Incêndio em Ciências: 40 anos depois

Sala 6.2.56 e Átrio do Edifício C6, FCUL, Lisboa
Incêndio em Ciências: 40 anos depois
João Correia de Freitas (JCF), aluno do 2.º ano do curso de Biologia, ano letivo 1977/1978

Na madrugada do dia 18 de março de 1978 registou-se um incêndio de grandes proporções na Faculdade de Ciências, na altura situada na Rua da Escola Politécnica. Foi considerado um dos maiores incêndios ocorridos na cidade de Lisboa, pela extensão, pela importância dos bens consumidos pelo fogo e pela perigosidade dos materiais armazenados. O incêndio, que faz parte da memória coletiva da instituição, teve um forte impacto no dia-a-dia de docentes, não-docentes e alunos. Em 2018, a Direção de Ciências assinala o 40.º aniversário do incêndio.

Cartaz - Incêndio em Ciências: 40 anos depois

A exposição estará presente ao público, no Átrio do Edifício C6, até finais de maio de 2018

Fotos diversas - Incêndio em Ciências: 40 anos depois
Fonte: Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB-CML)

Inauguração da exposição

À conversa com...

Recortes de Imprensa

Fotografia de uma floresta após um incêndio

Decorrem até 20 de fevereiro de 2020 (17h00, hora de Lisboa) as candidaturas ao Concurso FCT "Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais - 2019".

Sofia Raquel Néné Galego defende a dissertação "Breast cancer brain metastasization: new players and potential biomarkers".

Speaker: Riccardo Scala (Università degli Studi di Siena).

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Os céus divididos: o debate sobre as técnicas de divisão das casas celestes

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Título do evento, sobre uma fotografia de um incêndio florestal

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente.

Ciclo de seminários no âmbito da disciplina de "Seminário".

15h15-16h05 Luís Sanchez, DMFCUL: Some arguments of topological nature with applications in Nonlinear Analysis.

Speaker: Csaba Schneider (Departamento de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais).

Imagem incluindo a designação do concurso, sobre um fundo de cor terracota

Decorrem de 30 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020 (17h00, hora de Lisboa) as candidaturas ao Concurso FCT "Estímulo ao Emprego Científico Individual" (3.ª Edição).

Neste evento, de cariz interdisciplinar, serão abordados os impactos das alterações climáticas nos recursos marinhos, bem como a identificação de medidas de adaptação para os diferentes setores produtivos.

Beatriz Franco Roque defende a dissertação "O Pedestrianismo nas levadas e veredas da Ilha da Madeira: Um ensaio de caraterização".

Júri das provas:

João Miguel Cardoso Dias defende a tese "Smooth representations of Groups associated with Algebras defined over non-archimedean fields".

Ana Rita da Costa Garcia defende a dissertação "Blood-brain barrier: role in brain metastasization of breast cancer".

Ana Catarina Guerreiro Leal defende a dissertação "Analysis of the breathing apparatus of the cerambycid species that colonizes pines infected by the pine wood nematode, Bursaphelenchus xylophilus (Steiner and Buhrer, 1934) Nickle, 1970, with special emphasis to the insect-vector

Por Ana Cristina Casimiro (Universidade Nova de Lisboa).

Fotografia de placa de identificação de zona de plantação de vinha

Candidaturas até 28 de fevereiro de 2020.

Logótipo do Prémio Universidade de Lisboa 2019, sobre um fundo azul

Prorrogação do prazo de candidaturas até 28 de fevereiro de 2020.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, orador, dia, hora e local)

Parte do Nobel da Física de 2019 foi atribuído à descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol. Desde 1995, o número de planetas extra-solares descobertos tem vindo a crescer de forma impressionante, sendo já mais de 4000.

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Representação de um mapa antigo

A história global está no centro de algumas das discussões historiográficas mais recentes e estimulantes.

Imagens alusivas às exposições

Ciclo de conferências associadas às exposições The Eagle has Landed e

Rodrigo Amaro e Silva defende a tese "Spatio-temporal solar forecasting".

Logótipos da Deloitte e do Programa SISE, sobre um fundo escuro

O SISE é a oportunidade para pessoas com background em engenharias “não informáticas” desenvolverem as competências técnicas necessárias para iniciarem uma carreira em Consultoria Tecnológica na Deloitte. Mais detalhes sobre o programa seguem em anexo.