Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Estudos de ecotoxicologia e evolução em pequenos mamíferos selvagens

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa

Por Ana Sofia Quina (Departamento de Biologia  Animal - FCUL).

Os pequenos mamíferos selvagens constituem excelentes sentinelas de poluição ambiental por metais pesados resultante da atividade mineira. O estudo em populações que habitam locais contaminados demonstram que os indivíduos apresentam alterações em parâmetros bioquímicos, histológicos e genotóxicos que refletem a sua susceptibilidade, tolerância e adaptação a estes poluentes. Por outro lado, a deteção e a quantificação de alterações nas frequências alélicas ou na estrutura genética das mesmas podem também ser utilizadas como indicadores populacionais de stress ambiental e revelar potenciais genes candidatos para estudos de avaliação da saúde ambiental. Os efeitos diretos e indiretos induzidos pelos metais são vários e incluem um aumento do stress oxidativo intracelular e a interação inadequada com proteínas, os quais podem levar a alterações conformacionais das mesmas e à desregulação da expressão génica. Uma das proteínas frequentemente alterada é o supressor tumoral P53. Estímulos stressantes como danos no ADN, stress oxidativo e a hipóxia, são ativadores deste importante fator de transcrição que, através de cascatas de ativação/repressão de genes, salvaguarda a homeostase celular e mantém o bem-estar fisiológico do organismo. Dado o envolvimento da proteína P53 em inúmeras vias celulares, é possível que esta proteína seja importante para a adaptação ecológica e diferenciação evolutiva de espécies sujeitas a stresses crónicos. Neste seminário irei abordar estes temas e apresentar os meus resultados em investigação nas áreas da ecotoxicologia e da especiação de pequenos mamíferos selvagens.

Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa
Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

The topics of the conference include (but are not limited to) classical and quantum integrable systems, complex geometry of moduli spaces, automorphic forms and their applications to number theory.