Einstein, Eddington, e o/ and the Eclipse: Impressões de Viagem / Travel Impressions é um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. A apresentação da segunda edição expandida contará com a presença das autoras e do editor da Chili com Carne, Marcos Farrajota, e com o comentário do crítico e investigador Pedro Moura, o ilustrador e autor Miguel Santos e o cientista Federico Herrera.
A banda desenhada toma a correspondência de Arthur Eddington trocada com sua mãe, irmã e o Observatório Astronómico de Lisboa antes, durante e após a sua expedição à Ilha do Príncipe para observar o eclipse solar total de 1919, como ponto de partida para uma narrativa gráfica de contornos experimentais e impressionistas. Focando-se na teia de atores humanos e não-humanos envolvidos nesta expedição – pessoas conhecidas e desconhecidas, animais, plantas, factores ambientais e afetivos – a BD estabelece uma relação intertextual com o ensaio teórico sobre as implicações científicas, políticas e sociais dessa viagem cujos resultados confirmaram a revolucionária teoria da relatividade de Einstein. As “impressões” da viagem assumem um duplo significado, referindo-se ao relato de Eddington por palavras e às marcas nas páginas, alusivas à presença material dos lugares visitados.
A segunda edição que se apresenta contém 16 novas páginas de BD, que resultam do progresso da investigação histórica e da continuação da reflexão artística.
O ensaio e a BD são bilingues, em Português e Inglês, as duas principais línguas usadas durante a expedição.