Exposição

Não cruzaremos os braços

Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974

Edifício C3 - piso 1, Ciências ULisboa
Título/data/local do evento e imagem de arquivo do MUHNAC

A 18 de abril, quinta-feira, às 15h00, é inaugurada a exposição ‘Não cruzaremos os braços! Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974’.

A exposição vai estar patente ao público no piso 1 do Edifício C3.

A inauguração contará com intervenções de Glória Ramalho (ISPA), Augusto Freitas (Universidade de Évora) e Vítor Fernandes (AEFCL).

Curadoria e organização: Glória Ramalho, Graça M. Ribeiro, M. Graça Ribeiro, Vasco Costa.


Exposição ‘Não cruzaremos os braços! Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974’

Nos 50 anos do 25 de abril de 1974, queremos que não fiquem esquecidos o ambiente opressivo em que vivíamos e a luta que travámos contra o regime fascista e colonialista. Esta exposição cobre os combates do Movimento Associativo (MA) da Faculdade de Ciências no período de 1968 a 1974. A informação que disponibilizamos é baseada nos Improp cuja publicação acompanhou regularmente toda a movimentação.

Relata-se o contexto da luta e descreve-se a forma como a repressão se fazia sentir.

Em 1968, nas eleições democráticas para a AEFCL, venceu a candidatura do MA “Um Estudante Novo para uma Universidade Nova”.  Em 1969 foi eleita uma nova direção do MA “Unidade Estudantil”. Em 1970, sob o lema “Por uma Universidade Popular” venceu a 3ª direção a que lhe sucedeu uma 4ª em 1973 com a mesma orientação.

A tentativa de aniquilar o movimento estudantil na Faculdade passou por mais de 10 invasões policiais a pedido dos vários diretores da escola e por denúncias de informadores, alguns professores e contínuos que acabaram sempre por chegar à PIDE/DGS. Daí resultaram múltiplas suspensões, expulsões, prisões e incorporações compulsivas no exército colonial.

Esta exposição só é possível porque existiu o 25 de abril de 1974!

15h00 (inauguração)
Fotografia aérea do Torreão do Pavilhão de Portugal

Na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Fotografias de Gonçalo M. Tavares e Carlos Tavares

Segundo debate do Ciclo de Debates “Pensar a Dois Tempos”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares e tendo como convidado Carlos Tavares.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

O filme "O Melhor dos Mundos” aborda as temáticas da sismicidade de Portugal e problemas inerentes à previsão sísmica. O filme é agora exibido numa sessão especial, organizada por CIÊNCIAS e promovida pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pelo Instituto Dom Luiz (IDL). Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia do Instituto Dom Luiz, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Páginas