Andamentos da Ciência

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 19 de outubro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Nuno Neves (Professor Catedrático no Departamento de Informática de Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e do orador
  • 17h05 - Intervenção de Nuno Neves
  • 17h30 - Perguntas do público

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Mais do que em qualquer altura no passado, a utilização de sistemas computacionais, como telemóveis e computadores, é preponderante nas nossas vidas, criando uma enorme dependência no seu correto funcionamento. Esta maior dependência realça o valor crescente da segurança informática associada a estes sistemas de forma a torná-los menos vulneráveis a ataques. As notícias acerca de ataques informáticos que foram bem-sucedidos, tão frequentemente descritos na imprensa, são disso prova irrefutável. Os exemplos mais recentes incluem a divulgação de informação pessoal de mais de 1,5 milhões de clientes da TAP ou a venda na dark web de centenas de documentos secretos/confidenciais enviados pela NATO para Portugal.

Nesta conversa abordaremos três questões relacionadas com este tema:

  1. O que é uma vulnerabilidade em informática? Qualquer um dos ataques divulgados resultou de um agente malicioso ter conseguido explorar com sucesso um erro (vulnerabilidade) no sistema computacional.
  2. Porque não conseguimos eliminar estas vulnerabilidades? Tendo em consideração a sofisticação atual das ferramentas computacionais, deveria ser possível construir programas sem vulnerabilidades e impermeáveis a intrusões maliciosas.
  3. Dado que errar é humano, será que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá eliminar estas vulnerabilidades, abrindo a porta a uma nova era em que a ocorrência de ataques informáticos seja apenas uma memória distante?

Biografia de Nuno Neves

Nuno Neves

Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorou-se em Ciência da Computação (Computer Science) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA. Fez a Agregação no ramo de Informática, especialidade de Ciências da Computação, pela FCUL.

Investiga na área da segurança e confiabilidade em sistemas distribuídos, com aplicações que incluem as infraestruturas críticas, a computação em nuvem, e os ambientes com dispositivos móveis. É autor de mais de 120 artigos científicos internacionais, e tem liderado e participado regularmente em projetos internacionais e nacionais nos seus temas de interesse.

Atualmente preside ao IEEE Computer Society Technical Committee on Dependable Computing and Fault Tolerance, e integra o Conselho Coordenador da unidade de investigação LASIGE, onde lidera o grupo de investigação Navigators. É co-investigador principal no projeto SEAL, relacionado com a segurança do software de aplicações clínicas, e participa no projeto Europeu XIVT (eXcellence in Variant Testing). O seu trabalho de investigação foi premiado em diversas ocasiões, por exemplo, com o Prémio Científico IBM e o Prémio Test-of-Time no IEEE DSN.

17h00
Título/data do evento e fotografia do orador

Encontro Scientia, por Martin Beal (cE3c - Conservation in Socio-Ecological Systems).

Títulos das palestras e data

Palestras públicas da conferência Cosmoverse@Lisbon

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Xavier Rodrigues (European Southern Observatory, Germany).

CELab PhD Seminar, por Artur Czeszumski (Ernst-Strüngmann Institute for Neuroscience, Frankfurt).

Logótipo da iniciativa e prazo de candidatura

Candidaturas até 02 de junho.

In this course we will provide advanced hands-on training on some of the most used technological tools in field biology.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Vinícius Jonas de Aguiar (CFCUL/GI3).

Inscrições abertas até 6 de junho.

A joint organization between Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy) and Teresa Monteiro Fernandes (CMAFcIO, FCUL, Portugal).

Título e data do evento, sobre fotografia de paisagem polar

Neste evento, a elite mundial de exploradores e cientistas partilhará com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas missões que prometem revolucionar o futuro do espaço, dos oceanos e do planeta.

A short course by Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy).

Fotografia do mar, titulo dos cursos e logótipos das entidades promotoras

Brevemente serão disponibilizados mais 6 cursos, estando já previsto um na área da Biotecnologia Marinha, programado para início de outubro.

Título do evento e representação de átomo

O principal objetivo desta formação é capacitar doutorandos e doutorados de instituições de ensino superior e centros de investigação para os temas de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, permitindo-lhes perceber de que forma podem potenciar ainda mais o impacto gerado pelo

Colóquio de Matemática, por Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, FCUL).

Sessão no âmbito do Lisbon Workshop Series.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Título do evento e fotografia de participantes numa sessão

O prazo de submissão de resumos termina no dia 30 de abril.

Logótipo da iniciativa e fotografia de dois investigadores

Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível.

Título do evento e fotografia de utilizador de computador

Curso com candidaturas a decorrer.

Título do evento e fotografia de dois estudantes

Candidaturas para estudantes regulares da ULisboa até 28 de março de 2023.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 10.ª edição decorrem até 30 de junho de 2023.

Título/data do evento, logótipo da Rede MAR e fotografia do mar

Applications from 01 June to 15 June 2023.

As candidaturas estão abertas até 26 de maio de 2023.

Logótipo do programa, sobre um fundo amarelo

Inscrições para Monitores até 31 de maio.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

Páginas