Seminário

Ação Climática: municípios em adaptação

Salão Nobre, Câmara Municipal de Cascais

Uma iniciativa da Cascais Ambiente e da Câmara Municipal de Cascais, que serve de base para a apresentação do primeiro plano municipal de ação para a adaptação às alterações climáticas em Portugal.

Este inovador Plano de Ação, promovido pela Cascais Ambiente e elaborado em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, consiste num ambicioso compromisso político que visa implementar até 2030, 13 medidas de adaptação que integram 80 ações.

O plano atualiza ainda o Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas (PECAC), elaborado em 2010, que identificou os principais impactos das alterações climáticas em Cascais para os próximos cem anos. Atualiza ainda toda a organização autárquica de modo a agilizar projetos entre a Autarquia e os parceiros institucionais nas mais variadas áreas.

A apresentação conta com a participação de Filipe Duarte Santos (FCUL), especialista internacional em alterações climáticas, entre outros investigadores e especialistas nacionais, que vão referir os mais atuais cenários climáticos e o contexto de ação do Acordo de Paris.

Neste seminário, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, deverá reforçar o apoio político da autarquia com as alterações climáticas como forma de garantir a segurança das populações e o desenvolvimento sustentável do concelho.

Decorrem ainda dois debates em torno das temáticas: a participação dos jovens no combate às alterações climáticas e o ordenamento do território.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas - consulte o programa e formalize a sua inscrição aqui.

09h30-13h00

Maria Alexandra Soares Gomes Cardoso de Oliveira apresenta a tese "Boulder deposits related to extreme marine events in the western coast of Portugal".

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

Sessão de abertura do ano letivo 2017/2018 do PD-FCTASna qual será feita a apresentação das disciplinas e dos seminários pela coordenação do Programa e pelos docentes responsáveis

Mónica Sofia Afonso Ribeiro apresenta a tese "Headland Sediment Bypassing Processes".

André Filipe Sobreira Garrido apresenta a dissertação "Estudo de vulnerabilidades da plataforma re:dy".

Por Slobodan Žumer (University of Ljubljana and Jozef Stefan Institute, Slovenia).

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

Ivo Ricardo Guerreiro Vacas apresenta a dissertação "Geração Automática de Conhecimento para SDI extraído de OSINTs".

Por Bernold Fiedler (Institute of Mathematics - Free University of Berlin).

Raimundo Henrique da Silva Chipongue apresenta a dissertação "Indicadores de segurança em plataformas de monitorização".

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Por Emílio Franco (Universidade do Porto).

Por António Klein (Laboratory of Coastal Oceanography, CEO/CFM, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC, Brazil).

Por Julie Pullen (Stevens Institute of Technology).

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Participe num conjunto de conversas informais onde a ciência do dia-a-dia preencherá os espaços da Mina de Ciência.

João Paulo Martins Teixeira Alves apresenta a dissertação "Threat Intelligence: Using Osint and Metrics to Enhance Siem Capabilities".

A sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2017, com um programa cheio de atividades.

Excecionalmente, o Planetário abrirá as portas às 19h45.
 

Candidaturas online até 30 de setembro de 2017.

Um workshop altamente interativo e participativo, que convida os participantes (empresários, técnicos, docentes, investigadores, coordenadores, formadores, coaches, entre outros) a se envolverem em conversas sobre a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáv

Por Sahotra Sarkar (University of Texas at Austin, USA Presidency University, Kolkata, India).

Páginas