60 Minutos de Ciência

Tremoço: uma alternativa para o futuro?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

A sessão incidirá sobre as vantagens do tremoço (Lupinus albus), uma cultura bem conhecida no sul da Europa, mas que tem sido, por razões de natureza diversa, muito negligenciada. A sua introdução como cultura de larga escala no sul da Europa traria enormes vantagens, não só dos pontos de vista ecológico e económico, mas também de nutrição humana e de saúde das plantas e do Homem. Serão discutidas as suas vantagens em relação a outras culturas de leguminosas (nomeadamente à tão afamada soja), bem como a sua excelente contribuição para uma agricultura sustentável. 

Serão apresentadas duas proteínas bioativas do tremoço descobertas pelo grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa: 

  • a Blad, um componente de uma proteína comestível com uma elevada capacidade antifúngica, bacteriostática e, apenas no caso das plantas, também bio estimulante;
  • a Deflamina, uma proteína com atividades anti-inflamatória e anti tumoral muito fortes.

Breve nota biográfica sobre o orador: O Professor Doutor Ricardo Boavida Ferreira é Professor Catedrático no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e coordenador do grupo de investigação Disease and Stress Biology (D&SB) do ISA. O lema deste grupo é utilizar investigação fundamental como ferramenta para resolver problemas da saúde das plantas e do homem através de estratégias inovadoras e não tóxicas. Neste âmbito, tem desenvolvido um vasto trabalho nas mais diversas áreas, nomeadamente na aplicação de transcritómica, proteómica e metabolómica em doenças das plantas e do homem, interações hospedeiro/fungo, atividades antibacterianas, doenças neuro degenerativas, nutrição humana e inibição do desenvolvimento tumoral e da inflamação. Ao longo de mais de três décadas de trabalho descobriu vários compostos bioativos em alimentos, com elevado potencial nas áreas da agronomia, saúde e nutrição. Publicou mais de 100 artigos científicos e é inventor de várias patentes nacionais e internacionais. Algumas das suas descobertas permitiram a criação de start-ups inovadoras, como é o caso da CEV/CONVERDE, SA, uma empresa criada em 2007 após os 16 anos de estudo de um componente de uma proteína isolada de sementes de tremoço, com uma potente atividade fungicida, denominado Blad.

17h30
100 days to ECCA...

Nesta cerimónia, que assinala os 100 dias para a conferência ECCA 2019 - European Climate Change Adaptation Conference, vários membros do

An Informal Workshop on Differential Equations and Algebraic Geometry (February 18th - February 22nd 2019).

Por Abílio Rodrigues (Universidade Federal de Minas Gerais).

We begin with an introduction to R and provide a protocol for data exploration to avoid common statistical problems. We will discuss how to detect outliers, deal with collinearity and transformations.

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 3.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Dia da Modelação Ecológica @ FCUL

Aprende com investigadores da comunidade científica e com os alunos de mestrado da FCUL.

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento.

Doutorando: André Ferrand de Almeida.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

The goal of this course is to provide the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems.

Por Lurdes Figueiral (Escola Artística de Soares dos Reis, Porto; APM).

Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse 
Fiel à perfeição do universo
(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Por Giuseppe Buttazzo (Università di Pisa).

Ciências na feira Unlimited Future

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Por Pedro Miguel Duarte (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

60 Minutos de Ciência "Biologia e Cancro: mais próximos da cura?"

A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro.

Por Carlos da Camara (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia / Instituto Dom Luiz ULisboa).

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético

Nesta edição das Jornadas APG, pretende-se abordar o mix energético sob diferentes perspetivas, por especialistas com formação diferenciada, e discutir o papel de cada interveniente na procura de soluções de qualidade para as gerações futuras.

Noites no Observatório "Estranhas Formas de Vida"

Que vida poderá existir noutros planetas? Será que a “nossa” Terra, tão acolhedora, poderá albergar organismos capazes de sobreviver nas condições de outros lugares do Sistema Solar?

Alexandra Symeonides defende a tese "Statistical solutions and invariant measures in Hydrodynamics".

The course starts with a revision of multiple linear regression, followed by a basic introduction to generalised additive models (GAM) to analyse continuous data, count data and binary/proportional data.

Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável.

Páginas