Seminário

Ação Climática: municípios em adaptação

Salão Nobre, Câmara Municipal de Cascais

Uma iniciativa da Cascais Ambiente e da Câmara Municipal de Cascais, que serve de base para a apresentação do primeiro plano municipal de ação para a adaptação às alterações climáticas em Portugal.

Este inovador Plano de Ação, promovido pela Cascais Ambiente e elaborado em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, consiste num ambicioso compromisso político que visa implementar até 2030, 13 medidas de adaptação que integram 80 ações.

O plano atualiza ainda o Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas (PECAC), elaborado em 2010, que identificou os principais impactos das alterações climáticas em Cascais para os próximos cem anos. Atualiza ainda toda a organização autárquica de modo a agilizar projetos entre a Autarquia e os parceiros institucionais nas mais variadas áreas.

A apresentação conta com a participação de Filipe Duarte Santos (FCUL), especialista internacional em alterações climáticas, entre outros investigadores e especialistas nacionais, que vão referir os mais atuais cenários climáticos e o contexto de ação do Acordo de Paris.

Neste seminário, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, deverá reforçar o apoio político da autarquia com as alterações climáticas como forma de garantir a segurança das populações e o desenvolvimento sustentável do concelho.

Decorrem ainda dois debates em torno das temáticas: a participação dos jovens no combate às alterações climáticas e o ordenamento do território.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas - consulte o programa e formalize a sua inscrição aqui.

09h30-13h00

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Pedro Guilherme Antunes Lopes da Silva Nicolau defende a dissertação "Estimating the spatio-temporal variation of bird phenology using citizen science data".

Tipo de Evento Passeios Científicos

Público Alvo Público em Geral

Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do mundo em que vivemos, que ajudaram a explorar outros mundos do nosso sistema solar e, mais recentemente, mundos noutros sistemas planetários.

O principal objetivo desta iniciativa é a promoção da vertente internacional da FCUL através da divulgação dos Programas de Mobilidade internacional junto da comunidade discente.

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

Por João Careto (IDL - FCUL).

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Carlos Moreiradefende a dissertação "Kessel Run: exploring cooperative behaviours in a multiplayer BCI game".

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Público em Geral

O professor Henrique Leitão, doutorado em Física Teórica, professor e investigador na FCUL, irá responder a questões como: porque é que e como é que apareceu a Universidade? O que é a Universidade? O que se espera da Universidade e dos estudantes universitários?

Por Dr. Kenneth F Rijsdijk (Assistant Professor at the Biogeography and MacroEcology, BIOMAC, Research Group of the Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics, University of Amsterdam)

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Miguel Cortes Rodrigues defende o trabalho de projeto "Fatores determinantes do rating soberano português".

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

Emanuele Frittaion
CMAFCIO, Universidade de Lisboa

Tipo de Evento Tertúlias/Café de Ciência

Público Alvo Público em Geral

Páginas