The Eagle Has Landed - Viagens à Lua

Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa das exposições "The Eagle Has Landed" e "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

A exposição The Eagle Has Landed - Viagens à Lua comemora o meio século da alunagem da Missão Apollo 11. O momento em que, pela primeira vez, um ser humano pisou a superfície da Lua é aqui abordado de uma forma integrada, sob o signo dos nossos três tempos clássicos: passado, presente e futuro.

Tomando a década de 1960 como o presente desta exposição, selecionou-se para o seu passado, primeiro, um conjunto de observações científicas sobre a Lua que marcaram o nosso entendimento sobre o funcionamento do universo e, depois, um grupo de futuros então imaginados por escritores.

O tempo presente da Apollo 11 move-se no contexto da Guerra Fria: nos bastidores do Sputnik e da alunagem desenrolam-se rivalidades e negociações políticas, jogos de guerra e tentativas de hegemonia mundial. Neste pano de fundo, movem-se os projetos espaciais soviético e americano, mistos de investigação tecnocientífica, de grandes financiamentos governamentais e de propaganda política.

A 50 anos de distância, contudo, muito dos debates que então tiveram lugar, continuam a ecoar. Limites, controle social da tecnociência, ética, financiamentos, compromissos, responsabilidade social de cientistas e engenheiros permanecem temas bem vivos.

Após a sua passagem pela Biblioteca da FCT NOVA, a exposição chega a Ciências ULisboa, onde estará patente ao público até 17 de fevereiro de 2020 (Galeria Ciências - Edifício C4).

A inauguração das exposições E3 e The Eagle Has Landed será feita em conjunto no Átrio do Edifício C6, pelas 17h00 do dia 19 de dezembro de 2019, ocasião em que será também apresentado o novo livro associado à exposição E3, Impressões de Viagem/Travel Impressions.

António Manuel Rodrigues Manso defende a tese "Populações Baseadas em Multisets para Algoritmos Evolutivos".

Vera Lúcia Duarte Guerreiro defende a dissertação "Monitorização e medidas de gestão de Auchenorrhyncha em pomares de prunóideas na Beira Interior: estudo de caso de Asymmetrasca decedens".

Júri das provas:

Fotografia de saída de campo de alunos de Geologia

Adiamento das matrículas e da formação para datas a anunciar, motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Univers

Imagem ilustrativa da Call for Projects, acompanhada dos logótipos das várias instituições participantes

O ScienceIN2Business está de volta e melhor do que nunca com novos programas e o apoio excecional dos nossos parceiros @Armilar Ventures, @Frontier IP e @ISEG.

As provas, requeridas por Rui Afonso Bairrão da Rosa, decorrem nos dias 27 e 28 de abril de 2020.

Logótipo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sobre um fundo branco

Os recentes desenvolvimentos relacionados com a pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, sobretudo as medidas de contenção que estão a ser tomadas em todo o país, obrigaram as instituições de ensino superior e de investigação a fechar portas temporariamente.

Logótipo e informações associadas às candidaturas

Candidaturas de 15 a 30 de abril de 2020.

O curso pretende fornecer as ferramentas necessárias para que o investigador na área da saúde consiga desenvolver autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica utilizando a metodologia estatística apropriada.

Imagem ilustrativa do concurso de fotografia, acompanhada de várias informações úteis (título, data, participantes e entidade organizadora)

Concurso de fotografia, dirigido a todos os alunos, docentes e funcionários de Ciências ULisboa, com candidaturas a decorrer até 06 de maio de 2020.

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa

FCT: Concurso para projetos de I&D a decorrer de 31 de março a 28 de maio de 2020.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Logótipo da iniciativa, associado a uma fotografia de Lisboa

No seguimento da 1.ª conferência (ICUR2016), serão abordados temas relacionados com a gestão, avaliação e mitigação de riscos naturais e tecnológicos, assim como o seu impacto na saúde e nas sociedades.

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Fotografia de uma formação rochosa

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e datas)

PANIC2020 will be held in Lisbon from August 31 to September 4, 2020.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha