Comemorações do Dia da Ecologia em Portugal

Alterações nos padrões de distribuição de briófitos epifíticos em ambientes urbanos e seu significado ecológico e climático

Workshop e Visita Guiada

Sala 2.2.01, FCUL, Lisboa

O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL) associa-se às celebrações do Dia da Ecologia, que se assinala a 14 de setembro a nível Europeu, organizando o Workshop e Visita Guiada "Alterações nos padrões de distribuição de briófitos epifíticos em ambientes urbanos e seu significado ecológico e climático", na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Por Cecília Sérgio e César Garcia (cE3c-FCUL; MUHNAC)

 

Descrição: As espécies epifíticas (entre elas os briófitos) são constituintes importantes da vegetação em muitos ecossistemas naturais, mas estão também presentes em áreas intervencionadas, como em zonas urbanas e industriais. Para se desenvolverem estes organismos necessitam essencialmente da humidade atmosférica e luz. O substrato tem apenas uma função de suporte. São espécies de estruturas muito simples estando totalmente expostas aos poluentes atmosféricos, que são em muitos casos incorporados com facilidade no próprio organismo. Por outro lado, são muito dependentes do clima da região.

De um modo geral a vegetação epifítica permite indicar potenciais alterações ambientais desde que se conheça o estado de referência das espécies numa determinada área.

Assim, o padrão de distribuição espacial das espécies consideradas bioindicadores permite identificar as relações causa-efeito entre os fatores de risco e a saúde pública, como poluentes, clima, entre outras causas ambientais e condições ecológicas que podem influenciar a ocorrência das espécies.

Plano:

  1. Exposição teórica e resultados de projetos desenvolvidos ou em curso
  2. Apresentação de espécies indicadoras a partir de uma base fotográfica
  3. Apresentação de exemplos quer obtidos na área de Lisboa quer a nível de país
  4. Exemplificação com padrões de distribuição de briófitos epifíticos e seu significado no ambiente urbano.
  5. Visita guiada ao jardim do Campo Grande como aplicação prática e para observação de espécies epifíticas.

Inscrições: Os interessados devem enviar uma mensagem para clgomes@fc.ul.pt e mddsantos@fc.ul.pt .

Local: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (laboratório 2.2.01) (1h no laboratório) e Jardins do Campo Grande (1h de visita guiada).
 

 

 

15h00 - 17h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Ciclo de Palestras do GAPsi "Como comunicar de forma mais eficaz?"

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

Aperfeiçoar a Relatividade de Einstein para explicar fenómenos extremos e mistérios do Universo, e conhecer o passado e as pessoas do museu de história natural da Escola Politécnica, serão os dois temas em conversa na sessão de novembro do PubhD de Lisboa.

Por Marco Aurélio Sanfins (DE-IME, Universidade Federal Fluminense).

Por Patricia Faísca (DF-FCUL).

60 Minutos de Ciência "Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez"

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ci

Candidaturas abertas para Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL

A FCT abriu os concursos para a atribuição de 20 bolsas destinadas à realização de estágios tecnológicos em quatro organizações científicas internacionais das quais Portugal é membro, nomeadamente a Organização

Por Tatsuya Miura (Max Planck Institute for Mathematics in the Sciences, Leipzig).

Por Jagoba Malumbres-Olarte (Post-Doc Researcher, cE3c group Island Biodiversity, Biogeography & Conservation).

The ICGI’2018 - International Conference on Graphics and Interaction will take place between 15 and 16 November 2018 at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, in Portugal, a joint organization between the Large-Scale Informatics Systems

Por Carlos Oliveira (Grupo de Física Matemática, Universidade de Lisboa).

Da vida e do futuro: comunicar ciência aos jovens em Portugal (sécs. XIX-XX)

Em Portugal, que visões do futuro e da vida foram transmitidas aos mais jovens quando se lhes falou de ciência? Que projetos de sociedade se esconderam nas representações de ciência que lhes foram apresentadas? Quem comunicou ciência aos mais jovens?

Projeto Empresarial 2019

Está aberto o período de pré-inscrições para a UC Projeto Empresarial, a ter lugar no 2.º semestre (Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados).

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente tem o prazer de convidar professores e educadores a conhecerem o seu programa educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019, com atividades disponíveis para todos os graus de escolaridade.

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Rui Agostinho (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Pedro Fevereiro (DBV/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ITQB-NOVA).

Estágios Internacionais da IAESTE em 2019

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

A IAESTE oferece esta possibilidade - realizar um estágio remunerado numa empresa / centro de investigação, em ambiente de trabalho.

Por Cristina Sernadas (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa em abril passado, irá realizar-se em breve a primeira sessão de divulgação sobre

1.º Encontro "A Universidade de Lisboa e o Património"

Sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural, a Universidade de Lisboa não pode deixar de se associar às comemorações que se desenrolam por toda a Europa.

Por Afonso Pais de Sousa (Siemens Mobility).

Viticultura sustentável, um mito ou uma realidade emergente?

Por Fernando Ferreira (DM - FCUL).

“Se Gauss fosse vivo seria um hacker” (Peter Sarnak, Princeton).

Jorge Miguel Campilho Fragoso defende a dissertação "Estudo de equações e sistemas de equações elípticos não lineares com expoente crítico em IR2".

Constantino Pereira Caetano defende a dissertação "An application of extreme value theory in medical sciences".

Páginas