60 Minutos de Ciência

Terá sido o sismo de 1755 o prenúncio do fecho do Oceano Atlântico?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

No dia 1 de novembro de 1755 um sismo de grande magnitude e subsequente tsunami atingiram Portugal. Em 1969, um outro sismo de grande magnitude voltou a ocorrer na Margem Continental Portuguesa. Estes dois fenómenos naturais desencadearam uma série de eventos que iriam contribuir para o desenvolvimento da Teoria da Tectónica de Placas. Segundo esta teoria, a superfície da Terra é constituída por grandes placas tectónicas rígidas que se movem umas em relação às outras, sendo que os sismos e uma parte significativa da atividade geológica ocorre nas suas fronteiras. Neste contexto, também se sabe que existem margens passivas (Tipo Atlântico), que se geram quando os supercontinentes como a Pangaea se fragmentam e nascem novos oceanos, e margens ativas (Tipo Pacífico), que levam ao fecho destes oceanos. O processo cíclico de formação e destruição de oceanos denomina-se de Ciclo de Wilson. Um dos enigmas atuais da Teoria da Tectónica de Placas é o de saber como se processa a transformação de uma margem passiva numa margem ativa (invertendo o Ciclo de Wilson). A Margem Continental Portuguesa parece estar a passar precisamente por este processo de transformação. Se tal acontecer o oceano Atlântico poderá vir a fechar dando origem a um novo supercontinente denominado Aurica.


Nota biográfica: João C. Duarte é licenciado em Geologia e Recursos Naturais em 2005 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Mestre em Cartografia Geológica em 2007 na Universidade de Évora. Doutor em Geologia (Especialidade Geodinâmica Interna) em 2012 na Universidade de Lisboa. PosDoc na Universidade de Monash, Melbourne Austrália entre 2011 e 2014. Em 2015, investigador na Universidade de Monash. Durante 2016, investigador do Instituto Dom Luiz na FCUL. Desde Dezembro de 2016, Investigador FCT na FCUL (Instituto Dom Luiz e Departamento de Geologia). Desde 2016, coordenador Grupo de Geologia Marinha e Geofísica do Instituto Dom Luiz. Membro da direção da Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural da European Geosciences Union como representante dos investigadores em início de carreira (desde 2015).

Prémios: 

  • IPGP (Institute de Physique du Globe de Paris) Foreign PhD Student Award, 2011;
  • Discovery Early Career Researcher Award (DECRA) do Australian Research Council, 2015;
  • Arne Richter Award for Outstanding Early Career Scientists da EGU (European Geosciences Union), 2017.

2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Por Jean Lagacé (University College, London).

Hermínio Miguel Sobral Tavares defende a dissertação "A Know Your Customer solution over the Portuguese Citizenship Card".

Tânia Gomes Lucas defende a tese "Protein misfolding and cellular responses in metabolic disorders".

A iniciativa procura dar a conhecer a diversidade e importância destes insetos, bem como as ferramentas básicas para a realização da sua identificação.

Por Jaime Silva (CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto).

Comemorações dos 50 anos da chegada à Lua

No dia 20 de julho, 50 anos depois da primeira pegada humana na Lua, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Museu da Presidência da República (MPR) associam-se para oferecer uma noite ao luar nos jardins do Palácio de Belém.

Exibição do filme realizado por Damien Chazelle. A projeção será acompanhada dos comentários de Rui Agostinho (Ciências ULisboa / Observatório Astronómico de Lisboa).

Concurso para a Criação de Novos Colégios Interdisciplinares da ULisboa

Está aberto até 21 de julho de 2019 o concurso para a criação de Colégios da Universidade de Lisboa para o período de 2019-2022.

João Paulo Leonardo Cordeniz defende a dissertação "Aplicação de Estimadores Robustos de Localização e Escala em Cartas de Controlo de Qualidade".

Orientação: Maria Isabel Barão.

Curso de verão "Amostragem e Identificação de Insetos"

Pretende-se proporcionar aos participantes uma formação intensiva sobre a diversidade e identificação de insetos da fauna portuguesa, com uma componente teórica e laboratorial para triagem e identificação de amostras até à categoria taxonómica da Ordem na primeira parte do curs

O programa Ser Cientista é dirigido a alunos que frequentem, no presente ano letivo, o 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade.

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento.

Doutorando: Tiago Wolfram Nunes Santos Hirth.

Eduardo Manuel Lopes Camões defende a dissertação "A segurança social e os planos de pensões privados em Portugal".

Cartaz do Seminário "Microbiome Research: what does this mean for the future of food and healthy diets"

O Colégio Food, Farming and Forestry (F3) convidou Rob Knight, um dos mais galardoados especialistas mundiais no estudo dos microbiomas, para um Seminário sobre "Microbiome Research: what does this mean for the future of food and healthy diets".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Rodrigo Nuno Mendes Antunes defende a tese "Experimental and numerical study on MFI-ZSM-5 zeolite membranes for tritium separation and recovery in nuclear fusion reactors".

Manuel Pedro Martins defende a dissertação "As PPP em Portugal - Uma estimativa do número de passageiros para o metro sul do Tejo".

XXII Symposium of Cryptogamic Botany

The XXII Symposium of Cryptogamic Botany will take place in Lisbon from the 24th to 26th of July 2019.

Por Lifeng Zhao (University of Science and Technology of China).

Por Claudia Lederman (Universidad de Buenos Aires and IMAS - CONICET).

Ana Sofia Monteiro Araújo Soares defende a tese "Métodos paramétricos de screening em classificação supervisionada na presença de populações assimétricas".

Por Ruy Coimbra Charão (Federal University of Santa Catarina).

15th European Ecological Federation (EEF) Congress

The overarching theme of this conference, Embedding Ecology in Sustainable Development Goals, is intended to promote discussions and interactions on how to integrate basic and applied ecological research, and their trans-disciplinarily impacts, for the eff

Prémio Universidade de Lisboa 2019

Estão abertas, até 30 de julho de 2019, as candidaturas ao Prémio Universidade de Lisboa 2019.

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Páginas