Andamentos da Ciência

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 19 de outubro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Nuno Neves (Professor Catedrático no Departamento de Informática de Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e do orador
  • 17h05 - Intervenção de Nuno Neves
  • 17h30 - Perguntas do público

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Mais do que em qualquer altura no passado, a utilização de sistemas computacionais, como telemóveis e computadores, é preponderante nas nossas vidas, criando uma enorme dependência no seu correto funcionamento. Esta maior dependência realça o valor crescente da segurança informática associada a estes sistemas de forma a torná-los menos vulneráveis a ataques. As notícias acerca de ataques informáticos que foram bem-sucedidos, tão frequentemente descritos na imprensa, são disso prova irrefutável. Os exemplos mais recentes incluem a divulgação de informação pessoal de mais de 1,5 milhões de clientes da TAP ou a venda na dark web de centenas de documentos secretos/confidenciais enviados pela NATO para Portugal.

Nesta conversa abordaremos três questões relacionadas com este tema:

  1. O que é uma vulnerabilidade em informática? Qualquer um dos ataques divulgados resultou de um agente malicioso ter conseguido explorar com sucesso um erro (vulnerabilidade) no sistema computacional.
  2. Porque não conseguimos eliminar estas vulnerabilidades? Tendo em consideração a sofisticação atual das ferramentas computacionais, deveria ser possível construir programas sem vulnerabilidades e impermeáveis a intrusões maliciosas.
  3. Dado que errar é humano, será que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá eliminar estas vulnerabilidades, abrindo a porta a uma nova era em que a ocorrência de ataques informáticos seja apenas uma memória distante?

Biografia de Nuno Neves

Nuno Neves

Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorou-se em Ciência da Computação (Computer Science) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA. Fez a Agregação no ramo de Informática, especialidade de Ciências da Computação, pela FCUL.

Investiga na área da segurança e confiabilidade em sistemas distribuídos, com aplicações que incluem as infraestruturas críticas, a computação em nuvem, e os ambientes com dispositivos móveis. É autor de mais de 120 artigos científicos internacionais, e tem liderado e participado regularmente em projetos internacionais e nacionais nos seus temas de interesse.

Atualmente preside ao IEEE Computer Society Technical Committee on Dependable Computing and Fault Tolerance, e integra o Conselho Coordenador da unidade de investigação LASIGE, onde lidera o grupo de investigação Navigators. É co-investigador principal no projeto SEAL, relacionado com a segurança do software de aplicações clínicas, e participa no projeto Europeu XIVT (eXcellence in Variant Testing). O seu trabalho de investigação foi premiado em diversas ocasiões, por exemplo, com o Prémio Científico IBM e o Prémio Test-of-Time no IEEE DSN.

17h00

Earth Systems Seminar, por David Barriopedro Cepero (Instituto de Geociencias - IGEO, CSIC-UCM).

Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes (aluno de CIÊNCIAS), promotor do projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Projeto de Tese (Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução), por Fátima Inácio.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

O Tec Labs lançou a marca MindTec com o objetivo de promover um processo participativo de rebranding interno, assente na escuta ativa da sua comunidade. Esta sessão marca o arranque oficial do projeto e será um momento-chave para apresentar os seus objetivos, envolver a comunidade e começar a recolher perceções, expectativas e desafios relacionados com a comunicação no ecossistema.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Título da conferência, sobre um quadro de ardósia

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

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