Andamentos da Ciência

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 19 de outubro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Nuno Neves (Professor Catedrático no Departamento de Informática de Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e do orador
  • 17h05 - Intervenção de Nuno Neves
  • 17h30 - Perguntas do público

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Mais do que em qualquer altura no passado, a utilização de sistemas computacionais, como telemóveis e computadores, é preponderante nas nossas vidas, criando uma enorme dependência no seu correto funcionamento. Esta maior dependência realça o valor crescente da segurança informática associada a estes sistemas de forma a torná-los menos vulneráveis a ataques. As notícias acerca de ataques informáticos que foram bem-sucedidos, tão frequentemente descritos na imprensa, são disso prova irrefutável. Os exemplos mais recentes incluem a divulgação de informação pessoal de mais de 1,5 milhões de clientes da TAP ou a venda na dark web de centenas de documentos secretos/confidenciais enviados pela NATO para Portugal.

Nesta conversa abordaremos três questões relacionadas com este tema:

  1. O que é uma vulnerabilidade em informática? Qualquer um dos ataques divulgados resultou de um agente malicioso ter conseguido explorar com sucesso um erro (vulnerabilidade) no sistema computacional.
  2. Porque não conseguimos eliminar estas vulnerabilidades? Tendo em consideração a sofisticação atual das ferramentas computacionais, deveria ser possível construir programas sem vulnerabilidades e impermeáveis a intrusões maliciosas.
  3. Dado que errar é humano, será que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá eliminar estas vulnerabilidades, abrindo a porta a uma nova era em que a ocorrência de ataques informáticos seja apenas uma memória distante?

Biografia de Nuno Neves

Nuno Neves

Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorou-se em Ciência da Computação (Computer Science) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA. Fez a Agregação no ramo de Informática, especialidade de Ciências da Computação, pela FCUL.

Investiga na área da segurança e confiabilidade em sistemas distribuídos, com aplicações que incluem as infraestruturas críticas, a computação em nuvem, e os ambientes com dispositivos móveis. É autor de mais de 120 artigos científicos internacionais, e tem liderado e participado regularmente em projetos internacionais e nacionais nos seus temas de interesse.

Atualmente preside ao IEEE Computer Society Technical Committee on Dependable Computing and Fault Tolerance, e integra o Conselho Coordenador da unidade de investigação LASIGE, onde lidera o grupo de investigação Navigators. É co-investigador principal no projeto SEAL, relacionado com a segurança do software de aplicações clínicas, e participa no projeto Europeu XIVT (eXcellence in Variant Testing). O seu trabalho de investigação foi premiado em diversas ocasiões, por exemplo, com o Prémio Científico IBM e o Prémio Test-of-Time no IEEE DSN.

17h00
Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Durante este dia, acesso gratuito ao Museu, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical.

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Sandra Rodrigues (Bioinsight e CEAUL).

Queres explorar diferentes áreas da Matemática de forma descontraída?

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por James Kennedy (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

IDL Lecture, por John Clinton (ETHZ).

Representação futurista de sistema de produção agrícola

Conferência Anual do Colégio F3 e da Rede Agro da Universidade de Lisboa.

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

A iniciativa reúne estudantes e investigadores que apresentam e discutem trabalhos de investigação em curso, e novas propostas e ideias nas áreas da mente, cérebro e cognição.

Seminário de Lógica Matemática, por Maria Beatrice Buonaguidi (King's College London).

O curso, a decorrer de 26 a 29 de novembro, destina-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens.

Título/data/local do evento, logótipos DGES/ULisboa e fotografia de pormenor de docente a corrigir testes

O workshop visa identificar estratégias práticas que promovem a eficácia do estudo perante o aproximar de períodos avaliativos.

Join us for a discussion on the challenges and opportunities of developing and implementing sustainable marine spatial planning (MSP) and management around the globe. With international experts from Brazil, USA, Spain and Portugal as guest speakers!

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade em Ecologia), por Celso José Miguel Paulo.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Paula Alexandra Lopes (Faculdade de Medicina Veterinária - FMV - Universidade de Lisboa; Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health - CIISA).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Lin Yun (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Fotografia de árvores com cores outonais e bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por André Gonçalo Azevedo Pedro.

This workshop aims to explore crucial issues raised by contemporary computational models and methods in AI. The focus will be on fostering discussions about the epistemological, ontological, and formal considerations, as well as the societal implications of AI systems.

Título/data/local do evento e logótipos de Ciências ULisboa e do GAPsi

Palestra promovida pelo GAPSI - Gabinete de Apoio Psicológico de Ciências ULisboa.

Título/data/local do evento e três fotografias relacionadas com a permacultura

Permacultura? Não é uma pseudociência esotérica? Uma utopia sem fundamento científico? Para desmistificar estas e outras ideias, o permacultor certificado Tiago Silva (SmartLeap) guiar-te-á pelos caminhos desta prática multidisciplinar, fundada em sólidas bases empíricas.

Título/data/local do evento e logótipos da FCT, PRR e ULisboa

O programa incluirá uma mesa-redonda e a apresentação do Programa ERC-Portugal, enquanto instrumento de apoio à comunidade científica nos vários ciclos da participação nacional nos concursos do ERC.

Título do evento, logótipos da ULisboa/DGES e fotografia de peças de xadrez

Sentes-te perdido/a em relação ao teu futuro académico/profissional? Ainda não sabes qual a melhor área a seguir ou como definir a tua carreira? Este workshop é para ti!

Logótipos de Ciências ULisboa/GAPsi e calendarização das palestras

Uma conversa sobre ti, alguém amigo ou apenas acerca de ansiedade.

Título da iniciativa, logótipos das entidades envolvidas e fotografias de dois jovens

Voa alto com o teu talento no Talent Bootcamp em CIÊNCIAS.

Logótipo do concurso

As candidaturas à 21.ª edição decorrem até 06 de dezembro.

Páginas