Sessão de esclarecimento

Convocatória de Projetos: Peças de Jardim - Rede de Bibliotecas de Lisboa

Transmissão através de Videoconferência
Cartaz da iniciativa

Sessão de esclarecimento com a participação de Susana Silvestre (Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas) e de Filipa Barros (Processos Participativos da rede BLX e Coordenação da Biblioteca de Belém).

Transmissão em direto via Zoom.

A Rede de Bibliotecas de Lisboa lançou o Laboratório de Cidadãos “Peças de Jardim”. O grupo eChanges do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais participa nesta iniciativa.

Envie a sua ideia até dia 24 de outubro 2021.

Serão selecionados até dois projetos no âmbito da sustentabilidade para os espaços da futura Biblioteca Jardim da Estrela, para serem desenvolvidos num laboratório colaborativo no Espaço Ripas - Oficina Criativa durante 10 dias no mês de novembro de 2021.

Os projetos deverão focar-se pelo menos num dos seguintes âmbitos:

• Eficiência energética;
  • Eficiência do uso da água;
  • Produção sustentável;
  • Funcionalidade de espaços e estruturas da biblioteca;
  • Condições para a biodiversidade.

Os projetos devem ter uma forte componente de reutilização de materiais e de promoção da inclusão na perspetiva da diversidade, integração e respeito pelo outro.

Há espaço para qualquer ideia que possa ser desenhada, construída ou desenvolvida, em primeira versão ou enquanto protótipo, que seja realizada de forma colaborativa.

Não é necessário que o projeto esteja absolutamente definido, pois trata-se de o construir com outras pessoas.

Mais informações: https://blx.cm-lisboa.pt/laboratorio-de-cidadaos-pecas-de-jardim-envie-nos-a-sua-ideia-ate-dia-24-de-outubro-2021/.

Solid Earth Seminar, por Patrícia Jordão (Instituto Dom Luiz, Portugal).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Save the date: 27 October 2021!

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.