Exposição

Papel, Dobragens e ... Matemática

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa

O que é a dobragem? Só uma série de vincos?

O que é o papel? É bem conhecido. Todos o conhecem.

O que é Matemática? Há quem diga que a conhece, mas realmente não. Há quem não queira confessar, mas realmente sente a Matemática.

Para mim Matemática é um modo de pensar, uma maneira de ver o mundo, um caminho para compreender o universo, uma estrada real para quem quiser compreender.

Dobragens = Construções, Papel = Plano, Matemática = Matemática e juntos criam um “triângulo equilátero” muito importante para mim. Estes três “países” que marcam o triângulo guiam as minhas obras. Uma ideia de Matemática é realizada pela Dobragem no Papel. As minhas obras são como paisagens vistas dentro deste triângulo.

Os poliedros regulares dão uma estrutura básica e uma simetria de forma. Os vincos e as espirais transformam as folhas planas de papel em formas espaciais, que se juntam só com forças de elasticidade e de fricção do papel. Estas formas, ou módulos, têm partes para combinar os módulos e partes desenhadas, as quais na obra finita criam um padrão único de superfície às vezes descendo ao interior.

As minhas obras são diferentes. Há obras abstratas como beleza pura. Algumas têm formas orgânicas. E são como formas orgânicas: vivem e combatem contra forças exteriores. Outras ficam entre a ordem da estrutura geométrica e o caos da dobragem. Mas todas são criadas com paixão!

Krystyna Burczyk


Uma iniciativa do CMAFcIO.

Coordenação de Suzana Nápoles | Colaboração de Inês Oliveira.

A inauguração realizou-se no dia 19 de setembro de 2018, pelas 17h00, na Galeria Ciências.

Exposição patente ao público de 19 de setembro a 20 de dezembro de 2018.


Currículo resumido

Krystyna Burczyk (n. 1959)

Com formação em matemática e mais de 20 anos de experiência como professora de matemática, os seus interesses centram-se na arte geométrica, no origami e nas suas aplicações educacionais.

É autora de livros e brochuras sobre origami, palestrante em conferências sobre aspetos teóricos e educacionais do origami e autora de obras de arte em origami.  

Participou em exposições de arte incluindo “Masters of Origami” (2005) “Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami” (2012-2016) e “Mujeres de Papel”. Os seus trabalhos foram exibidos em congressos de origami na Europa, EUA e Asia e em numerosas exposições de arte do congresso Bridges, Mathematical Connections in Art, Music, and Science incluindo em Coimbra (2011) e em Estocolmo (2018) onde duas das suas obras foram apresentadas na galeria dos nomeados..

Imagens da sua arte têm sido utilizadas em capas de livros e revistas.

Organizou e liderou durante dez anos o grupo de trabalho ‘Origami e Matemática’ na Associação de Professores de Matemática na Polónia.

 

Krystyna Burczyk (n. 1959)

With a graduation in mathematics and more than 20 years of experience as a math teacher, her interests are centered on geometric art, origami and educational applications.

She is the author of books and brochures on origami, lecturer in conferences on theoretical and educational aspects of origami and author of origami artworks.

She has taken part in several art exhibitions including ‘Masters of Origami’ (2005), and ‘Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami’ and ‘Mujeres de Papel’. Her works were also exhibited at origami congresses in Europe, US and Asia and several times at art exhibitions of Bridges Mathematical Connections in Art, Music and Science including  Coimbra (2011) and Stockholm (2018) where two artworks were presented in the nominee gallery,  

Images of her art have been used in book covers and magazines

She organized and led for ten years the working group 'Origami and Mathematics' at the Association of Mathematics Teachers in Poland.

Speakers:

CoastNet - Rede Portuguesa de Monitorização Costeira é uma infraestrutura de investigação MARE, que faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE-FCT). Através do seu funcionamento est

Speaker: Elvira Zappale (Università Degli Studi di Salerno).

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Apresentações de Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine).

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

Speaker: Gonçalo Tabuada (FCTUNL).

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Objectives: Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Objectives: Provide students with basic workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Objectives: Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Objectives: The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Objectives: Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystem

Objectives: Symbiosis is a key strategy for life on Earth.

Objectives: The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems.

Objectives: Citizen science can be part of the larger process of engaging people in new forms of interaction in scientific research, challenging scientists and citizens whilst enlarging scientific knowledge and providing learning opportunities for all part

Objectives: This course aims at: 1) exploring how scientists can use social media as tools to enhance the communication of their research and the dialogue with society, and 2) discussing the differences that exist in the work of scientists and journalists

Objectives: This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

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