Seminário de Análise e Equações Diferenciais

Solvability of the thermoviscoelastic model of polymer solutions motion

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Andrei Zviagin (Voronezh State University, Russia).

Abstract: The initial-boundary value problem under consideration describes the weakly concentrated water polymer solutions motion. This mathematical model also is called the Kelvin-Voigt model. This problem is considered with the constitutive law which is frame indifferent, i.e. that do not change under the Galilean transformation. Also in this mathematical model, the viscosity depends on a temperature, which leads to the emergence of additional heat balance equation (it is a parabolic equation with nonsmooth coefficients and with the right part from $L_1(0,T;L_1(\Omega))$. For the initial-boundary value problem under consideration, the existence theorem of weak solutions is proved. For this, the topological approximation approach for hydrodynamic problems is used.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Por Pedro Filipe (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Raquel Ribeiro e Sousa defende a dissertação "Desenvolvimento de heurísticas construtivas e melhorativas para o planeamento de cirurgias eletivas num hospital público".

EIT Health Innovation Days Winners Event

A equipa vencedora dos EIT Health Innovation Days em Ciências ULisboa é uma das participantes no

Por Maurício Misquero (Universidade de Granada).

Welcome Session - PhD Support Programme

As atividades de apoio aos Doutoramentos de Ciências foram recentemente organizadas no PhD Support Programme.

Nuno Rafael Marques Dionísio defende a dissertação "Improving Cyberthreat Discovery in Open Source using Deep Learning Techniques".

Observatório Astronómico de Lisboa - Arquitetura da Obra

O Sustenta - Laboratório de Projeto Sustentável do CIAUD (FA-ULisboa), em colaboração com a editora Caleidoscópio, encontra-se neste momento a organizar o lançamento do livro “Observatório Astronómico de Lisboa – Arquitetura da Obra”, resultante de um projeto de investigaç

Por Helena Penalva (DEG, ESCE, Instituto Politécnico de Setúbal).

Exposição "Biologia Matemática sem fronteiras"

Esta mostra surge como um breve olhar sobre algumas das aplicações da matemática na biologia, exemplos de como eliminando fronteiras se consegue ir mais longe.

Filipa Silva defende a dissertação "Perfusion MRI quantification for Multi-Echo EPIK sequence in brain tumor patients".

Sara Filipa Coelho Guerreiro defende a dissertação "Automating daily linac quality control using portal images".

Workshop Gestão Emocional "Afinal é para me controlar ou emocionar?"

Este workshop procura que os participantes desenvolvam a capacidade de diferenciar emoções, tomar consciência da sua experiência interna, permitindo-se relacionar com as suas emoções de uma forma mais adaptativa.

Por Davide Masoero (Grupo de Física Matemática da Universidade de Lisboa).

Por Riccardo Scala (University of Rome 1, “La Sapienza”).

Susana Moniz Alves defende a dissertação "Avaliação das condições de liquidez em gestão de pensões em sistemas contributivos e não contributivos".

Por Reinaldo Pimentel (cE3c - GBA / Island Environmental Risks & Society - IERS).

Bernardo Pinto de Almeida defende a dissertação "Uma Linguagem de Programação com tipos de sessão independentes do contexto".

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do 3.º ano de Doutoramento.

Doutorando: Catarina Madruga.

Kevin Morgado de Sousa defende a dissertação "Pricing American-Style Options Under the Heston Model".

60 Minutos de Ciência "Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez"

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ci

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Filipa Maria Brum Silva Dias defende a dissertação "O modelo de financiamento das unidades de saúde verticalmente integradas em Portugal: Desafios e Oportunidades".

The workshop will focus on various problems dealing with Matrices, like matrix polynomials, low rank perturbations, completion problems and related combinatorics including applications of Matrix Theory in engineering.

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte "Sobreviver em Marte"

Por Pedro Machado (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Isabel Abreu (ITQB-NOVA).

The Seminar of Representation Theory and Related Areas was started in 2010 and emerged from an informal seminar of mathematicians from the Maths Departments of the Universities of Coimbra, Lisboa and Porto, with research interests in Representation Theory of Groups and Algebras, as well as Combin