Seminário de Lógica Matemática

A refined interpretation of intuitionistic logic by means of atomic polymorphism

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por José Espírito Santo (Universidade do Minho).

Abstract: In this seminar, an alternative embedding of IPC into atomic system F will be presented. Its translation of proofs is based, not on instantiation overflow, but instead on the admissibility of the elimination rules for disjunction and absurdity (where these connectives are defined according to the Russell- Prawitz translation). As compared to the embedding based on instantiation overflow, the alternative embedding works equally well at the levels of provability and preservation of proof identity, but it produces shorter derivations and shorter simulations of reduction sequences. Lambda-terms are employed in the technical development so that the algorithmic content is made explicit, both for the alternative and the original embeddings. The investigation of preservation of proof-reduction steps by the alternative embedding enables the analysis of generation of "administrative'' redexes. These are the key, on the one hand, to understand even better the difference between the two embeddings; on the other hand, to understand whether the final word on the embedding of IPC into atomic system F has been said.

(This is joint work with Gilda Ferreira.)

This seminar is supported by National Funding from FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, under the project: UID/MAT/04561/2013.

CMAF-CIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

O “Pavilhão do Conhecimento dos Mares” reabriu em 1999 como “Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva”, mas o oceano continua a fazer parte da sua identidade e oferta para o público.

Palestra e discussão por Joana Vieira.

Por Kenier Castillo (Universidade de Coimbra).

Durante o seminário será apresentado o relatório "Food from the Oceans Evidence Review Report" e discutida a sustentabilidade da exploração dos recursos dos oceanos.

Por Marija Dodig (Faculdade de Ciências da ULisboa).

Os oradores são alunos do DM-FCUL e bolseiros do programa “Novos Talentos em Matemática” da Fundação Calouste Gulbenkian.

Por Nuno Martins e Sara Freitas.

A ferramenta do astrólogo: a figura celeste ou mapa astrológico

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspetos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Por Cristina Sernadas (Instituto Superior Técnico, CMAF-CIO, Universidade de Lisboa).

Por Pedro Soares (IDL/DEGGE - Faculdade de Ciências da ULisboa).

Logótipo do H2020

O GPPQ, em parceria com o IAPMEI e a Enterprise Europe Network (EEN-Portugal), irá organizar, na tarde do dia 24 de maio (14h00-17h30, c/ registo a partir das 13h30), uma sessão de informação dedicada às oportunidades de financiamento para as bioindústrias no âmbito da

Por Carla Alegria (Post-Doc Researcher, cE3c - ESFE Group & UTI - INIAV).

Por Marco Dozzi (Institut Elie Cartan de Lorraine, Nancy, França).

Inês Silva Veríssimo defende a dissertação "Neuromodulation for Supporting Lower Limb Movement Rehabilitation".

Uma exposição interativa multissensorial

Esta exposição consiste num conjunto de experiências sensoriais, cognitivas e emocionais que têm por objetivo sensibilizar o público para as especificidades das necessidades educativas especiais.

Por Célia Borlido (Laboratoire J. A. Dieudonné, CNRS, Université Côte d'Azur).

Os desertos e as ourelas do Mar: uma carta atlântica portuguesa do século XVI da Biblioteca Centrale della Regione Siciliana

Por André Ferrand Almeida (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Por Filipa Soares (ISEL-IPL, CEMAT-Ciências).

Habitar noutros Planetas

Por Pedro Machado (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

A formação das coleções zoológicas vivas reais em Portugal durante o século XVIII: Resultados da Pesquisa de Tese

Estes seminários destinam-se à apresentação e discussão de estudos de caso em história de cultura material e coleções científicas, museus universitários e património científico em geral.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

A iniciativa, a decorrer nos dias 28 e 29 de maio, visa promover a estratégia espacial Portuguesa - Portugal Space 2030 - e as iniciativas que lhe estão associadas, com ênfase na cooperação internacional e na mobilização de importantes atore

Por Juan Pablo Yanez.