Andamentos da Ciência

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 19 de outubro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Nuno Neves (Professor Catedrático no Departamento de Informática de Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e do orador
  • 17h05 - Intervenção de Nuno Neves
  • 17h30 - Perguntas do público

Inteligência Artificial: Uma Ajuda na Cibersegurança?

Mais do que em qualquer altura no passado, a utilização de sistemas computacionais, como telemóveis e computadores, é preponderante nas nossas vidas, criando uma enorme dependência no seu correto funcionamento. Esta maior dependência realça o valor crescente da segurança informática associada a estes sistemas de forma a torná-los menos vulneráveis a ataques. As notícias acerca de ataques informáticos que foram bem-sucedidos, tão frequentemente descritos na imprensa, são disso prova irrefutável. Os exemplos mais recentes incluem a divulgação de informação pessoal de mais de 1,5 milhões de clientes da TAP ou a venda na dark web de centenas de documentos secretos/confidenciais enviados pela NATO para Portugal.

Nesta conversa abordaremos três questões relacionadas com este tema:

  1. O que é uma vulnerabilidade em informática? Qualquer um dos ataques divulgados resultou de um agente malicioso ter conseguido explorar com sucesso um erro (vulnerabilidade) no sistema computacional.
  2. Porque não conseguimos eliminar estas vulnerabilidades? Tendo em consideração a sofisticação atual das ferramentas computacionais, deveria ser possível construir programas sem vulnerabilidades e impermeáveis a intrusões maliciosas.
  3. Dado que errar é humano, será que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá eliminar estas vulnerabilidades, abrindo a porta a uma nova era em que a ocorrência de ataques informáticos seja apenas uma memória distante?

Biografia de Nuno Neves

Nuno Neves

Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorou-se em Ciência da Computação (Computer Science) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA. Fez a Agregação no ramo de Informática, especialidade de Ciências da Computação, pela FCUL.

Investiga na área da segurança e confiabilidade em sistemas distribuídos, com aplicações que incluem as infraestruturas críticas, a computação em nuvem, e os ambientes com dispositivos móveis. É autor de mais de 120 artigos científicos internacionais, e tem liderado e participado regularmente em projetos internacionais e nacionais nos seus temas de interesse.

Atualmente preside ao IEEE Computer Society Technical Committee on Dependable Computing and Fault Tolerance, e integra o Conselho Coordenador da unidade de investigação LASIGE, onde lidera o grupo de investigação Navigators. É co-investigador principal no projeto SEAL, relacionado com a segurança do software de aplicações clínicas, e participa no projeto Europeu XIVT (eXcellence in Variant Testing). O seu trabalho de investigação foi premiado em diversas ocasiões, por exemplo, com o Prémio Científico IBM e o Prémio Test-of-Time no IEEE DSN.

17h00