Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Feminist epistemologies: bridging disciplines, languages, and practices

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Silvia Di Marco (CFCUL).

The field of ‘Feminist epistemologies’ hosts a vast array of authors, disciplines, languages, and practices. In Philosophy of Science ‘epistemology’ is broadly understood as the theory of scientific knowledge, and what count as ‘science’ is the (social) activity carried out by scientists in scientific institutions. Within these boundaries, a mapping of feminist epistemologies is relatively easy, and was systematized by Sandra Harding already in 1986. Harding identified three main frameworks: Feminist standpoint theory, Feminist empiricism, and Feminist postmodernism. The boundaries between these theoretical frameworks have blurred over time, and feminist philosophers of science have been permeable to wider feminist theories such as Black Feminism, Intersectionality and Decolonial Feminism.

This is a testament to the richness and range of Feminist Epistemologies as a general theory of knowledge and action, not limited to the scientific domain. Within feminist and gender studies “epistemology” has a broad meaning. To mention just a few examples, it covers feminist theories in general, the practices of knowledge production within feminist and women’s movements (Falquet 2022, Gago 2019), the methodological self-reflection on feminist research and action (Blazquez Graf & Castañeda Salgado 2016), general philosophical-political systems (the Jineologî of the Kurdish Women’s Liberation Movement).

In this talk I adopt an interdisciplinary approach to sketch a provisional map of the different strands of feminist epistemology in contemporary literature, to subsequently explore how it relates to feminist philosophy of science and analyze which problems it raises for general philosophy of science.


Transmissão via Zoom (pw: 93674772569).

16h00-18h00
João Luís Cordovil (CFCUL/RG2)
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.