Conferência Host

Entre três tábuas do caixão - uma brisa de cura. A arquitetura para a tuberculose em Portugal (1870-1950)

Por José Avelãs

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

Limpeza e desinfeção - observações microscópicas. Sanatório Sousa Martins, Guarda, Portugal, c. 1915. Coleção privada

Entre o final do século XIX e durante quase todo o século XX, a tuberculose deambulou entre o foco e o microscópio da sociedade, enquanto a mais letal e preocupante doença contagiosa, assumindo um lugar protagonista no palco do Portugal sanitário, político, médico e arquitetónico.

A arquitetura sanatorial constituiu um instrumento único e capaz de lutar contra a peste branca, no sentido da profilaxia e do tratamento, avocando funções de um contentor muito próprio e replicando a cidade – entretanto rasgada e higienizada – e na qual ainda se identificam as suas cicatrizes. Enquanto espaços de ciência, neles a arquitetura e a medicina assumiram uma estreita simbiose com dependências mútuas, mas profícuas relações causais.

Através das suas obras, dos seus esquemas organizativos e da sua preponderância tipológica, propõe-se a análise das vicissitudes do combate entre os diversos intervenientes (médicos, arquitetos e esferas de poder) por um prisma pluridisciplinar, da boca de cena até aos seus bastidores.

Sobre o orador
José Carlos Avelãs Nunes (n. 1984) é arquiteto, doutorando em Teoria e História da Arquitectura na FCTUC, bolseiro de investigação VISLIS-CIUHCT e investigador n.d. no CEIS20-UC.

Nota
Estes seminários são uma organização conjunta entre o CIDEHUS, CIUHCT e ICS, estando associados ao e-journal History of Science and Technology. Realizam-se ao longo do ano na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, num regime bimensal. Este ciclo está ativo em 2017. Os responsáveis atuais são Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-UE) e Ana Simões (CIUHCT). Esta página apresenta as sessões mais recentes. Para uma lista completa, clique aqui.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.