Conferências CIUHCT | Literatura & Ciência

Anopheles bifurcatus var. portucaliensis Figueiredo, 1904, um contributo para a Entomologia Médica em Portugal

Por Ana Rita Merelo Lobo (CIUHCT/NOVA)

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.

As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Sinopse

Na sequência da instituição da teoria parasitária da malária, no final do século XIX, desenvolvida por Patrick Manson (1844-1922), Ronald Ross (1857-1932), Giovanni Battista Grassi (1854-1925), Giuseppe Bastianelli (1862-1959) e Amico Bignami (1862-1929), que determinou a definição de campanhas sanitárias contra a doença, nas colónias europeias e nos países do sul da Europa, a epidemiologia da malária e o conhecimento dos insetos potencialmente seus vetores assumiram um papel de destaque. A determinação das espécies, a sua prevalência e capacidade de transmissão revelava-se fundamental para o conhecimento detalhado da doença e naturalmente para o seu combate, no seio da comunidade médica internacional, na qual Portugal se viria a incluir.

No seguimento do estudo epidemiológico iniciado em Portugal por Ricardo Jorge (1858-1939) em 1902, António Carvalho de Figueiredo (1853-1917) dedicou-se ao estudo dos mosquitos em Loures que acreditava serem responsáveis pelo foco de malária naquela cidade, descrevendo assim uma nova variedade de mosquito, o Anopheles bifurcatus var. portucaliensis, em 1904.

Figueiredo era médico do município de Loures, formado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e foi colega de Luíz da Câmara Pestana no laboratório bacteriológico de Lisboa sediado no hospital de S. José, por onde passaram vários investigadores que se notabilizariam mais tarde, no Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, como pioneiros da microbiologia em Portugal. No Hospital de S. José inteirou-se das técnicas microbiológicas desenvolvidas que serviram para dar resposta às epidemias que atingiram Lisboa, em 1894, e o Porto, em 1899, o que lhe terá despertado o interesse no estudo da malária. Terá sido determinante a importância que Miguel Bombarda atribuía à investigação e ao combate à malária, nos discursos que realizou na Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, a partir de 1899. A partir de 1902, terá ainda sido decisivo, para a aposta de Figueiredo no estudo dos vetores responsáveis pela transmissão da doença, o inquérito epidemiológico e o mapeamento da malária levado a cabo por Ricardo Jorge, que incitava à declaração de casos clínicos e à realização de trabalhos complementares que contribuíssem para a solução desta doença.

Partindo da análise das fontes bibliográficas primárias e secundárias disponíveis, bem como dos catálogos de mosquitos e da sua organização taxonómica, este trabalho pretende refletir sobre o lugar das contribuições de Figueiredo para a entomologia médica, alinhadas com o novo modelo parasitológico de doença, particularmente no âmbito da nomenclatura taxonómica no século XX.

Sobre a oradora

Ana Rita Merelo Lobo é investigadora de pós-doutoramento do CIUHCT. Os seus interesses de investigação no âmbito da história da ciência circulam em torno da história da medicina tropical e da história da malária em Portugal e nas colónias portuguesas, desenvolvendo atualmente o seu projeto de pesquisa sobre a história da entomologia médica e da medicina tropical em Portugal.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições a partir de 21 de abril! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Título da conferência, sobre um quadro de ardósia

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

An international symposium that convenes researchers specializing in various disciplines focused on the terrestrial and marine flora and vegetation of the Macaronesian region (Azores, Madeira, Selvagens, Canary Islands, and Cabo Verde).

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos, com formação universitária nas mais diversas áreas do saber, com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Este curso forma profissionais para atividade na área das Análises Clínicas ou Patologia Clínica. Irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado.

Páginas