Destinado a jovens investigadores na área da Paleontologia, tem como objetivos principais proporcionar aos jovens investigadores a oportunidade de divulgar e apresentar os seus trabalhos junto da comunidade científica da especialidade e permitir a aquisição de experiência na apresentação, defesa e discussão de trabalhos de investigação num ambiente científico exigente e rigoroso.
Por outro lado, este evento pretende ampliar a oferta de encontros científicos dedicados à Paleontologia para os jovens investigadores portugueses e espanhóis, assim como de investigadores fora da Península Ibérica, nomeadamente Países Latino-Americanos e PALOP. O EJIP teve origem em Espanha, onde alcançou grande relevância, tanto científica como mediática, convertendo-se numa das mais importantes reuniões no âmbito da Paleontologia na Península Ibérica.
A 15.ª edição está a ser organizada por investigadores de várias instituições nacionais e internacionais, incluindo o Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha), Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), Natural History Museum of Los Angeles County (EUA), Museu Nacional de Ciencias Naturales e Museu de História Natural da Dinamarca. O congresso conta com a participação de Carlos Marques da Silva e Mário Cachão do Departamento de Geologia/IDL da FCUL, como oradores convidados.