
Participantes no 2.º Bootcamp IDEM Unite!, realizado na ULisboa
A sessão pretende dar a conhecer o projeto IDEM à comunidade académica de CIÊNCIAS, sobretudo aos estudantes, mas também fomentar o envolvimento de diferentes áreas da Faculdade na promoção de uma mobilidade mais acessível e representativa.
Programa
- 10h00 | Acolhimento (Ana Paula Matos, Direção de Relações Externas)
- 10h05 | Boas-vindas e posicionamento da faculdade face às questões de diversidade e inclusão (Cristina Máguas, Subdiretora de CIÊNCIAS)
- 10h10 | O projeto IDEM (Cláudio Fernandes, Gabinete de Apoio Psicológico)
- 10h30 | O processo de mobilidade (Ana Paula Matos, Direção de Relações Externas)
- 10h45 | Suporte na decisão e preparação da mobilidade (Cláudio Fernandes, Gabinete de Apoio Psicológico)
- 10h55 | Perguntas e respostas
- 11h25 | Encerramento (Cláudio Fernandes, Gabinete de Apoio Psicológico)
O IDEM - Inclusion, Diversity, and Equity in Mobility é um projeto Erasmus+ que envolveu seis universidades da aliança Unite!: Aalto University, Grenoble INP-UGA, TU Darmstadt, Universidade de Lisboa, Universitat Politècnica de Catalunya, e o Politecnico di Torino (como parceiro associado).
O projeto procurou desenvolver soluções concretas para promover o envolvimento de estudantes sub-representados em programas de mobilidade, integrando os valores da inclusão, diversidade e equidade na estratégia institucional das universidades parceiras. Grupos sub-representados nos programas de mobilidade Erasmus (e similares) são aqueles que, por motivos estruturais, socioeconómicos, culturais ou pessoais, participam em números significativamente mais baixos do que a média da população estudantil no ensino superior (ex., estudantes com NEE, doença crónica, com estatuto de emigrante ou refugiado, ou estudantes de primeira geração no ensino superior). Importa também referir a interseccionalidade, ou seja, situações em que diferentes categorias sociais (como raça, género, classe social, deficiência, orientação sexual, entre outras) interagem e se sobrepõem, criando experiências únicas de desvantagem e complexificando as barreiras à mobilidade.
O projeto foi concluído em fevereiro de 2025 e resultou na produção de dois documentos centrais:
- Modelo de Mobilidade IDEM, estruturado em torno de duas dimensões:
- Empoderamento, incluindo conceitos como segurança psicológica e autoexclusão;
- Estruturas Inclusivas, centradas nos fatores institucionais e contextuais que moldam a experiência de mobilidade.
- Toolkit IDEM - um conjunto de boas práticas e recomendações para apoiar as instituições de ensino superior na implementação de políticas e medidas que promovam programas de mobilidade mais inclusivos.
CIÊNCIAS esteve particularmente envolvida no projeto, nomeadamente na coordenação da equipa representante da ULisboa ao longo dos três anos de trabalho conjunto com as universidades parceiras.