3.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Mentes / Inteligência Artificial: Aplicações e Implicações

Teatro Thalia, Lisboa

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 3.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência. Dinis Pestana (Professor Jubilado de Ciências ULisboa) é o organizador das várias sessões que fazem parte deste ciclo.

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) continua, no dia 18 de fevereiro, o ciclo de Encontros de Literatura e Ciência, em parceria com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), com uma sessão intitulada: Mentes / Inteligência Artificial: Aplicações e Implicações.​

Os oradores Jorge Buescu, Arlindo Oliveira e Dinis Pestana debruçar-se-ão sobre a área da mente relacionada com a Matemática, surpreendentemente, muito próxima da área de outras artes, em particular da literatura, e também de outras como o teatro, a música ou a poesia. De Chaucer a Borges, de Caroll às novelas gráficas, Matemática e Literatura cruzam-se e reforçam-se, numa estranha dança da mente.

Focar-se-á, ainda, o poder do cérebro humano, resultado de milhões de anos de evolução, por enquanto incomparavelmente superior ao de qualquer máquina ou ser vivo conhecidos. Descrever-se-á como os avanços na ciência e na tecnologia podem permitir a criação de inteligência artificial em suportes digitais, tentando responder a questões inevitáveis: será o cérebro humano o único sistema capaz de acolher uma mente inteligente e consciente? Se sistemas com inteligência artificial geral se tornarem uma realidade, quais serão as implicações sociais, económicas, legais e éticas?

17h00
Workshop "Imagem e Identidade em Ciências" (2.ª edição)

A criação e comunicação de uma identidade visual é um fator crucial para quem tenha projetos de base científica ou para quem esteja a dar os primeiros passos com uma startup nestas áreas. 

Professor Uwe Täuber, from Virginia Tech, is visiting the Center for Theoretical and Computational Physics (CFTC) for the summer.

Sessão sobre Práticas Pedagógicas

A sessão conta com a presença dos docentes de Ciências Carlos AssisCristina Barroso, Cristina Figueiredo, Henrique Cabral e Nuno Matela.

Ações de formação em Química

Ação de Formação CCPFC/ACC - 90348/17 - 25h / 1 crédito. Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510.

De que forma os estudos de primatas e de evolução têm sido usados ao longo da história para reforçar o preconceito e garantir a distinção de ‘raças humanas’?

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Por Luís Sanchez (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Ana Sofia da Silva Azevedo defende a dissertação "Dynamic prediction of long-term survival in patients with early-stage breast cancer".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa / Susana Luísa Augusto Esteves.

Climate Change Impacts on Coastal Dunes

Por Daniela Rato (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS).

60 Minutos de Ciência "Quanto lixo há na sua praia?"

Esta sessão explora as origens, distribuição e os diversos impactos do lixo marinho e dos microplásticos nos oceanos, quer do ponto de vista económico, quer ecológico e ambiental.

Ricardo Manuel Soares Tojal de Meneses defende a dissertação "Aquisição Portátil de imagem com Visão em Tempo Real para interação Homem-Máquina em Aplicações Móveis".

Por Sergey V. Smirnov (Moscow State University).

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Pedro Ré (MARE, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

MEC2019 - 5.ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira

Este evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação relacionados com a morfodinâmica das zonas costeiras, e de discussão de ideias, conhecimento e informação sobre a zona costeira.

 

Datas importantes:

Dia Europeu da Música em Ciências ULisboa

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelos conjuntos 

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

A comunicação é uma ferramenta essencial no Ensino e na relação Docente-Estudante. As estratégias comunicacionais inerentes são várias e compõem um leque variado e indispensável para qualquer interveniente do Sistema Educativo.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

O objetivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES.

Logótipo ERC - European Research Council

Ciclo de sessões de divulgação das oportunidades ERC - European Research Council para 2020.

 

ERC Days @ Porto, 25 e 26 de junho

Por Byungnam Kahng (Department of Physics and Astronomy, Seoul National University).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Por Fabio Deelan Cunden (University College Dublin).

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Marta Macedo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

Páginas