60 Minutos de Ciência

Tremoço: uma alternativa para o futuro?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

A sessão incidirá sobre as vantagens do tremoço (Lupinus albus), uma cultura bem conhecida no sul da Europa, mas que tem sido, por razões de natureza diversa, muito negligenciada. A sua introdução como cultura de larga escala no sul da Europa traria enormes vantagens, não só dos pontos de vista ecológico e económico, mas também de nutrição humana e de saúde das plantas e do Homem. Serão discutidas as suas vantagens em relação a outras culturas de leguminosas (nomeadamente à tão afamada soja), bem como a sua excelente contribuição para uma agricultura sustentável. 

Serão apresentadas duas proteínas bioativas do tremoço descobertas pelo grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa: 

  • a Blad, um componente de uma proteína comestível com uma elevada capacidade antifúngica, bacteriostática e, apenas no caso das plantas, também bio estimulante;
  • a Deflamina, uma proteína com atividades anti-inflamatória e anti tumoral muito fortes.

Breve nota biográfica sobre o orador: O Professor Doutor Ricardo Boavida Ferreira é Professor Catedrático no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e coordenador do grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do ISA. O lema deste grupo é utilizar investigação fundamental como ferramenta para resolver problemas da saúde das plantas e do homem através de estratégias inovadoras e não tóxicas. Neste âmbito, tem desenvolvido um vasto trabalho nas mais diversas áreas, nomeadamente na aplicação de transcritómica, proteómica e metabolómica em doenças das plantas e do homem, interações hospedeiro/fungo, atividades antibacterianas, doenças neuro degenerativas, nutrição humana e inibição do desenvolvimento tumoral e da inflamação. Ao longo de mais de três décadas de trabalho descobriu vários compostos bioativos em alimentos, com elevado potencial nas áreas da agronomia, saúde e nutrição. Publicou mais de 100 artigos científicos e é inventor de várias patentes nacionais e internacionais. Algumas das suas descobertas permitiram a criação de start-ups inovadoras, como é o caso da CEV/CONVERDE, SA, uma empresa criada em 2007 após os 16 anos de estudo de um componente de uma proteína isolada de sementes de tremoço, com uma potente atividade fungicida, denominado Blad.

17h30
Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Páginas