Seminário

Utilização de informação da energia libertada em fogos rurais para a calibração de índices meteorológicos de perigo de incêndio em Portugal e Moçambique

6.4.30, FCUL, Lisboa

Por Carlos da Câmara (D​ep. Engenharia Geográfica Geofísica e Energia, FCUL, Universidade de Lisboa).

O objetivo deste seminário é apresentar e discutir uma metodologia que permite gerar previsões diárias do risco meteorológico de incêndio. A metodologia combina informação histórica acerca da energia radiativa libertada durante os eventos de incêndio, obtida a partir de observações pelos satélites geostacionários Meteosat, com previsões meteorológicas diárias provenientes do ECMWF, ambas disponibilizadas pelo Projeto LSA SAF. O perigo meteorológico de incêndio é estimado a partir de valores diários de probabilidade de excedência da energia radiativa libertada em cada pixel da área definida. O cálculo dos valores da probabilidade baseia-se num modelo generalizado de Pareto que tem em conta a influência das condições meteorológicas na medida em o Fire Weather Index (FWI), um índice canadiano de perigo meteorológico de incêndio, é utilizado como covariável do parâmetro de escala da distribuição generalizada de Pareto. Os resultados do modelo estão na base da definição de cinco classes de perigo meteorológico de incêndio. O procedimento é aplicado a dois tipos de regiões, associadas a climas e biomas muito distintos: a Europa Mediterrânica e a província da Zambézia em Moçambique. No caso da Europa Mediterrânica, observa-se que 72% dos eventos que libertam valores diários de energia acima de 10000 GJ pertencem à classe de perigo "extremo". No caso da província da Zambézia, observa-se que 73% dos eventos com energia diária libertada acima de 2000 GJ pertencem à classe de perigo "extremo". Os modelos desenvolvidos estão na base da plataforma CeaseFire que operacionalmente dissemina mapas de perigo meteorológico de incêndio para Portugal, Europa Mediterrânica e Moçambique.

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Pedro Ré (MARE, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

Dia Europeu da Música em Ciências ULisboa

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelos conjuntos 

MEC2019 - 5.ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira

Este evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação relacionados com a morfodinâmica das zonas costeiras, e de discussão de ideias, conhecimento e informação sobre a zona costeira.

 

Datas importantes:

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

A comunicação é uma ferramenta essencial no Ensino e na relação Docente-Estudante. As estratégias comunicacionais inerentes são várias e compõem um leque variado e indispensável para qualquer interveniente do Sistema Educativo.

IX Jornadas do Departamento de História e Filosofia das Ciências 2019

Apresentação por Pós-doc e alunos de Doutoramento do DHFC

 

Programa de Estágios de Verão FCUL

O Programa de Estágios de Verão FCUL é um programa de estágios extracurriculares, de curta duração, que pretende proporcionar aos estudantes uma experiência de conta

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

O objetivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES.

Logótipo ERC - European Research Council

Ciclo de sessões de divulgação das oportunidades ERC - European Research Council para 2020.

 

ERC Days @ Porto, 25 e 26 de junho

Por Byungnam Kahng (Department of Physics and Astronomy, Seoul National University).

Por Fabio Deelan Cunden (University College Dublin).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Conferências CIUHCT "Ricardo Carlos Smith, a forgotten pioneer of Portuguese horticulture"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Marta Macedo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

O evento conta com a participação, na qualidade de keynote speaker, de Filipe Duarte Santos (Ciências ULisboa).

The main goal of this 2-days workshop is to gather  researchers, post-docs and students from all Europe, working on Planetary Science studies to discuss about several topics related with Planetary Atmospheres (including exoplanets), and promote collaborations on the basis

Logotipo Lisboa 2020

O Programa Lisboa 2020 abre concursos para Investimentos em Infraestruturas Tecnológicas.

Verão na ULisboa 2019

A edição de 2019 da iniciativa Verão na ULisboa decorre nas semanas de 01 a 05 de julho (alunos do 10.º,11.º e 12.º ano) e de 08 a 12 de julho (alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano).

As provas, requeridas por José Manuel Lourenço Coutinho Afonso, decorrem nos dias 01 e 02 de julho de 2019.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Duarte Pape (Paralelo Zero).

Izabella Campolina Silva e Hemprich apresenta o trabalho de projeto "Consortia optimization for European Space Agengy proposals based on cognitive computing".

Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

O evento procura reunir a comunidade científica em torno de um programa multidisciplinar que aborda os desafios científicos e societais atuais, tendo por base os 17 Objetivos de

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

Páginas