Conferências CIUHCT | Literatura & Ciência

Anopheles bifurcatus var. portucaliensis Figueiredo, 1904, um contributo para a Entomologia Médica em Portugal

Por Ana Rita Merelo Lobo (CIUHCT/NOVA)

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.

As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Sinopse

Na sequência da instituição da teoria parasitária da malária, no final do século XIX, desenvolvida por Patrick Manson (1844-1922), Ronald Ross (1857-1932), Giovanni Battista Grassi (1854-1925), Giuseppe Bastianelli (1862-1959) e Amico Bignami (1862-1929), que determinou a definição de campanhas sanitárias contra a doença, nas colónias europeias e nos países do sul da Europa, a epidemiologia da malária e o conhecimento dos insetos potencialmente seus vetores assumiram um papel de destaque. A determinação das espécies, a sua prevalência e capacidade de transmissão revelava-se fundamental para o conhecimento detalhado da doença e naturalmente para o seu combate, no seio da comunidade médica internacional, na qual Portugal se viria a incluir.

No seguimento do estudo epidemiológico iniciado em Portugal por Ricardo Jorge (1858-1939) em 1902, António Carvalho de Figueiredo (1853-1917) dedicou-se ao estudo dos mosquitos em Loures que acreditava serem responsáveis pelo foco de malária naquela cidade, descrevendo assim uma nova variedade de mosquito, o Anopheles bifurcatus var. portucaliensis, em 1904.

Figueiredo era médico do município de Loures, formado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e foi colega de Luíz da Câmara Pestana no laboratório bacteriológico de Lisboa sediado no hospital de S. José, por onde passaram vários investigadores que se notabilizariam mais tarde, no Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, como pioneiros da microbiologia em Portugal. No Hospital de S. José inteirou-se das técnicas microbiológicas desenvolvidas que serviram para dar resposta às epidemias que atingiram Lisboa, em 1894, e o Porto, em 1899, o que lhe terá despertado o interesse no estudo da malária. Terá sido determinante a importância que Miguel Bombarda atribuía à investigação e ao combate à malária, nos discursos que realizou na Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, a partir de 1899. A partir de 1902, terá ainda sido decisivo, para a aposta de Figueiredo no estudo dos vetores responsáveis pela transmissão da doença, o inquérito epidemiológico e o mapeamento da malária levado a cabo por Ricardo Jorge, que incitava à declaração de casos clínicos e à realização de trabalhos complementares que contribuíssem para a solução desta doença.

Partindo da análise das fontes bibliográficas primárias e secundárias disponíveis, bem como dos catálogos de mosquitos e da sua organização taxonómica, este trabalho pretende refletir sobre o lugar das contribuições de Figueiredo para a entomologia médica, alinhadas com o novo modelo parasitológico de doença, particularmente no âmbito da nomenclatura taxonómica no século XX.

Sobre a oradora

Ana Rita Merelo Lobo é investigadora de pós-doutoramento do CIUHCT. Os seus interesses de investigação no âmbito da história da ciência circulam em torno da história da medicina tropical e da história da malária em Portugal e nas colónias portuguesas, desenvolvendo atualmente o seu projeto de pesquisa sobre a história da entomologia médica e da medicina tropical em Portugal.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Título "European Strategy Discussion" e mapa estilizado da Europa

O encontro visa promover o diálogo entre investigadores e consolidar ideias para a contribuição nacional - uma oportunidade única para alinhar as prioridades científicas de Portugal com a estratégia europeia, discutir os desafios da área e reforçar a colaboração entre investigadores.

Seminário por Francisco Malta Romeiras (CIUHCT).

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Representação antiga da cidade de Lisboa

Evoluir Juntos para Co-Criar o Futuro de Lisboa e Inspirar Portugal.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Milan Stehlík (Institute of Statistics, Universidad de Valparaíso, Valparaíso, Chile).

Sessão com a participação de membros de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Minicurso por Pedro M. Silva (Pós-doc - CEMS.UL).

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Dois estudantes em frente a um computador

Uma iniciativa integrada no Projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, com inscrições até 25 de janeiro.

Título/data/local do evento e fotografia de Jorge Moyano a tocar piano

Concerto de Jorge Moyano, no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Santiago González Gaitán (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, CIÊNCIAS ULisboa).

Título/data/local do evento e fotografia de Vítor Cardoso

Prémio atribuído a Vítor Cardoso, Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Gravidade do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Data/título do evento/frase "(Re)começa agora. É a tua vez!", sobre fotografia de balões de ar quente

(Re)começa agora. É a tua vez!

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Páginas