Conferências CIUHCT | Literatura & Ciência

Anopheles bifurcatus var. portucaliensis Figueiredo, 1904, um contributo para a Entomologia Médica em Portugal

Por Ana Rita Merelo Lobo (CIUHCT/NOVA)

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.

As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Sinopse

Na sequência da instituição da teoria parasitária da malária, no final do século XIX, desenvolvida por Patrick Manson (1844-1922), Ronald Ross (1857-1932), Giovanni Battista Grassi (1854-1925), Giuseppe Bastianelli (1862-1959) e Amico Bignami (1862-1929), que determinou a definição de campanhas sanitárias contra a doença, nas colónias europeias e nos países do sul da Europa, a epidemiologia da malária e o conhecimento dos insetos potencialmente seus vetores assumiram um papel de destaque. A determinação das espécies, a sua prevalência e capacidade de transmissão revelava-se fundamental para o conhecimento detalhado da doença e naturalmente para o seu combate, no seio da comunidade médica internacional, na qual Portugal se viria a incluir.

No seguimento do estudo epidemiológico iniciado em Portugal por Ricardo Jorge (1858-1939) em 1902, António Carvalho de Figueiredo (1853-1917) dedicou-se ao estudo dos mosquitos em Loures que acreditava serem responsáveis pelo foco de malária naquela cidade, descrevendo assim uma nova variedade de mosquito, o Anopheles bifurcatus var. portucaliensis, em 1904.

Figueiredo era médico do município de Loures, formado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e foi colega de Luíz da Câmara Pestana no laboratório bacteriológico de Lisboa sediado no hospital de S. José, por onde passaram vários investigadores que se notabilizariam mais tarde, no Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, como pioneiros da microbiologia em Portugal. No Hospital de S. José inteirou-se das técnicas microbiológicas desenvolvidas que serviram para dar resposta às epidemias que atingiram Lisboa, em 1894, e o Porto, em 1899, o que lhe terá despertado o interesse no estudo da malária. Terá sido determinante a importância que Miguel Bombarda atribuía à investigação e ao combate à malária, nos discursos que realizou na Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, a partir de 1899. A partir de 1902, terá ainda sido decisivo, para a aposta de Figueiredo no estudo dos vetores responsáveis pela transmissão da doença, o inquérito epidemiológico e o mapeamento da malária levado a cabo por Ricardo Jorge, que incitava à declaração de casos clínicos e à realização de trabalhos complementares que contribuíssem para a solução desta doença.

Partindo da análise das fontes bibliográficas primárias e secundárias disponíveis, bem como dos catálogos de mosquitos e da sua organização taxonómica, este trabalho pretende refletir sobre o lugar das contribuições de Figueiredo para a entomologia médica, alinhadas com o novo modelo parasitológico de doença, particularmente no âmbito da nomenclatura taxonómica no século XX.

Sobre a oradora

Ana Rita Merelo Lobo é investigadora de pós-doutoramento do CIUHCT. Os seus interesses de investigação no âmbito da história da ciência circulam em torno da história da medicina tropical e da história da malária em Portugal e nas colónias portuguesas, desenvolvendo atualmente o seu projeto de pesquisa sobre a história da entomologia médica e da medicina tropical em Portugal.

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.