60 Minutos de Ciência

Tremoço: uma alternativa para o futuro?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

A sessão incidirá sobre as vantagens do tremoço (Lupinus albus), uma cultura bem conhecida no sul da Europa, mas que tem sido, por razões de natureza diversa, muito negligenciada. A sua introdução como cultura de larga escala no sul da Europa traria enormes vantagens, não só dos pontos de vista ecológico e económico, mas também de nutrição humana e de saúde das plantas e do Homem. Serão discutidas as suas vantagens em relação a outras culturas de leguminosas (nomeadamente à tão afamada soja), bem como a sua excelente contribuição para uma agricultura sustentável.

Serão apresentadas duas proteínas bioativas do tremoço descobertas pelo grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa:

• a Blad, um componente de uma proteína comestível com uma elevada capacidade antifúngica, bacteriostática e, apenas no caso das plantas, também bio estimulante;
  • a Deflamina, uma proteína com atividades anti-inflamatória e anti tumoral muito fortes.

Breve nota biográfica sobre o orador: O Professor Doutor Ricardo Boavida Ferreira é Professor Catedrático no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e coordenador do grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do ISA. O lema deste grupo é utilizar investigação fundamental como ferramenta para resolver problemas da saúde das plantas e do homem através de estratégias inovadoras e não tóxicas. Neste âmbito, tem desenvolvido um vasto trabalho nas mais diversas áreas, nomeadamente na aplicação de transcritómica, proteómica e metabolómica em doenças das plantas e do homem, interações hospedeiro/fungo, atividades antibacterianas, doenças neuro degenerativas, nutrição humana e inibição do desenvolvimento tumoral e da inflamação. Ao longo de mais de três décadas de trabalho descobriu vários compostos bioativos em alimentos, com elevado potencial nas áreas da agronomia, saúde e nutrição. Publicou mais de 100 artigos científicos e é inventor de várias patentes nacionais e internacionais. Algumas das suas descobertas permitiram a criação de start-ups inovadoras, como é o caso da CEV/CONVERDE, SA, uma empresa criada em 2007 após os 16 anos de estudo de um componente de uma proteína isolada de sementes de tremoço, com uma potente atividade fungicida, denominado Blad.

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.