IAstro Júnior

Mistérios dos Buracos Negros

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Mistérios dos Buracos Negros

Há buracos negros com dezenas, milhares e até milhões de vezes a massa do nosso Sol. Ocorrem colisões entre buracos negros, e acredita-se que os buracos negros têm um papel fundamental na evolução das galáxias. Mas são ainda objetos muito misteriosos.

Numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família, o IAstro Júnior reúne três investigadores do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço para conversarem com crianças e jovens sobre buracos negros, as perguntas para as quais ainda procuram resposta e os instrumentos que vão ajudar a desvendar os seus mistérios.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista VISÃO Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos.


Os investigadores:

Catarina Lobo: Catarina Lobo sempre gostou muito de animais e de observar o céu. Na juventude, adorava ver o programa “Cosmos”, de Carl Sagan, na televisão. Quando teve de optar entre Biologia e Física, no 12º ano, acabou por escolher a segunda: as “patas” das galáxias fascinaram-na mais. Estudou Física e Matemática Aplicada na Universidade do Porto e depois rumou a França, onde fez um Mestrado no Observatório Astronómico de Meudon e um Doutoramento no Instituto de Astrofísica de Paris. Continuou a investigar galáxias em Milão  durante dois anos, antes de regressar a Portugal, onde ficou um ano no Observatório Astronómico de Lisboa. Hoje dá aulas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e faz investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, continuando a estudar os mistérios das galáxias.

Francisco Lobo: Francisco Lobo utiliza modelos matemáticos para estudar o Universo. Em criança queria ser futebolista, mas tinha já um fascínio pela ciência. Quando tinha uns 4 ou 5 anos desmantelou um relógio caríssimo do seu pai, para ver como funcionava; o que não deixou o pai lá muito contente… Estudou Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde também se doutorou, e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências, continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século!

Rui Agostinho: Rui Agostinho brincou muito a construir coisas, incluindo um telescópio. Fascinou-o a tecnologia das viagens à Lua e a ciência que daí se desenvolveu. Estudou muito física e matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde fez a licenciatura. Doutorou-se em Física e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos. É professor no Departamento e Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde estuda o impacto da radiação das supernovas sobre a vida na Terra, ao longo de milhões e milhões de anos. É um apaixonado por aprender todos os dias, e gostaria de chegar ao infinito… e mais além.

17h30
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.