Exposição

Papel, Dobragens e ... Matemática

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa
Papel, Dobragens e ... Matemática

O que é a dobragem? Só uma série de vincos?

O que é o papel? É bem conhecido. Todos o conhecem.

O que é Matemática? Há quem diga que a conhece, mas realmente não. Há quem não queira confessar, mas realmente sente a Matemática.

Para mim Matemática é um modo de pensar, uma maneira de ver o mundo, um caminho para compreender o universo, uma estrada real para quem quiser compreender.

Dobragens = Construções, Papel = Plano, Matemática = Matemática e juntos criam um “triângulo equilátero” muito importante para mim. Estes três “países” que marcam o triângulo guiam as minhas obras. Uma ideia de Matemática é realizada pela Dobragem no Papel. As minhas obras são como paisagens vistas dentro deste triângulo.

Os poliedros regulares dão uma estrutura básica e uma simetria de forma. Os vincos e as espirais transformam as folhas planas de papel em formas espaciais, que se juntam só com forças de elasticidade e de fricção do papel. Estas formas, ou módulos, têm partes para combinar os módulos e partes desenhadas, as quais na obra finita criam um padrão único de superfície às vezes descendo ao interior.

As minhas obras são diferentes. Há obras abstratas como beleza pura. Algumas têm formas orgânicas. E são como formas orgânicas: vivem e combatem contra forças exteriores. Outras ficam entre a ordem da estrutura geométrica e o caos da dobragem. Mas todas são criadas com paixão!

Krystyna Burczyk


Uma iniciativa do CMAFcIO.

Coordenação de Suzana Nápoles | Colaboração de Inês Oliveira.

A inauguração realizou-se no dia 19 de setembro de 2018, pelas 17h00, na Galeria Ciências.

Exposição patente ao público de 19 de setembro a 20 de dezembro de 2018.


Currículo resumido

Krystyna Burczyk (n. 1959)

Com formação em matemática e mais de 20 anos de experiência como professora de matemática, os seus interesses centram-se na arte geométrica, no origami e nas suas aplicações educacionais.

É autora de livros e brochuras sobre origami, palestrante em conferências sobre aspetos teóricos e educacionais do origami e autora de obras de arte em origami.  

Participou em exposições de arte incluindo “Masters of Origami” (2005) “Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami” (2012-2016) e “Mujeres de Papel”. Os seus trabalhos foram exibidos em congressos de origami na Europa, EUA e Asia e em numerosas exposições de arte do congresso Bridges, Mathematical Connections in Art, Music, and Science incluindo em Coimbra (2011) e em Estocolmo (2018) onde duas das suas obras foram apresentadas na galeria dos nomeados..

Imagens da sua arte têm sido utilizadas em capas de livros e revistas.

Organizou e liderou durante dez anos o grupo de trabalho ‘Origami e Matemática’ na Associação de Professores de Matemática na Polónia.

 

Krystyna Burczyk (n. 1959)

With a graduation in mathematics and more than 20 years of experience as a math teacher, her interests are centered on geometric art, origami and educational applications.

She is the author of books and brochures on origami, lecturer in conferences on theoretical and educational aspects of origami and author of origami artworks.

She has taken part in several art exhibitions including ‘Masters of Origami’ (2005), and ‘Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami’ and ‘Mujeres de Papel’. Her works were also exhibited at origami congresses in Europe, US and Asia and several times at art exhibitions of Bridges Mathematical Connections in Art, Music and Science including  Coimbra (2011) and Stockholm (2018) where two artworks were presented in the nominee gallery,  

Images of her art have been used in book covers and magazines

She organized and led for ten years the working group 'Origami and Mathematics' at the Association of Mathematics Teachers in Poland.

Beatriz Teixeira Lopes defende a dissertação "Estudo do Metabolismo de Catinonas Psicoativas".

Membros do Júri:

Catarina Isabel Nogueira Ribeiro defende a dissertação "Obesity genetic risk score".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa, Miguel Brito (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

Speaker: Wesley Chun (Google).

Por Mário Edmundo (FCUL e CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e dia)

Iniciativa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 09h00 às 18h00.

Os fundos revertem a favor de alunos e funcionários da Faculdade, com dificuldades financeiras.

Heloísa Gabriela de Castro Vasconcelos Gonçalves Galante defende a dissertação "Resilience: statistical study of psychosocial and biological predictors at the workplace".

Teresa Ventura Vale Fernandes Dias defende a dissertação "Study of non-conventional Aspergilli and Penicillia Ochratoxin A producers".

Por Adelaide Freitas (Departamento de Matemática & CIDMA - Universidade de Aveiro).

Por Clément Cancès (Inria Lille - Nord Europe).

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Por Emílio Franco (IST).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Por Daniel Galaviz (FCUL/LIP).

Imagem ilustrativa do evento (mapa antigo)

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Páginas