IAstro Júnior

Mistérios dos Buracos Negros

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Mistérios dos Buracos Negros

Há buracos negros com dezenas, milhares e até milhões de vezes a massa do nosso Sol. Ocorrem colisões entre buracos negros, e acredita-se que os buracos negros têm um papel fundamental na evolução das galáxias. Mas são ainda objetos muito misteriosos.

Numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família, o IAstro Júnior reúne três investigadores do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço para conversarem com crianças e jovens sobre buracos negros, as perguntas para as quais ainda procuram resposta e os instrumentos que vão ajudar a desvendar os seus mistérios.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista VISÃO Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos.


Os investigadores:

Catarina Lobo: Catarina Lobo sempre gostou muito de animais e de observar o céu. Na juventude, adorava ver o programa “Cosmos”, de Carl Sagan, na televisão. Quando teve de optar entre Biologia e Física, no 12º ano, acabou por escolher a segunda: as “patas” das galáxias fascinaram-na mais. Estudou Física e Matemática Aplicada na Universidade do Porto e depois rumou a França, onde fez um Mestrado no Observatório Astronómico de Meudon e um Doutoramento no Instituto de Astrofísica de Paris. Continuou a investigar galáxias em Milão  durante dois anos, antes de regressar a Portugal, onde ficou um ano no Observatório Astronómico de Lisboa. Hoje dá aulas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e faz investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, continuando a estudar os mistérios das galáxias.

Francisco Lobo: Francisco Lobo utiliza modelos matemáticos para estudar o Universo. Em criança queria ser futebolista, mas tinha já um fascínio pela ciência. Quando tinha uns 4 ou 5 anos desmantelou um relógio caríssimo do seu pai, para ver como funcionava; o que não deixou o pai lá muito contente… Estudou Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde também se doutorou, e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências, continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século!

Rui Agostinho: Rui Agostinho brincou muito a construir coisas, incluindo um telescópio. Fascinou-o a tecnologia das viagens à Lua e a ciência que daí se desenvolveu. Estudou muito física e matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde fez a licenciatura. Doutorou-se em Física e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos. É professor no Departamento e Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde estuda o impacto da radiação das supernovas sobre a vida na Terra, ao longo de milhões e milhões de anos. É um apaixonado por aprender todos os dias, e gostaria de chegar ao infinito… e mais além.

17h30

Seminário de Lógica Matemática, por Luis Pereira (Universidade de Lisboa).

Cartaz da iniciativa

Sessão de esclarecimento sobre o Laboratório de Cidadãos “Peças de Jardim”.

Fotografia da oradora e identificação do evento

Talk @LASIGE, com Diana Costa (LASIGE).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Save the date: 27 October 2021!

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Conversa com Galopim de Carvalho.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.

Páginas