Exposição

The Eagle Has Landed - Viagens à Lua

Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa

Capa do catálogo da Exposição "The Eagle Has Landed - Viagens à Lua" / Capa Diário de Notícias (21 de julho de 1969)

A exposição The Eagle Has Landed - Viagens à Lua comemora o meio século da alunagem da Missão Apollo 11. O momento em que, pela primeira vez, um ser humano pisou a superfície da Lua é aqui abordado de uma forma integrada, sob o signo dos nossos três tempos clássicos: passado, presente e futuro.

Tomando a década de 1960 como o presente desta exposição, selecionou-se para o seu passado, primeiro, um conjunto de observações científicas sobre a Lua que marcaram o nosso entendimento sobre o funcionamento do universo e, depois, um grupo de futuros então imaginados por escritores.

O tempo presente da Apollo 11 move-se no contexto da Guerra Fria: nos bastidores do Sputnik e da alunagem desenrolam-se rivalidades e negociações políticas, jogos de guerra e tentativas de hegemonia mundial. Neste pano de fundo, movem-se os projetos espaciais soviético e americano, mistos de investigação tecnocientífica, de grandes financiamentos governamentais e de propaganda política.

A 50 anos de distância, contudo, muito dos debates que então tiveram lugar, continuam a ecoar. Limites, controle social da tecnociência, ética, financiamentos, compromissos, responsabilidade social de cientistas e engenheiros permanecem temas bem vivos.

Após a sua passagem pela Biblioteca da FCT NOVA, a exposição chega a Ciências ULisboa, estando patente ao público na Galeria Ciências - Edifício C4.


A inauguração das exposições E3 e The Eagle Has Landed será feita em conjunto no Átrio do Edifício C6, pelas 17h00 do dia 19 de dezembro de 2019, ocasião em que será também apresentado o novo livro associado à exposição E3, Impressões de Viagem/Travel Impressions.