Sessão de boas-vindas aos novos alunos 2023/2024

Grande Auditório (3.2.14), Ciências ULisboa
Fotografia de três alunos de Ciências ULisboa, acompanhada do título "Sejam bem-vindos!"

A sessão de boas-vindas decorre no dia 18 de setembro, no Grande Auditório de Ciências (edifício C3, piso 2), pelas 11h30.

Entre as 8h30 e as 10h30, dirige-te ao átrio do Edifício C5, para levantares o teu kit da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) e a tua t-shirt de Ciências ULisboa!

Durante este dia vão decorrer visitas guiadas:

• a Ciências ULisboa, pela Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL). Para participar, dirige-te à banca da AEFCL no C5.
  • à HortaFCUL e respetivos espaços verdes no campus, pela equipa do projeto. Para participar, dirige-te à banca da HortaFCUL no C5.

Chamamos também a atenção para as sessões de acolhimento dos Departamentos, listadas em baixo.

• 11h30: Faltavas cá tu!
  • 11h33: Boas-vindas por Conceição Freitas, Presidente do Conselho Científico de Ciências ULisboa, em representação do Diretor de Ciências
  • 11h45: Boas-vindas por Luís Borges, Presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL)
  • 11h52: Cheguei a Ciências – e agora?
    • A tua vida académica
    • A tua segurança – Polícia de Segurança Pública (PSP)
  • 12h22: Empreendedorismo em Ciências, por Ana Prata, docente Tec Labs
  • 12h35: Projeto 'Ciências em Harmonia', por Afonso Simões (aluno da Licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica) e Catarina Costa (aluna da Licenciatura em Bioquímica)
  • 12h47: Visitas aos Departamentos – quando e onde?
  • 12h55: VicenTuna

Acolhimentos dos Departamentos

Neste dia são promovidas as seguintes sessões de acolhimento dos Departamentos de Ciências ULisboa:

• Biologia Animal e Biologia Vegetal
    Licenciatura em Biologia
    Acolhimento a 18 de setembro, 13h (após a sessão de boas-vindas), anfiteatro 3.2.14.

• Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia
    Licenciaturas: Engenharia da Energia e Ambiente; Engenharia do Ambiente (ULisboa e SHU); Engenharia Geoespacial; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica
    Acolhimento a 19 setembro, 12h30, sala 3.2.16.

• Estatística e Investigação Operacional
    Licenciatura em Estatística Aplicada
    Acolhimento a 18 setembro, 10h30, sala 6.4.30
    Licenciatura em Matemática Aplicada (em responsabilidade conjunta com o DM)
    Acolhimento a 18 setembro, 10h10, sala 8.2.39

• Física
    Licenciaturas: Engenharia Biomédica e Biofísica; Engenharia Física; Física.
    Acolhimento a 18 setembro, 9h30, sala 8.2.47

• Geologia
    Licenciatura em Geologia
    Acolhimento a 18 setembro, 14h00, sala 6.1.36.

• Informática
    Licenciaturas: Engenharia Informática; Tecnologias de Informação.
    Acolhimento a 18 setembro, 16h00, salas 8.2.47 e 8.2.38

• Química e Bioquímica
    Licenciaturas: Bioquímica; Química; Química Tecnológica
    Acolhimento a 18 setembro, 15h, anfiteatro 6.1.36

• Matemática
    Licenciatura em Matemática
    Acolhimento a 18 setembro, 9h30, anfiteatro 8.2.39
    Licenciatura em Matemática Aplicada (em responsabilidade conjunta com o DEIO)
    Acolhimento a 18 setembro, 10h10, sala 8.2.39

• História e Filosofia das Ciências
    Acolhimento fará parte das visitas guiadas a Ciências ULisboa que se irão realizar durante 18 de setembro, organizadas pela Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL).
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.