IAstro Júnior

Mistérios dos Buracos Negros

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Mistérios dos Buracos Negros

Há buracos negros com dezenas, milhares e até milhões de vezes a massa do nosso Sol. Ocorrem colisões entre buracos negros, e acredita-se que os buracos negros têm um papel fundamental na evolução das galáxias. Mas são ainda objetos muito misteriosos.

Numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família, o IAstro Júnior reúne três investigadores do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço para conversarem com crianças e jovens sobre buracos negros, as perguntas para as quais ainda procuram resposta e os instrumentos que vão ajudar a desvendar os seus mistérios.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista VISÃO Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos.


Os investigadores:

Catarina Lobo: Catarina Lobo sempre gostou muito de animais e de observar o céu. Na juventude, adorava ver o programa “Cosmos”, de Carl Sagan, na televisão. Quando teve de optar entre Biologia e Física, no 12º ano, acabou por escolher a segunda: as “patas” das galáxias fascinaram-na mais. Estudou Física e Matemática Aplicada na Universidade do Porto e depois rumou a França, onde fez um Mestrado no Observatório Astronómico de Meudon e um Doutoramento no Instituto de Astrofísica de Paris. Continuou a investigar galáxias em Milão  durante dois anos, antes de regressar a Portugal, onde ficou um ano no Observatório Astronómico de Lisboa. Hoje dá aulas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e faz investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, continuando a estudar os mistérios das galáxias.

Francisco Lobo: Francisco Lobo utiliza modelos matemáticos para estudar o Universo. Em criança queria ser futebolista, mas tinha já um fascínio pela ciência. Quando tinha uns 4 ou 5 anos desmantelou um relógio caríssimo do seu pai, para ver como funcionava; o que não deixou o pai lá muito contente… Estudou Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde também se doutorou, e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências, continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século!

Rui Agostinho: Rui Agostinho brincou muito a construir coisas, incluindo um telescópio. Fascinou-o a tecnologia das viagens à Lua e a ciência que daí se desenvolveu. Estudou muito física e matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde fez a licenciatura. Doutorou-se em Física e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos. É professor no Departamento e Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde estuda o impacto da radiação das supernovas sobre a vida na Terra, ao longo de milhões e milhões de anos. É um apaixonado por aprender todos os dias, e gostaria de chegar ao infinito… e mais além.

17h30

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa celebra a Noite Europeia dos Museus (17 de maio) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nestes dias, os Museus abrem as portas e convidam os cidadãos a conhecer os seus acervos, coleções, exposições e atividades.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Logótipo do EVM 2025

Candidaturas até 28 de maio.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Páginas