Exposição

Água Pantanal Fogo

MUHNAC, Lisboa
Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Luciano Candisani apontou as suas lentes para a vida ao redor das águas na maior planície alagável do planeta, durante as imponentes cheias pantaneiras de 2012 a 2021. Caracterizadas por uma rara combinação de excelência técnica e expressividade, as imagens submersas, terrestres ou aéreas testemunham a imponência da água e a resiliência da vida. Um cenário adverso que é a preferência deste fotógrafo, especializado em captar ecossistemas do mundo.

Quando o Pantanal foi quase mais fogo do que água, em 2020, Lalo de Almeida deu foco à morte de milhões de animais e da vegetação nativa, num incêndio de grande intensidade. Uma área de quase 45 mil quilómetros quadrados foi queimada, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e Lalo de Almeida denunciou parte desta devastação com um impactante poder de síntese. Intitulada Pantanal em Chamas, a série de dez fotografias registradas foi distinguida com o prestigioso prémio World Press Photo, na categoria Meio Ambiente.

Uma exposição realizada pela iniciativa Documenta Pantanal, com apoio do BTG, Itaú, Rodobens e CSN.

Patente no MUHNAC-ULisboa de 16 de abril a 06 de julho de 2025 (inauguração: 16 de abril, 18h00).

Curadoria: Eder Chiodetto e Sofia Marçal.

Entrada livre!

Título do evento e representação de planta

Os encontros, promovidos no âmbito da colaboração entre CIÊNCIAS, ISCAL, Universidade de Évora e outras entidades parceiras, visa promover o diálogo entre a academia, o território e a sociedade civil em torno de temas como a ética na gestão, a responsabilidade social, a inovação sustentável e o desenvolvimento regional.

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Agatha Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil).

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Afternoon Talks with the Industry: come and meet Roche!

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Fotografia de Tânia Graça

Tu perguntas, a Tânia responde! No dia 15 de abril de 2025, às 13h00, na Alameda do C6, a Dra. Tânia Graça vem a CIÊNCIAS para uma conversa informal com a comunidade.

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Seminário de Geometria e Física, por Fabrizio Del Monte (University of Birmingham, UK).

Palestra por Carlos Reinaldo Mendes (antigo aluno de CIÊNCIAS).

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Páginas