Comemorações do Dia da Ecologia em Portugal

Workshop e Visita Guiada

Sala 2.2.01, FCUL, Lisboa

O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL) associa-se às celebrações do Dia da Ecologia, que se assinala a 14 de setembro a nível Europeu, organizando o Workshop e Visita Guiada "Alterações nos padrões de distribuição de briófitos epifíticos em ambientes urbanos e seu significado ecológico e climático", na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Por Cecília Sérgio e César Garcia (cE3c-FCUL; MUHNAC)

Descrição: As espécies epifíticas (entre elas os briófitos) são constituintes importantes da vegetação em muitos ecossistemas naturais, mas estão também presentes em áreas intervencionadas, como em zonas urbanas e industriais. Para se desenvolverem estes organismos necessitam essencialmente da humidade atmosférica e luz. O substrato tem apenas uma função de suporte. São espécies de estruturas muito simples estando totalmente expostas aos poluentes atmosféricos, que são em muitos casos incorporados com facilidade no próprio organismo. Por outro lado, são muito dependentes do clima da região.

De um modo geral a vegetação epifítica permite indicar potenciais alterações ambientais desde que se conheça o estado de referência das espécies numa determinada área.

Assim, o padrão de distribuição espacial das espécies consideradas bioindicadores permite identificar as relações causa-efeito entre os fatores de risco e a saúde pública, como poluentes, clima, entre outras causas ambientais e condições ecológicas que podem influenciar a ocorrência das espécies.

Plano:

1. Exposição teórica e resultados de projetos desenvolvidos ou em curso
  2. Apresentação de espécies indicadoras a partir de uma base fotográfica
  3. Apresentação de exemplos quer obtidos na área de Lisboa quer a nível de país
  4. Exemplificação com padrões de distribuição de briófitos epifíticos e seu significado no ambiente urbano.
  5. Visita guiada ao jardim do Campo Grande como aplicação prática e para observação de espécies epifíticas.

Inscrições: Os interessados devem enviar uma mensagem para clgomes@fc.ul.pt e mddsantos@fc.ul.pt .

Local: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (laboratório 2.2.01) (1h no laboratório) e Jardins do Campo Grande (1h de visita guiada).

15h00 - 17h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Por Luís Sampaio.

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Por Jorge Achcar (Medical School, Universidade de São Paulo).

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Mónica Cunha (Investigadora do INIAV IP, membro integrado do cE3c - CSES group, membro colaborador do BioISI, Professora Convidada da FCUL).

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Noites no Observatório "Planetas ao som das estrelas"

Quando olha para o céu noturno, sabia que muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem?

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelo Conservatório de Música D. Dinis.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

O evento conta com a participação, enquanto moderador do painel 4 “Ética Ambiental”, do professor de Ciências ULisboa Jorge Marques da Silva.

Carolina Ferreira Duarte da Silva defende o trabalho de projeto “Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvel”.

Formação CIÊNCIAVITAE

Sessão de apresentação da nova plataforma de gestão curricular, o CIÊNCIAVITAE.

Dia Aberto M23

A Universidade de Lisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.