60 Minutos de Ciência

Como se formam e o que nos dizem os magmas?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
Como se formam e o que nos dizem os magmas?
MUHNAC

Uma das evidências da energia interna da Terra é o vulcanismo, processo que tem a sua manifestação mais espetacular na extrusão de lavas à superfície. Dar a conhecer os processos de génese de lavas/magmas, bem como o tipo de informações que estes nos fornecem sobre a evolução do planeta Terra sãos os principais objetivos desta sessão, onde tais temáticas serão abordadas de uma forma que se retende acessível ao grande público.​

Breve nota biográfica sobre o orador: João Mata  é Professor Associado do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde leciona atualmente as disciplinas de "Petrologia Ígnea" e "Geodinâmica Química" do 1.º ciclo e "Petrologia e Geodinâmica do 2.º ciclo. Grande parte da sua atividade de investigação tem incidido sobre o estudo de rochas magmáticas ocorrentes em diferentes contextos geodinâmicos como forma de contribuir para a melhor compreensão da composição e evolução do manto terrestre. É  autor de um apreciável número de artigos científicos publicados em algumas das mais prestigiadas revistas da especialidade.  Presentemente, desenvolve a sua atividade científica enquanto membro do Instituto Dom Luiz (IDL), a mais produtiva das unidades de investigação Portuguesas na área das Ciências da Terra.​

O final da Segunda Guerra Mundial levou a ONU a proclamar a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Como podemos ajudar a respeitar direitos tão fundamentais à vida de cada um? Como podemos, através destes direitos, preservar o que nos rodeia?

Vanessa Rodrigues dos Santos defende a dissertação "Melhoria ao Sistema de Avaliação de Vulnerabilidades - CVSS".

Por Pedro Pinto (Universidade de Lisboa).

Por Gilles Lebeau (Université de Nice Sophia-Antipolis).

You have certainly heard about solar panels on rooftops. But what about solar façades?

Building façades have plenty of free area, and costs of solar systems are decreasing more and more, so it is paramount to merge energy production with architectural creativity!

João Eduardo Silva Pombinho Batista defende a dissertação "Studying Elements of Genetic Programming for Multiclass Classification".

Por Bernardo San Martin (Universidad Católica del Norte).

O que são as estrelas e os planetas? Para dar resposta ao problema foram introduzidos os novos ramos de conhecimento da Astrofísica e das Ciências Planetárias.

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

As Adaptações da Agricultura às Mudanças Climáticas: França, Portugal e Mediterrâneo

Estes encontros visam aproximar as equipas de investigação de ambos os países assim como dos países parceiros, com o objetivo de desenvolver a cooperação científica, sobretudo no que respeita à iniciativa PRIMA (Partnership for Research and Innovation in the M

Tiago Filipe Miranda Mota defende a dissertação "Digital Workplace - Office 365 Solution".

Noite Europeia dos Investigadores 2018

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Pedro Alexandre Pacheco Pinto Maia defende a dissertação "Resilient Communication in Smart Grids".

Noites no Observatório - Mais perto do inatingível

Por José Afonso (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Alunos de Ciências

Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2018.

Bolsas de Doutoramento da ULisboa

A ULisboa lançou, em 2015, um Programa de Bolsas de Doutoramento. Reconhecendo a importância que o financiamento dos estudantes tem para o desenvolvimento dos sistemas económico e científico, procurou-se assim criar condições para que os jovens investigadores concretizem o

Orçamento Participativo Portugal

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos q

David Manuel da Costa Berto defende a dissertação "Universal Windows Application - Apoio à Inspeção".

Ricardo João Viegas Ressurreição defende a tese "Evolução tectono-estratigráfica cenozóica do litoral alentejano (sector Melides-Odemira) e enquadramento no regime geodinâmico atual".

SPINON Workshop 2018

A platform that brings together renowned scientists and young researchers in the field of molecular magnetism.

Tiago Alexandre Orrico Moucho defende a dissertação "VisuaLeague II - Animated Maps for Performance Analysis in Games".

Rui Pedro Cascalheira Calado defende a dissertação "Auditoria Contínua e os Incidentes de Segurança".

Paulo David Ferreira Antunes defende a dissertação "Monitoring Web Applications for Vulnerability Discovery and Removal Under Attack".

Pedro Miguel Dâmaso Lourenço defende a dissertação "Origination - crowdsourcing na resolução de desafios de negócio".