5.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical

Lisboa e Braga
Título/data do evento e representação de vírus

Na historiografia da medicina tropical, a discursividade associada a programas de erradicação ou controlo de algumas doenças após a Segunda Guerra Mundial retorna à agenda contemporânea com principal destaque para as doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na sua interação com o todo social. Assim, as redes de colaboração técnico-científica e as diferentes constelações de atores e interesses sociais envolvidos na abordagem da saúde planetária permitem refletir sobre o programa transnacional de “Uma só saúde”, utilizando como âncora a história das epidemias/pandemias.

Este congresso visa, assim, estimular uma reflexão alargada sobre o período pós-pandémico de COVID-19. Privilegiará reflexões e trabalhos na interface da saúde humana com o meio ambiente (natural e social), à luz das peculiaridades socioeconómicas e político-administrativas de cada região e das correlações de força entre mercados, Estados/Nações e agências internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, Organização Pan-americana de Saúde e a Organização das Nações Unidas, entre outras.

Será organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT/IN2PAST - Universidade do Minho), Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Universidade Nova de Lisboa), Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Emergências em Saúde Pública (NIESP/Fiocruz) e Museu Histórico/Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Páginas