Andamentos da Ciência

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 19 de outubro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Nuno Neves (Professor Catedrático no Departamento de Informática de Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e do orador
  • 17h05 - Intervenção de Nuno Neves
  • 17h30 - Perguntas do público

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Mais do que em qualquer altura no passado, a utilização de sistemas computacionais, como telemóveis e computadores, é preponderante nas nossas vidas, criando uma enorme dependência no seu correto funcionamento. Esta maior dependência realça o valor crescente da segurança informática associada a estes sistemas de forma a torná-los menos vulneráveis a ataques. As notícias acerca de ataques informáticos que foram bem-sucedidos, tão frequentemente descritos na imprensa, são disso prova irrefutável. Os exemplos mais recentes incluem a divulgação de informação pessoal de mais de 1,5 milhões de clientes da TAP ou a venda na dark web de centenas de documentos secretos/confidenciais enviados pela NATO para Portugal.

Nesta conversa abordaremos três questões relacionadas com este tema:

  1. O que é uma vulnerabilidade em informática? Qualquer um dos ataques divulgados resultou de um agente malicioso ter conseguido explorar com sucesso um erro (vulnerabilidade) no sistema computacional.
  2. Porque não conseguimos eliminar estas vulnerabilidades? Tendo em consideração a sofisticação atual das ferramentas computacionais, deveria ser possível construir programas sem vulnerabilidades e impermeáveis a intrusões maliciosas.
  3. Dado que errar é humano, será que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá eliminar estas vulnerabilidades, abrindo a porta a uma nova era em que a ocorrência de ataques informáticos seja apenas uma memória distante?

Biografia de Nuno Neves

Nuno Neves

Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorou-se em Ciência da Computação (Computer Science) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA. Fez a Agregação no ramo de Informática, especialidade de Ciências da Computação, pela FCUL.

Investiga na área da segurança e confiabilidade em sistemas distribuídos, com aplicações que incluem as infraestruturas críticas, a computação em nuvem, e os ambientes com dispositivos móveis. É autor de mais de 120 artigos científicos internacionais, e tem liderado e participado regularmente em projetos internacionais e nacionais nos seus temas de interesse.

Atualmente preside ao IEEE Computer Society Technical Committee on Dependable Computing and Fault Tolerance, e integra o Conselho Coordenador da unidade de investigação LASIGE, onde lidera o grupo de investigação Navigators. É co-investigador principal no projeto SEAL, relacionado com a segurança do software de aplicações clínicas, e participa no projeto Europeu XIVT (eXcellence in Variant Testing). O seu trabalho de investigação foi premiado em diversas ocasiões, por exemplo, com o Prémio Científico IBM e o Prémio Test-of-Time no IEEE DSN.

17h00

RSS Meetup, por Nuno Lopes (IST, ULisboa).

Earth Systems Seminar, por Ana Machado (DEGGE/IDL).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Henrique Leitão (DHFC-FCUL, PI RUTTER ERC AdG).

Logótipo do evento

No dia 04 de abril, pelas 14h30, será gravado um episódio em direto do podcast "A Escala do Clima" de Filipe Duarte Santos (Professor Jubilado de CIÊNCIAS).

A iniciativa, promovida pela Rede Campus Sustentável (da qual CIÊNCIAS faz parte), é direcionada para o incentivo à colaboração entre as pessoas que pertencem a estruturas existentes ou em fase de constituição.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

Fotografia de aluna

Uma iniciativa aberta a toda a comunidade académica da ULisboa.

Título/data/local do evento e fotografia aérea de vias urbanas

Conferência da redeMOV, por Gabriel Costa Valença.

Logótipo CIE

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Edição anterior da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de CIÊNCIAS, a decorrer nos dias 08 e 09 de abril.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Neves (CFTC).

RSS Meetup, por Rodrigo Bruno (IST, ULisboa).

Título do evento

A collaborative initiative supported by five Portuguese research centers, aimed at strengthening and connecting the geometry research community in Portugal.

Equipa da Raiz Vertical Farms

Uma Experiência Única sobre Agricultura Urbana e Energia Renovável.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Amidou Sorgho (Instituto de Astrofísica de Andalucía - IAA-CSIC, Spain).

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Páginas