Exposição

Papel, Dobragens e ... Matemática

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa
Papel, Dobragens e ... Matemática

O que é a dobragem? Só uma série de vincos?

O que é o papel? É bem conhecido. Todos o conhecem.

O que é Matemática? Há quem diga que a conhece, mas realmente não. Há quem não queira confessar, mas realmente sente a Matemática.

Para mim Matemática é um modo de pensar, uma maneira de ver o mundo, um caminho para compreender o universo, uma estrada real para quem quiser compreender.

Dobragens = Construções, Papel = Plano, Matemática = Matemática e juntos criam um “triângulo equilátero” muito importante para mim. Estes três “países” que marcam o triângulo guiam as minhas obras. Uma ideia de Matemática é realizada pela Dobragem no Papel. As minhas obras são como paisagens vistas dentro deste triângulo.

Os poliedros regulares dão uma estrutura básica e uma simetria de forma. Os vincos e as espirais transformam as folhas planas de papel em formas espaciais, que se juntam só com forças de elasticidade e de fricção do papel. Estas formas, ou módulos, têm partes para combinar os módulos e partes desenhadas, as quais na obra finita criam um padrão único de superfície às vezes descendo ao interior.

As minhas obras são diferentes. Há obras abstratas como beleza pura. Algumas têm formas orgânicas. E são como formas orgânicas: vivem e combatem contra forças exteriores. Outras ficam entre a ordem da estrutura geométrica e o caos da dobragem. Mas todas são criadas com paixão!

Krystyna Burczyk


Uma iniciativa do CMAFcIO.

Coordenação de Suzana Nápoles | Colaboração de Inês Oliveira.

A inauguração realizou-se no dia 19 de setembro de 2018, pelas 17h00, na Galeria Ciências.

Exposição patente ao público de 19 de setembro a 20 de dezembro de 2018.


Currículo resumido

Krystyna Burczyk (n. 1959)

Com formação em matemática e mais de 20 anos de experiência como professora de matemática, os seus interesses centram-se na arte geométrica, no origami e nas suas aplicações educacionais.

É autora de livros e brochuras sobre origami, palestrante em conferências sobre aspetos teóricos e educacionais do origami e autora de obras de arte em origami.  

Participou em exposições de arte incluindo “Masters of Origami” (2005) “Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami” (2012-2016) e “Mujeres de Papel”. Os seus trabalhos foram exibidos em congressos de origami na Europa, EUA e Asia e em numerosas exposições de arte do congresso Bridges, Mathematical Connections in Art, Music, and Science incluindo em Coimbra (2011) e em Estocolmo (2018) onde duas das suas obras foram apresentadas na galeria dos nomeados..

Imagens da sua arte têm sido utilizadas em capas de livros e revistas.

Organizou e liderou durante dez anos o grupo de trabalho ‘Origami e Matemática’ na Associação de Professores de Matemática na Polónia.

 

Krystyna Burczyk (n. 1959)

With a graduation in mathematics and more than 20 years of experience as a math teacher, her interests are centered on geometric art, origami and educational applications.

She is the author of books and brochures on origami, lecturer in conferences on theoretical and educational aspects of origami and author of origami artworks.

She has taken part in several art exhibitions including ‘Masters of Origami’ (2005), and ‘Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami’ and ‘Mujeres de Papel’. Her works were also exhibited at origami congresses in Europe, US and Asia and several times at art exhibitions of Bridges Mathematical Connections in Art, Music and Science including  Coimbra (2011) and Stockholm (2018) where two artworks were presented in the nominee gallery,  

Images of her art have been used in book covers and magazines

She organized and led for ten years the working group 'Origami and Mathematics' at the Association of Mathematics Teachers in Poland.

Colóquio de Matemática, por Carlos André (Departamento de Matemática | Ciências ULisboa e CEAFEL-Ciências - Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Understanding plant water relations at several scales under climate change is the theme of the XV Portuguese-Spanish Water relations Symposium: “Water relations under climate change: from genes to ecosystem”.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Martin Gansten (Lund University e Umeå University).

Logótipos ERC e EIC

A sessão visa apresentar os programas ERC e EIC e as potenciais sinergias que podem ser estabelecidas entre ambos.

Fotografia de candidatos, acompanhada do título "M23 2022|2023"

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

In this course, we promote a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

Neste encontro, vamos descobrir as potencialidades da utilização do Jamboard - um quadro branco digital gratuito da Google - em trabalhos colaborativos.

Nesta formação, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.

Nesta formação, iremos abordar as diferentes etapas do processo de planificação de unidades curriculares e refletir conjuntamente em boas práticas sustentadas pela investigação.

Fotografia de placa de identificação de zona de plantação de vinha

Candidaturas até 28 de fevereiro de 2022.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

O evento pretende juntar técnicos, investigadores, estudantes, produtores, industriais e demais agentes da fileira, contribuindo para a atualização de dados sobre o setor e a partilha de conhecimentos sobre as potencialidades da flora portuguesa, para além, das condições edafoclimáticas nacionais que potenciam produtos de elevada qualidade.

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Scientists, as the main actors in the production of scientific knowledge, have the responsibility of having an active voice in communicating this knowledge – and that can be achieved for example by a conscious use of the communication tools at their disposal and a better articulation with journalists, among other means.

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. It also includes an introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

The course provides essential skills and knowledge that enable the participants to develop climate change adaptation strategies.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

This is a mostly practical course offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software. These will include all steps of a research project, from the optimal sampling of communities to process inference from large-scale patterns of taxon, phylogenetic and functional diversity.

This course aims to walk through the grounds of modern botany studies, covering subjects that have been excluded from most academic curricula.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.