Seminário

The spread of information on social media: a model based on evolutionary principles

Sala de Seminários do LIP (com transmissão via Zoom)

Por Lília Perfeito (LIP).

In the same way that populations of organisms compete for scant resources, memes, or ideas also compete for our attention span. In fact, that is the origin of the word meme as a counterpart to the gene. Here, we bring back that analogy and try to make sense of how information spreads on social media. Our case-study is Twitter because the platform used to grant access to its full database of public tweets.

On Twitter, short messages (tweets) can be copied (re-tweeted) several times giving rise to long cascades. These cascades are not evenly distributed. In fact, they have been shown to have a power-law tail, whereby there are a few, very large cascades, while the large majority of tweets are not retweeted at all. We extracted a set of tweets about Covid-19 in four different languages and grouped identical tweets; we call these groups cascades. We then fitted a simple model of cascade growth. We further introduce the concept of Twitter time, a “relativistic” measure that uses as reference user activity (more in some times of day than in others) and smooths activity over daily periods.

We developed a quantitative evolutionary model for how these cascades grow. With it, we show that the underlying social network is not necessary to explain the observed distribution of cascade sizes. Moreover, we find that a single model with a single distribution of popularity is capable of capturing most of the variation across very different content and user networks.

This work exemplifies how we can adapt models originally designed for physical or biological processes to study social phenomena.


Transmissão via Zoom (pw: LIPSeminar)

11h30-13h00
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
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Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Logótipo do concurso de programação

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Ana Arriaga (FCUL - DF).

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Peixe e Sousa.

Sol

Seminário de Unidade Curricular - Projeto de Investigação, por Vanessa Filipa Laranjeiro Ribeiro.

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Large Hadron Collider

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 11 de maio.

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

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