Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Estudos de ecotoxicologia e evolução em pequenos mamíferos selvagens

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa

Por Ana Sofia Quina (Departamento de Biologia  Animal - FCUL).

Os pequenos mamíferos selvagens constituem excelentes sentinelas de poluição ambiental por metais pesados resultante da atividade mineira. O estudo em populações que habitam locais contaminados demonstram que os indivíduos apresentam alterações em parâmetros bioquímicos, histológicos e genotóxicos que refletem a sua susceptibilidade, tolerância e adaptação a estes poluentes. Por outro lado, a deteção e a quantificação de alterações nas frequências alélicas ou na estrutura genética das mesmas podem também ser utilizadas como indicadores populacionais de stress ambiental e revelar potenciais genes candidatos para estudos de avaliação da saúde ambiental. Os efeitos diretos e indiretos induzidos pelos metais são vários e incluem um aumento do stress oxidativo intracelular e a interação inadequada com proteínas, os quais podem levar a alterações conformacionais das mesmas e à desregulação da expressão génica. Uma das proteínas frequentemente alterada é o supressor tumoral P53. Estímulos stressantes como danos no ADN, stress oxidativo e a hipóxia, são ativadores deste importante fator de transcrição que, através de cascatas de ativação/repressão de genes, salvaguarda a homeostase celular e mantém o bem-estar fisiológico do organismo. Dado o envolvimento da proteína P53 em inúmeras vias celulares, é possível que esta proteína seja importante para a adaptação ecológica e diferenciação evolutiva de espécies sujeitas a stresses crónicos. Neste seminário irei abordar estes temas e apresentar os meus resultados em investigação nas áreas da ecotoxicologia e da especiação de pequenos mamíferos selvagens.

Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Matthew-James Bennett.

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações - 22 de fevereiro, na Cidade Universitária.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Submissão de propostas até 31 de janeiro.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.