Encontros Scientia

Using mycorrhizal fungi as indicators of ecosystem functioning and environmental changes in drylands

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)
Título/data do evento e fotografia do oradora

Por Teresa Dias (cE3c - Plant-Soil Ecology).

Whether in a forest, pasture or even in a desert, plants are arranged in a complex architecture from the canopy to the root system. Each individual plant is characterized by a specific genome, but its phenotype results from dynamic interactions with the environment and its ‘neighbors’. The interactions with (and mediated by) mycorrhizal fungi are essential for ecosystems’ functioning. Besides the well-known improvement in plant nutrition, other examples of mycorrhizal benefits to the plant include pathogen suppression, pollination enhancement, herbivore protection and improved stress tolerance.

In this talk, I will share our main findings on the use of mycorrhiza (arbuscular mycorrhiza – AMF; and ectomycorrhiza) as ecosystem engineers and indicators of environmental changes. In drylands, where soil organic matter is very low, plants constitute a source of organic carbon (20–50% of the photosynthates are exuded through roots) for the soil microbes. As AMF are a main recipient of the organic carbon, and AMF hyphae are leaky and release metabolites into the hyphosphere, AMF selectively promote certain microbes. As a result of this selective soil microbial recruitment, AMF play a crucial role in building belowground functional networks which modify plant performance and promote ecosystem functioning. Any factor that affects the ‘pipeline’ of plant-derived carbon will affect plant-microbe associations, plant and soil microbial communities, and thus ecosystem functioning. Our examples of losses in services to plants and ecosystem functioning include an overall reduction in soil multifunctionality due to high herbivory pressure, and a slowdown in nutrient cycling and mineral weathering due to nitrogen enrichment.


Transmissão via Zoom (pw: 425173).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.