60 Minutos de Ciência

Como se formam e o que nos dizem os magmas?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
Como se formam e o que nos dizem os magmas?
MUHNAC

Uma das evidências da energia interna da Terra é o vulcanismo, processo que tem a sua manifestação mais espetacular na extrusão de lavas à superfície. Dar a conhecer os processos de génese de lavas/magmas, bem como o tipo de informações que estes nos fornecem sobre a evolução do planeta Terra sãos os principais objetivos desta sessão, onde tais temáticas serão abordadas de uma forma que se retende acessível ao grande público.​

Breve nota biográfica sobre o orador: João Mata  é Professor Associado do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde leciona atualmente as disciplinas de "Petrologia Ígnea" e "Geodinâmica Química" do 1.º ciclo e "Petrologia e Geodinâmica do 2.º ciclo. Grande parte da sua atividade de investigação tem incidido sobre o estudo de rochas magmáticas ocorrentes em diferentes contextos geodinâmicos como forma de contribuir para a melhor compreensão da composição e evolução do manto terrestre. É  autor de um apreciável número de artigos científicos publicados em algumas das mais prestigiadas revistas da especialidade.  Presentemente, desenvolve a sua atividade científica enquanto membro do Instituto Dom Luiz (IDL), a mais produtiva das unidades de investigação Portuguesas na área das Ciências da Terra.​

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Erida Gjini (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Titulo "Inteligência Artificial no Apoio às Operações Navais" e fotografia de perfil de dois militares (um deles em formato "digital")

Conferência IDEA 2024.

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Reza Mohammadpour (Upssala University).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Mathematical Logic Seminar, por Clarence Protin (Universidade Aberta).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Lisbon AI Seminar, por Rui Vieira da Cunha (MLAG UPorto, Business School UCP).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!