60 Minutos de Ciência

Terá sido o sismo de 1755 o prenúncio do fecho do Oceano Atlântico?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

No dia 1 de novembro de 1755 um sismo de grande magnitude e subsequente tsunami atingiram Portugal. Em 1969, um outro sismo de grande magnitude voltou a ocorrer na Margem Continental Portuguesa. Estes dois fenómenos naturais desencadearam uma série de eventos que iriam contribuir para o desenvolvimento da Teoria da Tectónica de Placas. Segundo esta teoria, a superfície da Terra é constituída por grandes placas tectónicas rígidas que se movem umas em relação às outras, sendo que os sismos e uma parte significativa da atividade geológica ocorre nas suas fronteiras. Neste contexto, também se sabe que existem margens passivas (Tipo Atlântico), que se geram quando os supercontinentes como a Pangaea se fragmentam e nascem novos oceanos, e margens ativas (Tipo Pacífico), que levam ao fecho destes oceanos. O processo cíclico de formação e destruição de oceanos denomina-se de Ciclo de Wilson. Um dos enigmas atuais da Teoria da Tectónica de Placas é o de saber como se processa a transformação de uma margem passiva numa margem ativa (invertendo o Ciclo de Wilson). A Margem Continental Portuguesa parece estar a passar precisamente por este processo de transformação. Se tal acontecer o oceano Atlântico poderá vir a fechar dando origem a um novo supercontinente denominado Aurica.


Nota biográfica: João C. Duarte é licenciado em Geologia e Recursos Naturais em 2005 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Mestre em Cartografia Geológica em 2007 na Universidade de Évora. Doutor em Geologia (Especialidade Geodinâmica Interna) em 2012 na Universidade de Lisboa. PosDoc na Universidade de Monash, Melbourne Austrália entre 2011 e 2014. Em 2015, investigador na Universidade de Monash. Durante 2016, investigador do Instituto Dom Luiz na FCUL. Desde Dezembro de 2016, Investigador FCT na FCUL (Instituto Dom Luiz e Departamento de Geologia). Desde 2016, coordenador Grupo de Geologia Marinha e Geofísica do Instituto Dom Luiz. Membro da direção da Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural da European Geosciences Union como representante dos investigadores em início de carreira (desde 2015).

Prémios: 

  • IPGP (Institute de Physique du Globe de Paris) Foreign PhD Student Award, 2011;
  • Discovery Early Career Researcher Award (DECRA) do Australian Research Council, 2015;
  • Arne Richter Award for Outstanding Early Career Scientists da EGU (European Geosciences Union), 2017.

2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Edgar Tito Matias Oliveira Martins defende a dissertação "Recolha de Cyberthreat Open Source Intelligence usando técnicas de correlação de informação".

Por Paulo Oliva (Queen Mary, University of London).

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Pedro Miguel dos Santos Pinto defende a tese "Proof mining with the bounded functional interpretation".

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

Por André Abath (Universidade Federal Minas Gerais Belo Horizonte).

O evento conta com a participação de Thibault Langlois (Ciências ULisboa), que irá apresentar o tema "Deep Learning: over-view and examples of applications in O&G engineering".

Logótipo associado à frase "CASE STUDY RESISTIR", sobre um fundo branco

A emergência de "hospitais inteligentes" proporciona a oportunidade para a implementação na área das doenças infecciosas dos novos sistemas de medicina preditiva, personalizada, preventiva e participativa (P4 Medicine).

Mariana Marques, do cE3c, contribuiu para esta obra com fotografias de mamíferos obtidas através de armadilhagem fotográfica, no âmbito da sua tese de mestrado.

Por Joana Nunes da Costa (Universidade de Coimbra).

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Rodrigo Arimura Osawa defende a tese "Degradação de contaminantes emergentes: um estudo por espectrometria de massa e outras técnicas analíticas".

Imagem de uma sweatshirt azul, com o logótipo estampado do Programa Erasmus +

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2019.

Diogo Miguel dos Santos Martins defende a dissertação "Assessment of the spatio-temporal variability and estimation accuracy of drought indices and evapotranspiration".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

A iniciativa visa estreitar as relações entre investigação, produtores e consumidores através da agroecologia.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

As provas, requeridas por Miguel Brás de Carvalho, decorrem nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

No dia 18 de outubro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Statistical modeling of extremes".

A iniciativa conta com a participação de Diana Prata (Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, FCUL / King’s College, London UK / ISCTE, Lisbon, Portugal), que irá debater o tema "The neurobiology of morality: the role of oxytocin".

Logótipo da IAESTE, acompanhado de imagens de jovens

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades intervenientes)

Are you a ULisboa student and do you consider yourself a problem solver? Do you want to know more about innovation and entrepreneurship and experience it hands on?

VI Feira da Matemática

Dois dias repletos de atividades científicas, culturais e educativas dirigidas a todos os públicos.

Páginas