to mean higher stacks, L-infinity- and A-infinity-algebras, Batalin-Vilkovisky algebras, higher category theory, operad theory and relat

Gathering excellence where Cameron excels: Combinatorics, Groups, Model Theory, Number Theory, Semigroups, Statistics, and more...

Bartosz Tylkowski, PhD

Por Ruy de Queiroz (Universidade Federal de Pernambuco).

Por David García-García (Grupo de Física Matemática - Universidade de Lisboa).

Workshop associado à Conferência "All Kinds of Mathematics Remind me of You".

Por Ali Mohammadian (School of Mathematics, Institute for Research in Fundamental Sciences - IPM, Tehran, Iran).

This meeting is part of a series of successful field symposiums that started in the early 2000’s. The meeting in Lisbon and the Algarve (3-7 September 2017) will follow this tradition and will provide an opportunity for fruitful scientific discussions. On top of all t

The aim of the EMAPI 2017 is to promote the opportunity to share findings and experiences - research, management, and policy - with professionals from around the world.

Optimization 2017 is the ninth edition of a series of Optimization international conferences held every three or four years, in Portugal.

Submissão de propostas a decorrer até 07 de setembro de 2017 (12:00 CET).

O encontro, a decorrer de 20 a 22 de setembro de 2017, tem como tópicos principais o desenvolvimento de técnicas instrumentais avançadas, a proteómica, a metabolómica, a análise de pequenas moléculas, e a espectrometria de massa estrutural e nativa.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 02 de outubro de 2017.

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking.

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

The European Symposium on Nanofluids (ESNf) will be a series of international conferences to be organized in Europe and the very first one (1st ESNf) will be held in Lisbon, Portugal during 8-10 October 2017.

A iniciativa conta com a participação de Henrique Leitão (FCUL), decorrendo as expressões de interesse até 12 de maio de 2017.

Abstract submission deadline: 31st July 2017

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

The objective of the symposium is to present new approaches to deal with Big Data Applications in finance, retail and commerce bringing together professionals from companies in these areas and researchers who generate sound methods and tools to handle such data.

ECCA 2017 will be a unique meeting place where the people driving climate adaptation on the ground, from business, civil society and national and local governments, can share ideas and experience with the world’s leading researchers and policymakers.