![60 Minutos de Ciência "Pode a eletricidade iluminar o subsolo?" Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações diversas (título, orador, dia, hora e local)](https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/styles/destaque/public/60-minutos-ciencia-16jan20.png?itok=FL81D4FP)
A corrente elétrica na água, rochas e subsolo. Numa conversa expositiva com a Geóloga Carla Rocha vamos descobrir como a corrente eléctrica é utilizada pelos geólogos para ajudar a encontrar água no subsolo, descobrir plumas de contaminação, artefactos e ruínas romanas e ainda, a ajudar na implementação de aerogeradores. Nesta sessão, iremos descobrir a geofísica ao serviço da sociedade.
Nota biográfica: Carla Sofia Rocha é natural de Ílhavo, distrito de Aveiro. Com formação académica em Geologia pela Universidade de Coimbra (Licenciatura e Mestrado), é doutoranda da Universidade de Lisboa-IST em Georrecursos com Bolsa Individual de Doutoramento financiada pela FCT. Em todo o seu percurso académico foi colaboradora e monitora nos Museus de Ciência e História Natural da Universidade de Coimbra na área das Geociências, tendo participado ativamente em vários projetos de investigação e cooperado em trabalhos de investigação ligados à hidrogeologia, como por ex. nas lagoas de Quiaios e Tocha, águas mineralizadas de Montouro e nas àguas minerais naturais termais das Corgas do Buçaco. Atualmente estuda a água mineral natural e termal de Cabeço de Vide, uma água com características únicas em Portugal e raras no mundo.