Exposição

The Eagle Has Landed - Viagens à Lua

Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa

Capa do catálogo da Exposição "The Eagle Has Landed - Viagens à Lua" / Capa Diário de Notícias (21 de julho de 1969)

A exposição The Eagle Has Landed - Viagens à Lua comemora o meio século da alunagem da Missão Apollo 11. O momento em que, pela primeira vez, um ser humano pisou a superfície da Lua é aqui abordado de uma forma integrada, sob o signo dos nossos três tempos clássicos: passado, presente e futuro.

Tomando a década de 1960 como o presente desta exposição, selecionou-se para o seu passado, primeiro, um conjunto de observações científicas sobre a Lua que marcaram o nosso entendimento sobre o funcionamento do universo e, depois, um grupo de futuros então imaginados por escritores.

O tempo presente da Apollo 11 move-se no contexto da Guerra Fria: nos bastidores do Sputnik e da alunagem desenrolam-se rivalidades e negociações políticas, jogos de guerra e tentativas de hegemonia mundial. Neste pano de fundo, movem-se os projetos espaciais soviético e americano, mistos de investigação tecnocientífica, de grandes financiamentos governamentais e de propaganda política.

A 50 anos de distância, contudo, muito dos debates que então tiveram lugar, continuam a ecoar. Limites, controle social da tecnociência, ética, financiamentos, compromissos, responsabilidade social de cientistas e engenheiros permanecem temas bem vivos.

Após a sua passagem pela Biblioteca da FCT NOVA, a exposição chega a Ciências ULisboa, estando patente ao público na Galeria Ciências - Edifício C4.


A inauguração das exposições E3 e The Eagle Has Landed será feita em conjunto no Átrio do Edifício C6, pelas 17h00 do dia 19 de dezembro de 2019, ocasião em que será também apresentado o novo livro associado à exposição E3, Impressões de Viagem/Travel Impressions.

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.