60 Minutos de Ciência

Tremoço: uma alternativa para o futuro?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

A sessão incidirá sobre as vantagens do tremoço (Lupinus albus), uma cultura bem conhecida no sul da Europa, mas que tem sido, por razões de natureza diversa, muito negligenciada. A sua introdução como cultura de larga escala no sul da Europa traria enormes vantagens, não só dos pontos de vista ecológico e económico, mas também de nutrição humana e de saúde das plantas e do Homem. Serão discutidas as suas vantagens em relação a outras culturas de leguminosas (nomeadamente à tão afamada soja), bem como a sua excelente contribuição para uma agricultura sustentável. 

Serão apresentadas duas proteínas bioativas do tremoço descobertas pelo grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa: 

  • a Blad, um componente de uma proteína comestível com uma elevada capacidade antifúngica, bacteriostática e, apenas no caso das plantas, também bio estimulante;
  • a Deflamina, uma proteína com atividades anti-inflamatória e anti tumoral muito fortes.

Breve nota biográfica sobre o orador: O Professor Doutor Ricardo Boavida Ferreira é Professor Catedrático no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e coordenador do grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do ISA. O lema deste grupo é utilizar investigação fundamental como ferramenta para resolver problemas da saúde das plantas e do homem através de estratégias inovadoras e não tóxicas. Neste âmbito, tem desenvolvido um vasto trabalho nas mais diversas áreas, nomeadamente na aplicação de transcritómica, proteómica e metabolómica em doenças das plantas e do homem, interações hospedeiro/fungo, atividades antibacterianas, doenças neuro degenerativas, nutrição humana e inibição do desenvolvimento tumoral e da inflamação. Ao longo de mais de três décadas de trabalho descobriu vários compostos bioativos em alimentos, com elevado potencial nas áreas da agronomia, saúde e nutrição. Publicou mais de 100 artigos científicos e é inventor de várias patentes nacionais e internacionais. Algumas das suas descobertas permitiram a criação de start-ups inovadoras, como é o caso da CEV/CONVERDE, SA, uma empresa criada em 2007 após os 16 anos de estudo de um componente de uma proteína isolada de sementes de tremoço, com uma potente atividade fungicida, denominado Blad.

17h30
Dia Internacional em Ciências

Vem saber mais sobre Programas de mobilidade e participar em atividades de carácter intercultural.

Por Nicolas Van Goethem (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Ciclo de Palestras do GAPsi "Como me preparar para o mercado de trabalho?"

Esta palestra tem por objetivo preparar-te para as várias etapas de procura de emprego: a elaboração do CV, cartas de motivação e entrevistas de emprego. O que deves conhecer sobre ti próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Tandem

Queres desenvolver as tuas competências linguísticas? Gostarias de conhecer pessoas de várias nacionalidades? Estás à procura de um parceiro tandem para aprender uma nova língua?

Ciências vai organizar o 2.º Encontro Tandem!

The Nobel Prize in Physics 2018

Por José Manuel Rebordão.

From the Press release
“… for groundbreaking inventions in the field of laser physics”.

Por Luís Matias (Instituto Dom Luiz).

Rebeca Maria Cantos de Atouguia defende a dissertação "Plataforma de Indicadores Académicos".

Venha passear por um campus solar e pelos telhados da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a maior central fotovoltaica universitária de Lisboa.

O que são sismos? E tsunamis? Todos estes fenómenos são o resultado à superfície da Terra do seu grande dinamismo interior. Vem aprender como é constituído e como funciona o nosso planeta, com experiências divertidas.

Venha dar uma volta ao mundo com o Instituto Dom Luiz.

Caraíbas, Marrocos, São Tomé e Príncipe e Indonésia são alguns dos pontos de paragem. Nesta série de palestras, os nossos investigadores trazem-lhe histórias de 5 expedições científicas: 

Por Claudia Bank (IGC - Instituto Gulbenkian de Ciência).

Ana Sofia Quintino defende a dissertação "Efeitos demográficos e económicos das migrações em Portugal: o caso da Segurança Social".

Por Kai-Feng Chen (National Taiwan University).

Miguel Guerreiro de Melo defende a dissertação "Realidade aumentada móvel combinada com mapas".

Evento de entrada livre, mediante inscrição prévia (hrace3c@ciencias.ulisboa.pt / tm: 910 620 424).

Após a formação, pretende-se realizar uma ação de voluntariado de podas na HRA que decorrerá dia 23 de tarde e dia 24 de novembro.

Alexander José Pereira Fernandes defende a dissertação "Soluções para Alinhamento em Realidade Aumentada Móvel".

Noites no Observatório | Semana da Ciência e da Tecnologia 2018 - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Por Alexandre Cabral (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Iniciativa no âmbito do Projeto LIFE Imperial “Conservação da Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) em Portugal”, desenvolvido em parceria com Ciências ULisboa.

Pedro Miguel Silva Ferraz Caldeira defende a dissertação "Autoria de Ambientes Virtuais Realistas através de Imagens para Treino Cognitivo".

Aiming at closing the gap between academia and industry, CFTC is launching the CFTC-Industry Initiative. This initiative consists of a series of events, bringing professionals from business sector to CFTC to tell us about their work and open challenges.

Contribuição para a construção de uma infraestrutura sólida de medições químicas, numa ação a decorrer nos dias 26 e 27 de novembro de 2018.

Rita Vaz Moura defende a dissertação "Markov-Switching: Value-at-Risk e Expected Shortfall Aplicado aos Índices PSI20 e DAX30".

Congresso "Ciência, Cultura e Turismo Sustentável"

Inserido nas celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável 2017 e do Ano Europeu do Património Cultural 2018, o congresso pretende lançar olhares cruzados sobre os temas da Ciência, Cultura e Turismo Sus

Diogo João Ribeiro Branco defende a dissertação "Designing Free-living Quantitative Reports for Parkinson´s".

Sessão de esclarecimento/formação por Luís Miguel Nunes Corujo, Arquivista (Ciências ULisboa).

Páginas