Seminário

Classificações Internas de 3.º Período às Disciplinas dos CCH - Será que cada Disciplina tem o seu Próprio "ADN"?

Sala 6.1.27, FCUL, Lisboa

Por Luísa Canto e Castro Loura (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal).

Na sequência de um estudo sobre as classificações dadas pelos professores do ensino secundário, no final do ano letivo, aos cerca de 50 mil alunos que frequentam cada ano curricular dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) em escolas públicas, constatou-se uma clara semelhança nas respetivas distribuições, por disciplina e por género, tanto ao longo dos três anos curriculares como quando se confrontaram dois anos letivos distintos (2012/13 e 2015/16). Tudo parece passar-se como se, fixada a disciplina, todos os professores que a lecionam tenham um mesmo padrão na atribuição das classificações no final do ano letivo. No caso da Matemática, por exemplo, o número de professores que lecionam nos CCH é, aproximadamente, 5 mil. Não sendo credível assumir que todos adotam um mesmo padrão, independentemente de quão bem preparados estão os alunos que recebem, qual será a possível génese deste fenómeno de regularidade estatística?

Com esta apresentação pretende-se, por um lado, suscitar o interesse pela procura de respostas à questão anterior e, por outro, refletir sobre quais as medidas de divergência entre distribuições que poderão ser as mais adequadas para efeitos de análises comparativas neste contexto específico.

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.